joanapna
Mensagens: 2
Registado: sexta, 05/abr/2019, 23:16

Periquito com bico diferente do normal [ajuda]

Boa noite,
O meu nome é Joana e procuro a vossa ajuda por causa de um periquito criado à mão. A mãe mandou-o fora e eu apanhei-o quase morto, dei-lhe papa de criação e ele sobreviveu, a questão é que tem um bico diferente, hoje penso que talvez por isso a mãe o tenha tirado do ninho.
A questão da alimentação tem sido difícil, é preguiçoso, está sempre a dormir, pouco pega nas sementes, para ele conseguir habituar-se a comer tive que misturar alpista por ser mais mole e também porque facilitava o apanhar das sementes com o bico. Hoje está com 3 Meses e 19 dias já come do dia todo mas como não come quase nada eu não lhe tirei a papa da noite, todas as noites lhe dou 1 seringa de 10 ml de papa nutriburd.
Preciso de ajuda por 2 motivos um porque ele também é muito pequenino em relação aos outros e noto atraso no crescimento dele, apesar de ser activo e o outro porque estou a notar perda de penugem na parte do papo, não sei se será normal da mudança de penas ou se terá alguma deficiência vitamínica, eu mandei vir AVIZOON VITACHOK para ver se complemento a parte da alimentação mas não sei se faço bem ou não, vou postar algumas fotos.
Se houver alguém que me saiba explicar ou me possa aconselhar, agradecia imenso, obrigado e desculpem o testamento.
Anexos
64327310_2591369937541002_8773558162029543424_n.jpg
62649350_476442016231820_1675492146901155840_n.jpg
62597642_427100404510565_428616931319218176_n.jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquito com bico diferente do normal [ajuda]

Bom dia,
Essa queda de penas na zona do papo não é normal. Não será ele que arranca?
Pode dar as vitaminas sempre devem de ajudar alguma coisa.
Mas se ele come sementes tem que parar de lhe dar a papa, senão daqui a pouco está com 4 meses e ainda a comer papa.
Acho que vai ter de no futuro aparar o bico de baixo, como o de cima parece ser mais curto o de baixo vai crescer sempre.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
joanapna
Mensagens: 2
Registado: sexta, 05/abr/2019, 23:16

Re: Periquito com bico diferente do normal [ajuda]

Desde jã obrigado.

O bico de baixo cresce sempre em 3 ou 4 dias, cresce uma pele que eu vou aparando, isso também dificulta ele apanhar as sementes é por isso que tenho mantido a papa da noite porque as vezes ele não consegue comer.
De ontem para hoje piorou a parte da perda de penas, mas não o vejo a arrancar, não consigo perceber se está a perder penas ou se estará a mudar de penas, pois algumas ontem até estavam penduradas, quase a cair.

Acho estranho é ele estar activo, quando estao doentes ficam muito quietos, encorujados e sempre a dormir e este esta sempre activo e na brincadeira.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquito com bico diferente do normal [ajuda]

A muda de penas normal é gradual, nunca tão acentuada e localizada, para além que que ele não tem idade para estar a mudar as penas.
Pode ser um problema de pele ou stress.
Ele nas fotografias parece ter o papo muito dilatado, tinha acabado de tomar a papa?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”