Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as 1ªs?

Boas caros amigos.
Como devem saber sou novo por aqui, tenho lido o fórum de fio a pavio e tenho descoberto coisas muito interessantes.
Nao fazia ideia que já se criavam todos os tipos de aves selvagens em cativeiro e legalmente, o que torna isto muito mais interessante.
Também tenho reparado que toda a gente é contra possuir aves selvagens. .. (em tempos já tive, na minha adolescência, agora nao tenho nada disso).
A minha dúvida consiste no seguinte, para os criadores terem aves da nossa fauna autóctone devidamente anilhadas e registadas, elas tiveram que nascer de exemplares selvagens ,pelo menos um casal, penso eu, e como o fizeram legalmente?
Não interpretem mal a minha questão, não é gozo, estou mesmo curioso porque ainda nao cheguei à parte do fórum onde provavelmente explica isto.

Grande abraço
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Acho que talvez na altura em que nasceram de aves selvagens, no tempo em que se criaram essas aves selvagens não existisse nenhuma legislação que proibisse que as pessoas tivessem aves autocnes em casa...
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

"todas" as aves são selvagens
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Obrigado pela resposta amigo Achwinder... que rica explicaçao para se dar a um principiante num forum onde o objectivo deveria ser partilhar...
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Brunobarbosa Escreveu:Obrigado pela resposta amigo Achwinder... que rica explicaçao para se dar a um principiante num forum onde o objectivo deveria ser partilhar...
Não te sei responder em condições à tua dúvida. Apenas queria expressar a minha opinião em relação à tua frase em que falas ser ilegal possuir aves selvagens.
Mas não te preocupes que alguém ha-de responder a tua duvida
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Discordo da tua ideia, do meu ponto de vista por exemplo os bengalins nao sao selvagens, uma vez que nao existem em liberdade, e foram uma ave "feita" por criadores.
Mas sao opinioes, cada um é livre de expressar a sua
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Como disseram antigamente não existiam muitas das leis que existem agora, mas hoje em dia ainda se devem retirar aves selvagens, em algumas espécies, isto para renovar a diversidade genética da espécie. Mas uma coisa é meia dúzia de pessoas tirarem aves do seu habitat com autorização e com meios e sabedoria para estas não morrerem, outra é milhares de pessoas retirarem só porque sim.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Joker Escreveu:Discordo da tua ideia, do meu ponto de vista por exemplo os bengalins nao sao selvagens, uma vez que nao existem em liberdade, e foram uma ave "feita" por criadores.
Mas sao opinioes, cada um é livre de expressar a sua
Sim eu sei. Por isso meti todos entre aspas. É que eu sou daqueles que discordo de certas proibicoes. :D
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Boas amigos
Depois de procurar um bocado encontrei uns tópicos onde explica como se pode ter aves legalizadas e ser criador com os documentos todos em ordem, e também encontrei um tópico onde uma pessoa expõe exatamente a mesma dúvida que eu coloquei neste, e axei uma coisa curiosa, também ninguém soube explicar, aliás, a ele nem lhe responderam e a mensagem já é de novenbro 2014.
Será que neste fórum só se responde a um tópico quando este tem uma foto ou se fala de uma ave sem anilha??
exoticosftw
***
Mensagens: 78
Registado: domingo, 31/ago/2014, 21:19

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

dl_140_1999transposicaodirectivaaves.pdf
(358.03 KiB) Transferido 276 vezes
http://www.spea.pt/fotos/editor2/dl_140 ... vaaves.pdf 140/99

Se foram leis postas em pratica em 93 (penso eu), quem já tinha aves em cativeiro teve a possibilidade de se registar, pedir anilhas e terem aves legais. Mas isso era se a lei tivesse sido cumprida porque nem hoje em dia é...
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

Obrigado amigo
Finalmente alguém responde, assim sendo estou esclarecido.

Grande abraço
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

A legislação portuguesa obriga a que a criação de aves indígenas em cativeiro, tenham origem em aves já legalizadas e criadas tb elas em cativeiro, algures. Ora alguém teve que começar, criar legislação e tb criar exceções nessa legislação que contemplasse quem já as criava antes de haver essa mesma legislação.
Hoje já existem em Portugal alguns criadores legalizados de fauna europeia; infelizmente os custos são elevados, quer das aves, quer da sua legalização, alimentação, instalações, etc, etc. o que torna a captura de aves selvagens muito atrativa, pois os preços em nada se comparam aos das aves legalizadas.
Como de costume, temos boas leis, mas completamente desfasadas da realidade, os que as torna inúteis. Não funcionam.
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Aves selvagens em cativeiro - como foram legalizadas as

:) Ola a Todos!

Todos os seres vivos provem da Natureza, nenhum foi criado por geração espontânea.

Todas as espécies domesticas tiveram origem na Natureza e o processo de domesticação começou na pre-história so para algumas espécies por exemplo os cães, vacas, porcos.

O processo de domesticação isola as populações domesticas das selvagens permite um controlo dos acasalamentos e a selecção dos reprodutores dando origem a novas raças da mesma espécie. No caso dos canarios temos canarios de porte, cor e postura ou posição todos tiveram origem no canario selvagem que foi domesticado a mais de 500 anos.

No caso das aves europeias domesticas o processo é relativamente recente penso que se iniciou nos anos 70 na Belgica. Segundo julgo saber e se a memoria não me falha o governo belga pediu um estudo que comprovasse ser possivel a reprodução de aves autoctones em ambiente domestico para viabilizar e comprovar a domesticação desses exemplares. Criou legislação e regulamentação para esta atividade. Desde essa altura e pelo tabalho de selecção e apuramento dos criadores pareceram aves co cores diferentes das aves selvagem conhecidas genericamente por aves com ou de mutação.


Em Portugal em 2010 ja existiam criadores que tinham aves domesticas importadas e uma minoria que por tradição e gosto criavam aves autoctones de origem selvagem. Nessa altura e para legalizar este tipo de aves domesticas ou domesticadas a lei permitiu por um processo expedito legalizar este tipo de aves sem documentos. A partir dessa altura iniciou-se para o bem e para o mal o processo de autorização legal para a detenção de aves autoctones ou aves europeias de origem domestica.

Espero ter dado uma resposta concisa pois haveria muito mais a dizer sobre este assunto

Cordiais cumprimentos a todos 8)

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”