imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Tempo de repouso entre antibiótico e reprodução?

Boa tarde malta,

Depois do sucedido com as minha aves, acabei o tratamento (tiforine) para matar as salmonelas, que durou quase 2 meses de medicação (15 dias de medicamento - 15 dias de descanso - 5 dias de medicamento - 15 dias de descanso - 5 dias de medicamento. Acabado o tratamento, depois de mais um dia de água limpa dei 3 dias de complexo B - 2 dias de Aminovit L - 2 dias de água limpa - 2 dias de Fertizoon AD3EC - 2 dias de Vita E + SE. E vou agora do primeiro dia de água limpa após isso).

Após isto, e não achando nenhuma informação sobre o tiforine causar infertilidade como outros antibióticos, quanto tempo acham que devo esperar até começar a criação?

Abraço
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Tempo de repouso entre antibiótico e reprodução?

Viva,

Amigo, na minha humilde opinião esses pássaros estão todos "minados".
Um tratamento preventivo para salmonelas, que também na minha humilde opinião não tem lógica nenhuma, faz-se com 5/7 dias de medicamento + 2/3 dias de vitaminas.

15 dia seguidos de medicamento? :shock: AD3E e Vit E não têm exactamente a mesma função?

Eu acho que é absurdo em 67 dias possiveis uma ave beber água carregada de químicos em 35 dias.

Não sei se ficam inférteis ou quanto tempo o ficam com o antibiótico em questão, mas saúde não lhes dá de certeza.

Esperemos pelos mais entendidos, abc.
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Tempo de repouso entre antibiótico e reprodução?

Olá, eu não apliquei o tiforine por prevenção, foi como cura, e segui a bula à descrição. Penso que o tiforine não é tão forte como outros antibióticos, por isso é que é aplicado vários dias. Não queria já dar o fertizoon, mas como as aves tavam muito em baixo, dei porque para além de melhorar a fertilidade também 'alegra' as aves. Dei a vita E + Se em vez dos 2 últimos dias de feetizoon pq o selenio ajuda a absover a vitamina E... Se fiz bem? Pensava que sim, tinha o objetivo de não deixar as aves em baixo. Se calhar devia de esperar mais. Quanto ao iniciar a criação, se calhar devo de esperar mais para que elas bebam água limpa para desentoxicar... A minha dúvida é quanto tempo.

Abraço

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”