Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Boa tarde, a cerca de 2 meses eu tirei cerca de 20 pintos, com cerca de 1 mês reparei que um deles estava cego dos dois olhos, é esse era o único que estava cego.
Semanas depois reparo que tem mais um cego de um olho e hoje apareceu mais uma cega, todos eles são da mesma postura. Por isso pergunto-me se será genético ou infeccioso. O que me aconselham a fazer?
Desde já agradeço!


Melhores Cumprimentos.
Ricardo Novita

Enviado do meu U15 Pro através de Tapatalk
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Pintos Cegos

se estao a ficar cegos a vez, e alguma coisa que os esta a cegar.
Podem ser uns aos outros
pode ser algum medicamneto ou suplemneto que usou
pode ser algum parasita a atacar
pode ser algum predador
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Pintos Cegos

cable-man Escreveu:se estao a ficar cegos a vez, e alguma coisa que os esta a cegar.
Podem ser uns aos outros
pode ser algum medicamneto ou suplemneto que usou
pode ser algum parasita a atacar
pode ser algum predador
Obg pela resposta, o que acontece é que apenas os dos mesmos progenitores é que estão a ficar cegos os restantes que estão em conjuntos com esses tão ok. Imagem
Eu não uso nem suplementos nem medicamentos, e não a predadores à vista só se for algum parasita, mas tou mais inclinado para um problema genético...

Enviado do meu U15 Pro através de Tapatalk
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Sao pintos de que?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

cable-man Escreveu:Sao pintos de que?
São arraçados de Brahma!

Enviado do meu U15 Pro através de Tapatalk
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
RisingPhenix
Mensagens: 27
Registado: quinta, 27/jul/2017, 13:22

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Como já foi dito, o facto das aves ficarem cegas gradualmente leva a crer que seja algum tipo de infeção (bacteriana ou não), julgo que seria de inestimável ajuda colocar uma foto dos espécimes para que possa ser analisada não só por mim, mas por outros colegas, certamente mais entendidos no género Gallus. Apesar disso consigo pensar em algumas possibilidades que têm em conta o cenário «genético» que defende.

Aguardando a foto. Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

RisingPhenix Escreveu:Como já foi dito, o facto das aves ficarem cegas gradualmente leva a crer que seja algum tipo de infeção (bacteriana ou não), julgo que seria de inestimável ajuda colocar uma foto dos espécimes para que possa ser analisada não só por mim, mas por outros colegas, certamente mais entendidos no género Gallus. Apesar disso consigo pensar em algumas possibilidades que têm em conta o cenário «genético» que defende.

Aguardando a foto. Cumprimentos
Obg pela resposta, em anexo vão as fotos.
Como podem ver pelas fotos a pupila apresenta-se branca.
Desde já obrigado e cumprimentos.
ImagemImagemImagem

Enviado do meu U15 Pro através de Tapatalk
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
RisingPhenix
Mensagens: 27
Registado: quinta, 27/jul/2017, 13:22

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Pelas fotos não consigo avaliar a contração ou não da pupila face a existência de luz, experimente colocar uma lanterna com uma luz não muito intensa, diretamente apontada aos olhos da ave e observe as pupilas, se contraírem, a ave, apesar do estado, tem pelo menos sensibilidade à luz, também me interrogo há quanto tempo estão assim, era expectável que, ao fim de algum tempo morressem pois não se conseguiriam nutrir e hidratar devidamente. De qualquer forma, pelas fotos é descartada qualquer interveniência de predadores na cegueira. Restando apenas as hipóteses mais prováveis.
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

RisingPhenix Escreveu:Pelas fotos não consigo avaliar a contração ou não da pupila face a existência de luz, experimente colocar uma lanterna com uma luz não muito intensa, diretamente apontada aos olhos da ave e observe as pupilas, se contraírem, a ave, apesar do estado, tem pelo menos sensibilidade à luz, também me interrogo há quanto tempo estão assim, era expectável que, ao fim de algum tempo morressem pois não se conseguiriam nutrir e hidratar devidamente. De qualquer forma, pelas fotos é descartada qualquer interveniência de predadores na cegueira. Restando apenas as hipóteses mais prováveis.
As aves ainda estam vivas porque foram separadas das restantes tendo sempre comida e água perto, o primeiro já deve estar assim à cerca de um mês.
As fotos foram tiradas com flash mas não houve qualquer reação por parte da ave.

Enviado do meu U15 Pro através de Tapatalk
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
RisingPhenix
Mensagens: 27
Registado: quinta, 27/jul/2017, 13:22

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Isso indica que a ave não está cega e provavelmente consegue ver o suficiente para se alimentar, por mais que fornecesse comida a uma ave com perda visual de 100% em ambos os globos oculares, o animal não se alimentaria ou beberia, uma vez que o seu principal sentido, a visão, fora totalmente anulado. Quando falou em reação, convém dizer que, esta simples experiência serve apenas para observar contrações das pupilas. Não espere que a ave mova a cabeça, incomodada com o feixe de luz, provavelmente tal não sucederá.
Avatar do Utilizador
bluehawk
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 10/ago/2008, 10:09
Localização: Rogel/Mafra
Contacto: Sítio web

Re: Pintos cegos, todos da mesma postura - o que aconselham?

Não sei se ajuda, e não me lembro exactamente o que era, mas o meu pai tinha cabras e por vezes, por causa de andarem à luta ou de lhes entrar qualquer coisa para os olhos, desenvolviam uma névoa que se parece o que esses pintos têm. Que é como se fossem as nossas cataratas...
Ele tinha uma pomada, penso que era terrimissina, que colocava nos olhos e a nevoa desaparecia.
António Barata
Bluehawk
http://bluecavies.blogs.sapo.pt/

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”