Avatar do Utilizador
pinttas
***
Mensagens: 195
Registado: quinta, 22/abr/2010, 20:51

Araras - que brinquedos e poleiros?

Boas,
Gostaria de saber que brinquedos posso oferecer a uma arara para se entreter, sem que este dure somente 20 minutos!
E que tipo de madeira (forte) utilizar para poleiro de arara, sem que fique destruido nos mesmos 20 minutos :lol: :lol:
Cumprimentos,
Mario
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

como poleiros, pelo que tenho visto e também lido, uma vez que é espécie que não tenho, pelo menos por agora :D , utilizam-se troncos fortes e relativamente grossos, e alguams cordas que de certa forma já servem de brinquedo...
podes também usar aquele tipo de poleiros que se utiliza para os falcões e águias... penso que também duram algum tempo :lol:
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
miguel sousa
***
Mensagens: 193
Registado: sexta, 10/jul/2009, 01:48
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

boa noite, a melhor coisa que pode fazer para entreter uma arara é dar-lhe troncos de arvores para ela roer. Troncos de eucalipto elas adoram descascar, bem como troncos de arvores de fruto como macieira, pereira, ameixoeira, juntamente com ramos mais finos e algumas folhas. não há melhores brinquedos, mais naturais e mais baratos.

visite o meu site em http://www.ornizoo.blogspot.com
Avatar do Utilizador
pinttas
***
Mensagens: 195
Registado: quinta, 22/abr/2010, 20:51

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

Boas,
Então é o seguinte.. a arara está em casa solta num poleiro daqueles grandes com um tabuleiro em baixo e rodinhas (não encontrei nenhuma foto) e, o poleiro em si é uma barra de ferro cilindrica, mas queria arranjar uma alternativa mais natural, em madeira mas forte o suficiente, pois ele gosta de tentar cortar as barras de ferro com o bico! :lol:
Acho que sendo um material mais natural seria melhor para as patas, e irregular para não o cansar na base das mesmas, embora não tenha calos nem nada.
Quanto a brinquedo, uma vez deram-lhe um cabo de vassoura que virou serradura em 20 minutos... :shock: para além de espalhar tudo pelo chão. Ela gosta bastante de jogar à apanhada com os miúdos! :lol: :lol: Mas queria algo para se entreter sozinho...
Estive a ver aquelas cordas bem grossas dos parques e zoológicos... será que se arranja daquilo no aki a metro? Gosto de ser eu a inventar e meter mãos à obra, sai mais barato e fica ao gosto! :mrgreen:
Será que gostam de côco? Tiro-lhe a água primeiro, hei-de expeimentar.
Supostamente madeira de frutos dá sempre, certo? (tenho de arranjar um cepozinho...)
Cumprimentos,
Mario
miguel sousa
***
Mensagens: 193
Registado: sexta, 10/jul/2009, 01:48
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

olá boa tarde, definitivamente esse tipo de poleiros não é o ideal. pode fazer uma de duas coisas: ou compra uma gaiola, onde parecendo que não a arara, vai poder mexer-se e exercitar-se muito mais, e dentro desta pode colocar todo tipo de madeiras que ja referi em cima, e se ela as destroi, é porque gosta e está feliz, e se ela suja tudo ainda mais feliz ela está:) ter araras é mesmo assim:) há que estar sempre a limpar e dar mais madeira. mas mais uma vez a gaiola também é uma situação mais higiénica.
elas tb gostam de cascas de côco, pinhas, todo o tipo de ramos, rolos de cartão:) quanto às cordas, estragam-se muito rápido e largam muitos fios que só fazem lixo e elas também podem engolir o que não é grande coisa.
Pode ainda em alternativa adaptar ao seu poleiro metálico uma construção de troncos e pequenos galhos aparafusados e sobrepostos à barra metálica do poleiro. posso garantir que vai adorar ambas as situações:)
Avatar do Utilizador
pinttas
***
Mensagens: 195
Registado: quinta, 22/abr/2010, 20:51

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

A intenção era trocar a barra por um tronco do mesmo diâmetro e aparafusar. Quanto à gaiola, ele tem uma, mas não tem o espaço que tem estando no poleiro que está à vontade, sobe e desce quando quer, vem ter connosco, anda atrás dos putos pela sala, (de inverno até se vem aquecer na lareira connosco - não sei como ainda não pegou fogo ao rabo!! :lol: ),... não está preso.
Em relação à corda... pois não tinha pensado nos farrapos que vai criar e poder engolir... bem visto! 8)
Quando perguntei pelas madeiras foi por saber que há algumas que penso serem tóxicas para eles.
Cada vez está mais à vontade comigo, ele não é meu mas é como se fosse, foi a mim que elegeu como parceiro para a vida! Sou a única pessoa que já anda com ele no braço, e que lhe faz dar cambalhotas no chão... aos donos deixa fazer uma festa ou outra quando o rei faz anos, ehehe.
Cumprimentos,
Mario
Typhon
Mensagens: 10
Registado: segunda, 25/fev/2008, 01:34
Localização: Abrantes

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

Boas,

não coloque ramos de árvores de fruto do género "prunus" pois têm uma toxina que em quantidades elevadas pode ser bastante desagradável para as aves, como por exemplo a macieira citada em cima.
O melhor que faz é utilizar ramos de sobreiro ou azinheira, bastante resistentes inofensivos.

Cumprimentos
André
Avatar do Utilizador
pinttas
***
Mensagens: 195
Registado: quinta, 22/abr/2010, 20:51

Re: Araras - que brinquedos e poleiros?

Boas,
Pois, eu sabia que havia certas árvores tóxicas, não sabia era quais. Obrigado a todos! Quando tiver vagar vou dedicar-me a fazer brinquedos e poleiros à maneira. :mrgreen:
Cumprimentos,
Mario

Voltar para “Artigos técnicos e de opinião”