JohnnyBiscay
Mensagens: 8
Registado: sexta, 06/jun/2014, 22:30

Canárias adoecem na postura [ajuda]

Boa tarde, este ano estou a ter um problema nas criações que nunca tinha tido que é o que escrevi no título: tive já várias canárias - e apenas as canárias, os machos não são afectados - que quando estão prestes a iniciar a postura ou quando estão meio (já com um, dois ou três ovos postos), começam a ficar emboladas, debilitadas e com o famoso sintoma de "peito em faca" típico da coccidiose, megabacteriose, etc, acabando por morrer em pouco tempo. O estranho é a doença só se manifestar nas fêmeas e coincidir sempre com o início das posturas ou do choco.
Alguém sabe de que doença se trata? Começo a ficar preocupado pois já são as seis as canárias até à data que morreram com estes sintomas e nenhum medicamento que já lhes tenha dado teve resultados positivos. :|
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canárias adoecem na postura

Estranho, mas como só é nas fêmeas não será problemas de cálcio? Têm cálcio à disposição e será que o sistema delas o assimila? Quando as encontra mortas ou assim fracas elas não têm o ovo preso?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
JohnnyBiscay
Mensagens: 8
Registado: sexta, 06/jun/2014, 22:30

Re: Canárias adoecem na postura

borllock Escreveu:Estranho, mas como só é nas fêmeas não será problemas de cálcio? Têm cálcio à disposição e será que o sistema delas o assimila?
Sim, elas têm cálcio à disposição. E duvido muito que seja um problema de assimilação, acho que se trata de uma doença provocada por algum microorganismo. Se for, resta saber qual...

borllock Escreveu:Quando as encontra mortas ou assim fracas elas não têm o ovo preso?
Não, pelo contrário, à medida que a doença progride o abdómen fica mole e perde volume e a canária deixa de pôr. E antes de chegar a este estado terminal, quando aparecem os primeiros sintomas, os ovos que elas põem são mais pequenos que o normal até que, como disse, elas deixam de pôr devido à progressão dos sintomas. O normal é elas pôrem dois ovos antes de deixarem de pôr e acabarem por morrer extremamente magras e debilitadas, com o tal "peito em faca" de que falei ao início.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canárias adoecem na postura

Não sei o que seja e o mais provável é só se descobrir com exames.
O que aconselho já é não deixar as fêmeas criarem pois é aí que elas vão abaixo e morrem...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Canárias adoecem na postura

Boas,

Não vou dar palpites.
Existe muitas doenças nos progenitores que não demonstram qualquer sintoma, só nos períodos de reprodução, com morte ainda em embrião e em filhotes com poucos dias e nos reprodutores as fêmeas. Os progenitores quando manifestam a doença morrem em poucos dias.
No teu caso são as canarias, devido às alterações que existe no aparelho reprodutivo nesta fase ficando predispostas à doença (existe a possibilidade de má preparação, falta de cálcio por exemplo que como dizes descartas esta possibilidade).
Como não se trata só dum caso então é contagioso (contaminação) e por este motivo justifica-se exames (ex:fezes) e serem analisados por um veterinário.
JohnnyBiscay
Mensagens: 8
Registado: sexta, 06/jun/2014, 22:30

Re: Canárias adoecem na postura

Obrigado pelas respostas, felizmente não me morreu mais nenhuma fêmea com os tais sintomas desde então, no entanto se voltarem a surgir problemas é provável que mande fazer exames.
Mas este ano pelo que vejo a minha sorte é tanta que um problema desaparace e aparece logo outro. Agora são os canários jovens, com cerca de 2 meses, que estão com problemas. No espaço de umas horas começam a ficar fracos e perdem a força das patas e do pescoço, ficando incapazes de se manterem de pé e com o pescoço tombado no chão, morrendo umas quantas horas depois, sendo que às vezes duram mais de um dia. E exceptuando a tal fraqueza que mencionei não apresentam quaisquer sintomas de debilidade, não estão magros nem têm o peito em "faca", nem o abdómen inchado e inflamado, pelo contrário, nesse aspecto estão iguais aos canários saudáveis. Estive a pesquisar e encontrei referências a uma doença vírica transmitida pelos diamantes de gould que os espanhóis chamam de "síndrome del cuello", só que nesta doença o pescoço fica rígido, o que não acontece no meu caso. Alguém saberá do que se trata? Já me morreram quatro com estes sintomas e duvido que fique por aqui. :? :?
Maryyvidal
Mensagens: 28
Registado: sexta, 27/jun/2014, 20:39

Re: Canárias adoecem na postura

Apenas poderá ser fraqueza, pois uma postura retira maior parte da energia da ave!
Experimente dar um suplemento de energia( daqueles que se poêm na água)
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canárias adoecem na postura

Eu cá acho que as suas aves têm alguma doença e passaram aos filhos, agora se é coccidiose, salmonelas etc etc não sei.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Emanuel Souto
Mensagens: 23
Registado: sábado, 14/jun/2014, 23:17

Re: Canárias adoecem na postura

Boas

A mim aconteceu-me precisamente o mesmo problema, tendo perdido cerca de 5 canárias durante a época.
E foram poucas as criar que consegui vingar até hoje. Nunca encontrei explicação para o sucedido, recentemente o problema manisfesou-se em mais uma ave mas desta vez macho. Sinceramente não percebo do que se trata uma vez que as aves foram cuidadas em conformidade.
Não sei se este ano vou arriscar de novo na criação de canários.
NunoJ65
Mensagens: 5
Registado: segunda, 12/fev/2018, 13:25

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

Olá boa noite. Após 4 anos da ultima mensagem sobre a morte repentina de canarias qd iniciam a postura, já alguem sabe mais alguma coisa? Estou a passar pelo mesmo e já se foram 4 canarias!
NunoJ65
Mensagens: 5
Registado: segunda, 12/fev/2018, 13:25

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

As 2 primeiras a morrer pensei q tivesse sidi pelo facto de ter incluído ABACATE numa papa, desconhecendo q fazia mal, o q só descobri numa publicação brasileira, mas já me morreram mais 2 canarias da mesma forma e n comeram abacate! De um momento para o outro ficam emboladas e em 2 dias morrem secas!
NunoJ65
Mensagens: 5
Registado: segunda, 12/fev/2018, 13:25

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

O q me intriga é q só as fêmeas parece serem afetadas por esta doença. Hoje morreu outra canária, estava convencido q a causa era ovo mole q n conseguisse expelir, mas abri o abdômen e apesar da canária ter passado 3 dias no ninho tentado pôr, n encontrei ovo nenhum. Reparei q existia um órgão bastante inchado, penso q seria o intestino! Se alguém tiver informações acerca desta enfermidade agradeço q divulguem. Abraço
NunoJ65
Mensagens: 5
Registado: segunda, 12/fev/2018, 13:25

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

Parece q este é um forum fantasma! Vou desabafando comigo tentando perceber o q se passa com as minhas canarias! Hoje reparei q uma canária colocou o 4º ovo no chão da gaiola e estava tb pousada no fundo da gaiola, sem força para subir. No
NunoJ65
Mensagens: 5
Registado: segunda, 12/fev/2018, 13:25

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

Retirei-a do macho, perdi a postura e estou a tentar salvá-la! Mas é frustrante, dá vontade de desistir...
luis marcelino
Mensagens: 1
Registado: domingo, 18/mar/2018, 22:01

Re: Canárias adoecem na postura [ajuda]

ola , a todos e" a primeira vez que estou a escrever neste blog , e quero partilhar e tentar ajudar com o poblema das canarias debilitadas durante e depois da postura , ja ando com esse poblema a varios anos , e incluse nao sou o unico , vivo fora do pais mas aqui onde vivo a muitos criadores de canarios e todos os anos as criacoes estao cada vez mais a ser diminutas levando a alguns criadores a desistir , o que nao e bom !!!!. Agora falando do caso elas ficam fracas algumas com o bico meio ajulado e emboladas em 2 dias morrem , e por vezes os ovos estao meio ( ranhozos) , eu penso que o poblema e e-coli resistente a medicacao ,onde afeta mais as femeas no aparelho urinario levando a sua debilidade . Ja tentei de tudo em tratamentos( colistina , amociclina , baytril ,furadizona ) e o poblema sucede todos os anos , eu gostava de saber mais algumas opinioes ..... comprimentos

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”