icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Olá, não tenho experiência alguma com aves, mas recentemente eu me interessei muito pelo tema, pois encontrei um filhote de pardal e tentei dar os melhores cuidados possíveis. Eu criei alguns laços emotivos com ele e ele morreu ontem. Estou naquela fase do LUTO que é a busca por culpados / respostas, e é isso que eu vim tratar aqui.

Vou tentar descrever brevemente os eventos até a morte do filhote:
Dia 24:
- Encontrei o filhote às 18:00 em um calçamento onde passa carros e tem muitos gatos e cachorros
- A árvore mais próxima ficava a 10 metros
- O local era próximo a um poste de luz, mas após observar com binóculo, não encontrei ninhos
- O filhote estava sendo devorado por formigas e se debatendo, tudo o que ele conseguia fazer era se balançar e abrir a boca para cima, como se estivesse morrendo de fome
- O filhote tinha aproximadamente 8 centímetros, bem rosado e sem penas
- Levamos para dentro e demos ração de cachorro triturada e muito humedecida como medida de emergência
- Colocamos o filhote dentro de uma meia e uma caixa de papelão em volta

Dia 25:
- O filhote parecia tremer muito durante a madrugada, não percebemos rápido o suficiente, mas quando percebemos, colocamos um pano por cima também, deixando apenas a cabeça exposta
- Nesse dia ele pareceu bem saudável, até piava, continuamos alimentando com ração de cachorro até as 19:30, que foi quando compramos papinha para filhote insectivoro

Dia 26:
- Oferecemos comida logo ao amanhecer, ele parecia não estar com fome
- 7:00 - 8:00: Ele respirava normal, estava vivo, mas não acordava. Durante esse mesmo tempo, a cada 15 segundos, ele fazia um movimento de como se estivesse voando, e depois parava e deitava normal. Tenho vídeo do movimento que ele estava fazendo, filmei pois eu inocentemente achei que ele estava sonhando
- 8:50: Eu encontro ele sem respirar, mole e frio
- Virei ele de cabeça para baixo pela primeira vez, para entender como o corpo dele estava. Para minha surpresa, a "barriga" dele parecia estar com um hematoma interno, como se fosse uma hemorragia, parecia um cinto vermelho por dentro. Acredito que isso tenha sido causado por uma possível queda do ninho antes de eu o encontrar. Não encontrei imagens na internet para usar de referência e saber se isso é normal ou não. Não filmei ou tirei fotos desse momento em respeito a ele

Algumas observações:
- Ele fazia cocô normal, bastante, igual um pássaro adulto
- A consistência das fezes era mole, nas primeiras vezes como se fosse uma tripa e nas últimas vezes foram pedaços menores (o que me deixou preocupado)
- Fazíamos limpeza constante das fezes sempre que havia

Seguem imagens e um vídeo de minutos antes da morte:
1 - Assim que encontramos ele e trouxemos para dentro:
IMG_20210524_181328.jpg
IMG_20210524_195156.jpg
2 - No dia seguinte:
IMG_20210525_224445.jpg
3 - Na madrugada do dia em que ele morreu:
IMG_20210526_074321.jpg
4 - Vídeo minutos antes de ele morrer:
https://www.youtube.com/watch?v=vLjgTuxERZ0
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

A cria não deve ter morrido da queda pois se fosse muito provavelmente morreria na hora ou passado umas poucas horas, pois o ritmo de desenvolvimento das aves é muito acelerado, algumas horas para os humanos são vários dias/semanas para eles.
Muito provavelmente o que o matou foi a comida para cães e/ou a temperatura do local, pois com essa idade as crias não conseguem manter a temperatura corporal e como tal o local onde estiverem nessa idade deve rondar os 30/32 graus, caso contrário os órgãos não trabalham e não conseguem fazer a digestão.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

borllock Escreveu: sexta, 28/mai/2021, 07:56 A cria não deve ter morrido da queda pois se fosse muito provavelmente morreria na hora ou passado umas poucas horas, pois o ritmo de desenvolvimento das aves é muito acelerado, algumas horas para os humanos são vários dias/semanas para eles.
Muito provavelmente o que o matou foi a comida para cães e/ou a temperatura do local, pois com essa idade as crias não conseguem manter a temperatura corporal e como tal o local onde estiverem nessa idade deve rondar os 30/32 graus, caso contrário os órgãos não trabalham e não conseguem fazer a digestão.
Muito obrigado pela resposta. No primeiro dia ele se tremia bastante e sobreviveu na madrugada. No segundo dia a gente colocou muitos paninhos para esquenta-lo. Também moro no nordeste, clima quente - na verdade agora está até mais frio mesmo -.

Quanto a ração, ele sobreviveu um dia e meio com a ração tranquilo, você acha que foi isso? Não teria morrido mais rapidamente?

Ele tinha ferimentos nas asas e no ânus por conta das formigas.

No dia antes de ele morrer, ele foi alimentado com papinha, mas na minha opinião a papinha estava aquosa de mais, igual no vídeo da própria fabricante, você acha que pode ter entrado nos pulmões dele e causado problemas?

Sinto culpa por isso, se um dia eu precisar cuidar de outro, já estarei mais preparado.
icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Pesquisei sobre os sintomas de hipotermia e faz sentido... Que droga :(

Fala que tem tremor e sonolência, exatamente o que estava acontecendo, ele tremia e não acordava.

O que eu deveria ter feito além de cobrir bem ele? Colocar algum aquecedor? Uma luz? Levar para um ambiente quente?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Há várias formas de o aquecer, desde uma maternidade (situação ideal, mas como é óbvio você não deve ter), aquecedores, lâmpada de cerâmica, botijas de água quente, etc.
Mas não se martirize, você fez uma boa ação, se todas as pessoas fossem como você o mundo estava bem melhor.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

borllock Escreveu: sexta, 28/mai/2021, 18:07 Há várias formas de o aquecer, desde uma maternidade (situação ideal, mas como é óbvio você não deve ter), aquecedores, lâmpada de cerâmica, botijas de água quente, etc.
Mas não se martirize, você fez uma boa ação, se todas as pessoas fossem como você o mundo estava bem melhor.
Muito obrigado pelas informações e pelas palavras de afeto!
icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Detalhe que eu chamei a polícia ambiental e eles inventaram várias desculpas, especialmente quando souberam que se tratava do filhote de um pardal :(

Eles deram orientações apenas de como alimentar :/
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Lamento muito pelo que aconteceu ao passarinho. :cry:
Também já tivemos aqui um pardal, ele chamava-se Minorca era muito esperto e engraçado, quando ele morreu ficamos muito tristes porque ele interagia muito e cantava muito bem, foi por isso que agora temos um passarinho que se chama Ícaro, muito esperto e engraçado também, ele é um pintassilgo, porque ninguém cria pardais. O Minorquinha foi encontrado já com penas mas ainda bebé uma gata andava de volta dele, recolhemos ele e alimentarmos com comida de gato molhada e ele cresceu e ficou muito esperto. Ele fazia um truque quando abriamos a gaiola ele descia para fechar e quando nos via chamava-nos para lhe darmos glozeiras.
Quando os passarinhos são assim peladinhos sem penas têm que estar em incubadoras, ou no melhor dos casos um saco de água quente, coberto com uma mantinha de forma a ficarem quentinhos. Quanto à comida de cão não acho que fosse a melhor, os cães são omenívoros, então o teor de proteínas é menor que na comida de gato, pois estes são carnívoros. Mesmo assim para o tamanho do bebê, esse tipo de comida é bastante forte para ele, quando são pequenos o sistema digestivo está ainda em desenvolvimento e não possuem enzimas que ajudem a degirir os alimentos, teria que ser alimentado com papinha para passarinhos bebês com alto teor de proteínas e dado muito ralo como se fosse leite.
Ele pode também ter adquirido uma infecção no sistema digestivo, devido à comida de cão.
De qualquer forma foi uma acção muito bonita da sua parte, fez tudo o que pode para salvar o pequenino e com todo o conhecimento que adquirio nesta experiência futuramente se voltar a encontrar um passarinho nesse estado terá maiores possibilidades de o salvar!
icarodlima
Mensagens: 7
Registado: quinta, 27/mai/2021, 19:08

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

SZJoanaaAlmeidaSZ Escreveu: sexta, 28/mai/2021, 19:56 Lamento muito pelo que aconteceu ao passarinho. :cry:
Também já tivemos aqui um pardal, ele chamava-se Minorca era muito esperto e engraçado, quando ele morreu ficamos muito tristes porque ele interagia muito e cantava muito bem, foi por isso que agora temos um passarinho que se chama Ícaro, muito esperto e engraçado também, ele é um pintassilgo, porque ninguém cria pardais. O Minorquinha foi encontrado já com penas mas ainda bebé uma gata andava de volta dele, recolhemos ele e alimentarmos com comida de gato molhada e ele cresceu e ficou muito esperto. Ele fazia um truque quando abriamos a gaiola ele descia para fechar e quando nos via chamava-nos para lhe darmos glozeiras.
Quando os passarinhos são assim peladinhos sem penas têm que estar em incubadoras, ou no melhor dos casos um saco de água quente, coberto com uma mantinha de forma a ficarem quentinhos. Quanto à comida de cão não acho que fosse a melhor, os cães são omenívoros, então o teor de proteínas é menor que na comida de gato, pois estes são carnívoros. Mesmo assim para o tamanho do bebê, esse tipo de comida é bastante forte para ele, quando são pequenos o sistema digestivo está ainda em desenvolvimento e não possuem enzimas que ajudem a degirir os alimentos, teria que ser alimentado com papinha para passarinhos bebês com alto teor de proteínas e dado muito ralo como se fosse leite.
Ele pode também ter adquirido uma infecção no sistema digestivo, devido à comida de cão.
De qualquer forma foi uma acção muito bonita da sua parte, fez tudo o que pode para salvar o pequenino e com todo o conhecimento que adquirio nesta experiência futuramente se voltar a encontrar um passarinho nesse estado terá maiores possibilidades de o salvar!
Muito obrigado pela resposta! Que coincidência o seu pintassilgo tem o mesmo nome que eu haha!

Eu gostaria de homenagear o meu Pípi de alguma forma, vocês recomendam alguma ONG ou algo do tipo para eu fazer uma doação?
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Filhote de pardal morreu sem explicação aparente

Boa noite Ícaro, ele ficou com esse nome por causa de um mito grego do Ícaro, eu chamo ele de Senhor Ícaro porque ele é muito sério. 😄
É muito bonita a tua acção, então eu conheço algumas aqui em Portugal e pesquisei algumas no Brasil, vou deixar aqui o site, também podes ser voluntário de alguma associação aí onde moras, estão aqui os sites:

ONG Portugal:

Quercus - https://www.quercus.pt/

Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa- https://lisboagreencapital2020.com/noti ... ilvestres/

Centro de Estudos da Avifauna Ibérica- CEAI- https://m.facebook.com/ceai.portugal/

ONG Brasil:

Aquasis- Projeto Aves Costeiras Brasil /Coastal Birds Project Brazil- http://aquasis.org/aves-costeiras/?lang=en

Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)- http://savebrasil.org.br/

InstitutoAraraAzul(ITA)- https://www.institutoararaazul.org.br/

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”