Rita&Lupita
Mensagens: 3
Registado: sábado, 27/jan/2018, 09:40

Roseicollis doente, acabou por morrer - o que terá sido?

Bom dia a todos.
Inscrevi me neste fórum porque precisava muito da ajuda de alguem, a minha roseicolli bebé andava doente. Infelizmente já não foi a tempo e ontem ela acabou por morrer. Mas continuo inconformada e de coração partido.quero tentar perceber o que seria que ela tinha,para que futuramente não volte a acontecer com outro que eu venha a adotar.vou explicar como tudo começou.então ela veio para mim talvez com 1 mês e alguns dias,no inicio de Janeiro deste ano, foi me oferecida por uma amiga que tem 4 agaponis e que conhece um criador.ela é que me foi dizendo como é que eu deveria cuidar daquela criatura pequenina e frágil. Fiz tudo cm me foi indicado , mante la quentinha, dar a papa de 5 em 5 horas.tudo correu muito bem e ela foi crescendo e ficando cheia de penas, cada dia mais linda,reguila e meiguinha.no dia 19 de Janeiro decidi comprar a gaiola porque a minha pequena já queria começar a voar.e experimentei coloca lá dentro mas mm assim coloquei o saquinho de água quente lá dentro p ela n arrefecer.ela n gostou muito e começou a tentar sair pelas aberturas dos comedouros. No final do dia foi o pior qd olhei para ela já estava no fundo da gaiola em cima do saco como morta. Tirei a e vi q ainda estava viva.reanimei a e consegui salva lá.um amigo meu veterinário disse q possivelmente teria sido hipotermia.os dias a seguir ainda recuperou a energia que habitualmente tinha mas depois começou a fiçar muito parada e sonolenta comecouva não comer nada de jeito parecia q ja n sabia comer a papa,havia alturas em q parecia estar bem e depois voltava a ficar sonolenta, só queria estar junto de mim no pescoço.nesta sexta feira encontrei um coco q parecia ter um raio de sangue,decidi procurar um veterinário de exóticos e levei a lá. Ele disse q ela estava mm doente , n sabia o que era, disse q ela tinha as penas eriçadas e q isso é sinal q está c febre, receitou antibiótico e anti inflamatório, ainda lhe deu soro e vitaminas e disse q para a semana a queria ver outra vez.ontem acordei cedo para lhe dar a papa pq comecei a nota lá cada dia mais magra.comeu muito pouco e ao fim de 1 hora começou a vomitar, fiquei assustada e liguei ao veterinário. Ela disse p eu a levar novamente lá e q ia ficar internada p ela a manter hidratada e vigiada p a medicação começar a fazer efeito. Assim o fiz o q é certo é que depois de almoço ele já me estava a ligar a dizer que ela tinha morrido. Não me conformo fiquei destroçada. Alguém me sabe indicar o que teria sido? Será que eu fiz alguma coisa de errado? Fico a aguardar algum feedback. Muito obrigado
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roseicollis doente

Boa Tarde
É muito complicado agora descobrir o que era, só com autópsia.
O que é certo, é que nas aves mal nos apercebamos que a ave não se encontra bem temos de a levar logo ao VET, algumas horas equivalem a dias e como tal fazem a diferença toda entre salvar a ave ou não.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Rita&Lupita
Mensagens: 3
Registado: sábado, 27/jan/2018, 09:40

Re: Roseicollis doente

Muito obrigado Sr.José Jesus.
Se calhar o meu erro foi não a ter levado logo depois daquele primeiro susto.
Cumprimentos
Rita Silva
GonçaloRQ
Mensagens: 18
Registado: terça, 25/abr/2017, 20:32

Re: Roseicollis doente, acabou por morrer - o que terá sido?

Olá boa noite, à uma semana atrás também me morreu o meu periquito que também andava a dar papinha, e tal e qual como contou, aconteceu me igual, fiquei a perceber que foi porque ele apanhou frio uma vez a meio da noite quando o saco começou a ficar frio, a partir desse momento sempre aquecia o saco a meio da noite, mas ele começou a ficar fraco e não andava só dormia... E passado um tempo morreu...
Acho que o inverno é complicado para eles, porque eu tenho um Rossicolis e nada disto aconteceu...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
Rita&Lupita
Mensagens: 3
Registado: sábado, 27/jan/2018, 09:40

Re: Roseicollis doente, acabou por morrer - o que terá sido?

Boa tarde Sr.Gonçalo.
Pois, criar agora no inverno requer ainda mais atenção . Está muito frio e eles são pequeninos e frágeis. Eu fiquei muito desolada mas não vou desistir. Em Março vou tentar criar outro novamente.
Obrigado
Cumprimentos
Rita Silva
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Roseicollis doente, acabou por morrer - o que terá sido?

Lampada de aquecimento para aves nesse caso deveria de ser o mais indicado: https://www.google.pt/search?q=lampada+ ... 66&bih=637

caixa com alguma abertura para circular o ar e lampada ligada: https://img01-olxpt.akamaized.net/img-o ... loures.jpg

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... 32eDjWpc0g
Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”