Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Boiset - germinador

:D Olá a Todos!

Um aparelho usado para germinar sementes sem usar qualquer desinfectante ou produto químico.

Não vendo este aparelho e agora nem sei onde o encontrar a venda, pois a loja onde comprei este fechou.

Imagem

Para os interessados aqui fica a minha tradução livre do folheto "Como usar o seu germinador" que acompanha o "bioset"

O seu germinador é constituído por,- três recipientes transparentes de geminação germinadores); cada um munido de um sifão branco, e ainda por um prato colector colocado na base e um recipiente colocado no cimo.

Antes de utilizar, verifique se o aparelho está assente numa superfície horizontal, se os sifões estão bem encaixados nos tubos de escoamento.

Este sistema germinador permite utilizar simultaneamente os três germinadores em simultâneo ou um por um. Por exemplo no 1° dia usar o recipiente para, germinar no 2° dia juntar
o 2º recipiente e no 3º dia o 3° recipiente, e assim sucessivamente, criando um ciclo.

A quantidade de sementes depende das necessidades, no entanto devemos prever que a germinação provoca: o aumento de volume quatro vezes superior ao inicial!

Após colocar as sementes nos germinadores, encaixar os diversos recipientes. Encher de água o recipiente colocado no cimo, até 1 cm dos bordos. Afim de assegurar um bom funcionamento dos sifões; convém respeitar o nível.

A água começa a escoar automaticamente através dos sifões, passando de um recipiente para outro. Ela vai humedecendo as sementes, até ser recolhida no prato colector da base.

É indispensável um bom escoamento através dos sifóes até o colector, para evitar o afogamento e a saturação das sementes numa água estagnada. Cada recipiente irá reter uma quantidade mínima de água (1 a 2 colheres de sopa cheia), que contribuirá para criar um clima húmido, adequado à rápida germinação das sementes.

Tenha em atenção de verificar uma vez por dia se o nível de àgua é o aconselhado. Coloque o aparelho num local luminoso, mas protegido dos raios solares directos.

Dependendo da temperatura e do tipo de semente os rebentos estarão prontos a serem consumidos após 2 ou 5 dias. Se os rebentos fi-escos do dia não puderem ser consumidos, podem ser guardados e conservados no frigorífico durante alguns dias. Passar abondantemente por àgua os rebentos antes de serem consumidos.

Bolores - independente do tipo de semente usadas, haverá a formação de radícolas fibrosas nas raízes tendo o aspecto de bolores. Os verdadeiros bolores embora raros, aparecerão devido a uma humidificação deficiente, contrária aos conselhos acima, recomendados.


Após cada utilização efectue uma limpeza cuidada do aparelho. Para o efeito pode ser usado um detergente para a loiça, não esquecer no final de passar por muita água corrente limpa.

Velar pela limpeza dos sifões brancos, não deixar acumular resíduos de sementes. É indispensável haver um bom escoamento da água.

Se o aparelho for usado intensivamente é aconselhável quando for lavado de mergulhar os recipientes e os sifões em água com vinagre.

Aqui fica o meu contributo, não voltarei a falar neste assunto. Se quiserem podem me contactar através das mensagens privadas.

Pois a polémica já vai longa... :)

:D Com amizade

Armando Moreira
JGON
Mensagens: 20
Registado: terça, 14/nov/2006, 13:45
Localização: St MªFeira/Gaia/Porto

Armando Moreiro,

sei que as sementes germinadas são usadas como ingrediente de algumas papas. Para além deste, dá-lhes outro uso?
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Germinado modos de usar

:D Olá JGON!

O germinado uso misturado com papa de ovo seca de granulometria média que corresponde à ganulometria usada construção civil para a areia (meia areia).

Germinado simples bem escorrido, com faz o nosso membro "rjjm", numa meia de nylon ou de vidro de senhora colocar as sementes germinadas dentro e torcer a meia para retirar a água. Ficam bem escorridas.

Também já vi na net usarem um centrifugador em plástico usado para escorrer alface. Não me lembro onde vi, senão mandava o link.

Penso que com a meia de senhora usada e lavada lhe resolve o problema.

Com amizade

Armando Moreira :)
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Boiset - germinador

Estou com uma duvida...
Para germinar sementes, ponho-as de molho 24 horas... como é que se faz com este germinador se a agua escorre pelo sifão?
***

Ola a Todos!

Não se faz nada, deixa-se a agua correr e se depositar no recipiente castanho do fundo.
Quando a agua toda se tiver depositado no fundo, devemos retirar essa agua que passou e humedeceu as sementes. Deixar as sementes absorver alguma agua que ficou retida em cada germinador. Essa pequena quantidade é que vai molhar as sementes, o resto da agua vai passar e se depoistar no ultimo recipinte castanho que não tem sifão.

Se quiser mais pode voltar a encher o primeiro recipiente castanho que fica por cima e repetir a operação anterior. Quando a agua tiver chegado ao fundo do set, retirar essa agua pois tem tendencia a ficar turva e a ganhar borra.

Fica mais esta actualização ao artigo e as duvidas apresentadas via MP, espero que tenha sido util ;-)

Cordais cumprimentos a todos :)
Avatar do Utilizador
PETVENDAS
Mensagens: 12
Registado: sábado, 12/mar/2011, 06:58
Localização: Pombal / Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Boiset - germinador

Boa Tarde

Este Germinador pode ser econtrado na PETVENDAS.

http://petvendas.com/products/BIOSET-%2 ... NADOR.html
Cumprimentos
Eduardo Oliveira
Imagem
http://www.petvendas.com
José Quintas
***
Mensagens: 126
Registado: sexta, 26/ago/2011, 15:41
Localização: Alcácer do Sal
Contacto: Sítio web

Re: Boiset - germinador

Uma duvida.
Antes de usar as sementes neste germinador, é melhor demolhar as mesmas durante algum tempo, ou pode-se colocar as mesmas no germinador sem as demolhar antes?
José Quintas
Criador de Agapornis Fischeri's
STAM DK64
http://fischeris.jose-quintas.com

Voltar para “Artigos técnicos e de opinião”