Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boa tarde,

Tenho um pintassilgo com coccidiose. Resultado de uma análise simples (citologia simples) às fezes. Estou à espera dos resultados de uma análise mais completa (citologia corada).

Já agora ficam os preços destas análises: 5€ a análise simples. +10€ a análise corada. = 15€

Com 5€ já ficamos com a certeza de se tratar ou não de coccidiose.

Espero poder colocar foto da análise microscópica das fezes......

Como tratamento receitou Bactrim Xarope pediatrico 8ml/litro durante uma semana.

Será este o tratamento mais adequado?

Corrijam-me se estiver enganado: durante estes 7 dias nada de vitaminas (apenas o antibiótico) E depois?
Quantos dias dou probióticos? e quantos dias dou vitaminas?

Obrigado,

João Marques
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas!

Já verifiquei que os principios activos do Bactrim, são os mesmos do Coxi-plus (da versele-laga) + o theraprim (tb da versele-laga), logo está indicado para inumeras infecções bacterianas, incluindo os coccideos. O Bactrim xarope pediatrico apenas custa 3 €.... já os outros produtos são bem mais caros.

Comecei hoje o tratamento, já devia ter começado bastante antes....vamos ver se ainda fui a tempo.

No fim do tratamento devo dar probióticos? Vitaminas sei que sim. Quantos dias devo dar probiótico?

Na bula do probi-zyme não refere por quantos dias ... só diz para dar...

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas, se o animal apresentar sintomatologia grave, este tratamento não será de todo eficaz, pois a sulfamida presente é um coccidiostático, logo não vai matar o que está presente, mas sim inibir a multiplicação, numa fase inicial caso tenha uma pequena carga parasitária, consegue-se resolver bem.
Não sei qual o intuito do tratamento se é preventivo ou curativo, caso seja curativo o ideal seria aplicar directamente na bica, pois assim se teria a certeza da quantidade ingerida.
No dos probióticos pode-se administrar todos os dias, mesmo nos dias do tratamento, geralmente o antibiótico na parte da manhã e o probiótico noutra hora, à tarde.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas!

Já comecei a ficar um pouco preocupado....
logo não vai matar o que está presente, mas sim inibir a multiplicação
Depois do tratamento, "o que está presente" voltará a ter capacidade de se reproduzir?
Não sei qual o intuito do tratamento se é preventivo ou curativo
É curativo. O pintassilgo estava de diarreia....
Hoje é o 4º dia de tratamento, o aspecto das fezes estão quase normais.

Qual o melhor tratamento da coccidiose? O "coxi plus" da versele-laga contém sulfadimetoxina..é melhor?

Obrigado,

João Marques
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Baicox da Bayer a melhor coisa para a coccidiose ter apenas cuidado não dar dose excessiva pode ficar esteril mas recomendam 15 gotas por litro de agua mas se a ave tiver que se curar será com isso espero ter ajudado
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas, para tratamento, sem dúvida o Baycox, é o tratamento de eleição, pois tem uma acção coccidicida, ou seja, mata, por isso só se deve usar em último plano, para evitar criar resistências. Já tenho visto algum pessoal que o usa como preventivo, o que está totalmente errado.
Se nesse caso as fezes já estão regularizadas, não deve haver problemas, convém é ficar de olho.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas!

Vou estar atento. Obrigado pelas respostas.

Fica aqui a imagem microscópica das fezes do pintassilgo:

Imagem

Não sei ler a imagem, os coccideos serão aquela bola central? aquela bola central será um ovo de coccideo ou um aglomerado de coccideos?....de qualquer maneira não sei se dá para ver a gravidade da situação....

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas!

O tratamento com Bactrim parece que não resultou! Durante o Bactrim a diarreia passou, ainda se manteve sem diarreia por mais 5 dias (nestes dei probióticos+multivitaminico), mas hoje já sem nenhum tipo de produto...regressou a diarreia!

Será conveniente administrar o Baycox? Qual a dosagem e duração do tratamento?

Já tenho outra ave, um travesso de cardinalito, que hoje começou com o mesmo tipo de diarreia....

Obrigado,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas, Não se trata de má vontade, mas para não estar aqui a dizer doses porque acaba por haver pessoas que usam e abusam da informação sem saber o que estão a fazer, aconselho-te a falares com quem efectuas-te a primeira abordagem e expores o caso.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Ok...compreendo.

Já abordei o caso. Já estou a dar o Baycox. Resolvi dar tb a aves que estão no mesmo ambiente, apesar de em gaiolas diferentes, mesmo que não apresentando sintomas....uma vez que a doença é muito contagiosa.

tenho algumas dúvidas...não sei se é possivel esclarecer:

A coccidiose das aves pode-se transmitir ao Homem?

Os coccideos ao ar livre quanto tempo duram? Pergunto isto, porque é difícil mesmo com desinfectantes eliminá-los....além disso posso com o Baycox eliminá-los das aves, mas pouco depois ficarem outra vez contaminados....embora eu já tenha planeado repetições do tratamento...
Como vou fazer repetições gostaria de saber se estas batem certo com o ciclo de vida do protozoário...

Obrigado,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Bem será a ultima vez que me vou prenunciar sobre o assunto acho que as mesmas perguntas varias vezes não são construtivas tornam se aliás fastidiosas , quanto ao Baycox ja escrevi que a dose são 15 gotas por litro de agua o ciclo de vida dos coccidios é de 12 meses ( 1 ano ) ficam em estadop lactente, ha uma maneira de evitar uma reenferstação e deixar os coccideos longe mas so falo uma vez dissolve um pacote de sal de cozinha num balde de 10 litros de agua deixa de um dia pata o outro depois lava bem com essa solução salgada tudo oq ue envolve os passaros gaiolas viveiros comedores e ate poleiros , assim evitarás uma reenfestação mas !! nada como um bom preventivo claro que não sera com Baycox mas sim por exemplo como coccimir da zoopan ok depois disto não sei o que mais podes querer rsrsrsrrsrsrrsrsrrsrs
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Quando se trata de tratamento, não se vai aplicar na água, dá-se directamente no bico, isso de colocar na água, nunca terá a certeza de quanto ingeriu, isso serve é para criar resistências ao Baycox, mais nada.

Quanto ao resto, convém manter uma boa higiene do local, que não tenha acesso ao fundo da gaiola, já será uma ajuda para evitar reinfestações.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Boas!

Antes de mais obrigado pelas repostas.
acho que as mesmas perguntas varias vezes não são construtivas tornam se aliás fastidiosas
Fiz algumas questões que ficaram sem resposta... E em relação a fazer as mesmas perguntas...experimente fazê-las e vai ver que por vezes fica surpreendido...

Por exemplo...em relação ao tratamento com Baycox....você pergunta a vários criadores ou até a veterinários diferentes...como fazer...............e vai ter respostas diferentes. Você deu-me a resposta de 15 gotas por litro mas não me referiu a duração do tratamento nem em relação a repetições...e nem falou se dá Baycox 2.5 % (toltrazuril) ou 5%.

Eu arranjei Baycox a 5% e por isso a dose é metade do Baycox 2.5%

Você pesquisa na net e vai obter....doses de : (retirado de forum espanhol):

Su dosificación para estas especies (fringílidos) es:

Baycox 2,5% (Toltrazuril) es de 2ml/litro de agua.
Baycox 5% (Toltrazuril) es de 1ml/litro de agua.
(dosificacion de mi veterinario y usadas desde hace 3 años)

O veterinário que fez as análises às fezes....aconselhou 0.4 ml em 250 ml de água dois dias seguidos e repetir semanalmente até perfazer 4 tratamentos (Baycox 5%); isto dá 1.5ml por litro ou seja 3,0ml no caso de Baycox 2,5%

Conheço um criador que cria pintassilgos (não é um criador qualquer...cria desde papagaios, rouxinois etc...etc..) e dá 7 dias seguidos de Baycox..... e depois faz ainda uma repetição....de menos dias...
dá-se directamente no bico
Faz sentido! Está a ver....outra ideia para a mesma pergunta! :wink:

Cumps,

JM
Última edição por Canary em sexta, 08/jun/2012, 11:47, editado 1 vez no total.
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

Ola , 7 dias seguidos Baycox ?? bem cuidado , uma coisa e o que se diz outra coisa e o que se faz mas !!! o amigo e livre de fazer a sua intrepretação do que lhe dizem , o maximo dos maximos são 3 dias um intervalo de um dia de agua limpa e depois mais 3 dias mas isso so em casos muito mas mesmo muito graves pois não lhe referi o tempo de tratamento toda a gente sabe que são 3 dias apenas 3 dias e a coccidiose foi-se depois vitaminar com um bom con
complexo B
augusto1977
***
Mensagens: 112
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: Pintassilgo com coccidiose / tratamento

boa noite amigo joão marques

se não estiver a ser indiscreto onde e que realizou as analises?
pelo preço realmente não vale a pena andar a arriscar,ja tinha consultado uma clinica veterinaria na minha zona e uma analise custaria a volta de 35 40 euros....

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”