aferreira
Mensagens: 20
Registado: sábado, 11/jul/2015, 21:22

Capuchinho de Cabeça Branca sem equilíbrio

Bom dia. Tenho um Capuchinho de Cabeça Branca (Lonchura maja) que está doente. É ainda juvenil, ainda não iniciou a muda da pena.
Faz parte de uma ninhada de 5 irmãos, criados directamente pelos pais de uma forma exemplar, num viveiro com cerca de 2x2x2m aproximadamente. Come uma mistura especial para exóticos da família dele, papa de ovo com alguma adição de papa insectívora, milho painço em espiga, e também várias sementes verdes que apanho no quintal (ou no campo) ou que são cultivadas para o efeito (milho alvo e milho japonês), Os pais comem também tenébrio que supostamente são para outros (de outra espécie - Amarantes do Senegal) que estão junto com eles. O viveiro encontra-se sempre bem limpo.
Há cerca de mês e meio-2meses deixou de voar. Julguei que teria batido com a cabeça ou assim. Cerca de uma semana depois voltou a voar e parecia estar bem. Há duas semanas atrás voltou a deixar de voar e a apresentar novos sinais de falta de equilíbrio, desta vez mais acentuados. Por vezes aparecia de barriga para cima. Depois de alguma pesquisa julguei que tendo em conta os sintomas poderiam ser salmonelas (que segundo alguns criadores costumam gerar também estes sintomas). Como tal, sem saber mais o que fazer e para descarga de consciência iniciei o tratamento com um antibiótico de largo espectro - Sulfaprime. Foi-lhe administrado durante 5 dias diluído na água (5gr/litro). O tratamento acabou ontem. Hoje continua igual ou mesmo pior do que estava na semana passada. Mesmo de pé se nota a falta de equilíbrio, ou a presença de tonturas, não sei. Quando olha para cima, por exemplo, a seguir quase que cai, ou cai mesmo e fica de barrica para cima. As asas também tremem um pouco. Vai comendo e bebendo água mas sempre meio comprometido com aquela descoordenação motora. Parece piorar de dia para dia.
Não sei se bateu mesmo com a cabeça ou se está com alguma infecção que lhe atinge o sistema nervoso. Mas depois deste tratamento não tenho mesmo Plano B o que me deixa bastante preocupado com o seu sofrimento.
Alguém tem alguma sugestão do que possa ser e o que posso fazer?
Muito obrigado
armando
joana_reis
***
Mensagens: 70
Registado: segunda, 17/abr/2017, 12:16

Re: Capuchinho de Cabeça Branca sem equilíbrio

Bom dia, se calhar o melhor é levar o seu pássaro a um veterinário de animais exóticos. Eu tive um problema recentemente com o meu agapornis, que por acaso não foi detetado pelo veterinário de exóticos :cry: , mas sim por uma veterinária holistica. Se for de Lisboa, se quiser posso lhe dar o contacto dela.
Cumprimentos

Joana Reis
aferreira
Mensagens: 20
Registado: sábado, 11/jul/2015, 21:22

Re: Capuchinho de Cabeça Branca sem equilíbrio

Muito Obrigado Joana,
Vamos ver se alguém tem alguma opinião mais específica relativamente a este assunto. A última vez que fui a um veterinário com uma ave saiu-me bem caro e o assunto não ficou resolvido.
Agradeço a sua disponibilidade. Cumprimentos
armando

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”