Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Anilhas e Informação

Olá,

O processo de anilhar não é traumático, muito menos que colocar brincos ou chips em comparação. Tem é que se ganhar noção de qual a altura certa para o fazer e isso só mesmo com alguma experiência. No caso destas espécies não é mesmo complicado e são poucas as vezes em que há problemas com rejeição ou agressão. Já se fôssemos falar de algumas espécies bem mais complicadas e menos domesticadas ai sim poderia dar problemas.

Eu concordo contigo que o sistema está longe de ser perfeito por vários motivos além dos que referiste. Mas é o que temos que será "menos imperfeito". As anilhas abertas que são colocadas e fechadas com um alicate poderiam ser hipótese e como te disse não sei se são ou não. Eu presumo que não pela leitura que normalmente é feita mas dai a minha questão para perguntares. E sim, perguntar o que quer que seja demora semanas ou meses a ter resposta, quando tem. Mas pelo menos cumprimos a nossa parte e obrigação mesmo que os outros não respondam em tempo útil. Pelo menos é assim que vejo estas situações. Há uns tempos também precisei de umas informações da DRA e recebi a resposta 2 meses depois quando já me tinha esquecido do assunto. Portanto, há esperança ;)

Já as informações contraditórias é um assunto mais delicado de resolver mas se fosse apenas no ICN estava a coisa muito bem... Há questões muito mais sérias em que infelizmente se passa o mesmo. Por isso é que no que toca a entidades públicas já não aceito informações sem que seja por escrito. E quando não o querem fazer entrego requerimento escrito com o que pretendo ver esclarecido (e mesmo assim...)

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Anilhas e Informação

Eu so me parece ridiculo os chips serem aceites, que sao colocados em qualquer altura da vida do animal, e as anilhas terem de ser postas com dias de vida.

Quanto as respostas por escrito, tenho exactamente a mesma opiniao. Entao se for com fisco ou SS, so memso escrito e memso assim...

Vou continuar a procurar nos americas se teem alguma coisa como eu refiro.
Acho que os gajos por causa das aves protegidas teem algumas coisas mais evoluidas que nos. Pelo menos pelo que tenho visto em programas de natureza.
Espero e que cada anilha nao me custa 5 ou 10 euro...
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Artigos técnicos e de opinião”