Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Macho Major - que doença?

Boa Noite
Ao fim de alguns anos voltei ao fórum.
Tenho um macho Major adoentado, que já não sei que fazer, por isso venho pedir dicas de pessoal experiente:
Aparência da ave: penas eriçadas como se tivesse frio; pouca vivacidade; sempre no comedouro; não bebe muita água.
Observação da ave: magra, mas com cor do peito e abdómen normais
Fezes: castanhas esbranquiçadas
Já tratei com baicox, medicação para salmonelas, colibacilose, e-coli, infeções intestinais, e continua na mesma.
Também já dei vermizoo para eventuais parasitas internos.
Não tem problemas de candidíase ou fungos na boca.
Já está assim há várias semanas.
Agradeço dicas para tratamento.
Cumprimentos
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Macho Major - que doença?

Boa noite, e bem-vindo de novo ao fórum.O melhor que tem a fazer é levá-lo a um veterinário especializado em aves . Ao dinheiro que você já gastou em medicação sem saber qual a doença, ficava mais barata a consulta com os respectivos exames /análises , por exemplo às fezes e ao menos tinha a certeza de qual é a doença. Quando tratamos um animal sem saber qual a doença, muitas vezes o animal em vez de morrer da doença morre da cura. Mas isto é só a minha opinião, você é que sabe qual o valor que o dito carduelis major tem para si. Cumprimentos, José Marques.
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Macho Major - que doença?

Obrigado pela dica.
Pena que por aqui por Viseu as análises ás fezes são bastante caras.
Também não gastei em medicação, porque a que tenho faz parte da minha farmácia.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Macho Major - que doença?

Os carduelis major também não são nada baratos. Agora você é que sabe, a decisão é sua. Nada mais tenho a dizer sobre o assunto, o que desejo é que ele recupere se aínda for possível. Cumprimentos, José Marques.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Macho Major - que doença?

A ave ficou assim de um dia o outro?
Ou estava a fazer algum tratamento vitaminico? Tem papa a disposição? Proteínas, germinado ou so teem sementes?
O abdomen esta ligeiramente inchado e um mais duro que o normal? A ave está numa gaiola grande ou nos tratamentos passou para uma mais pequena, se o fez e se tinha papa a disposição cortou e deu so sementes ou acompanhou sempre com outros suplementos?
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Macho Major - que doença?

Boas
A ave foi ficando assim…
Para já parei com tratamento, só vitamina e água.
Está numa gaiola normal de 1m, tem mistura da Manitoba, alpista simples, para da Legazin (pro-cria verde).
O abdómen está normal, nem inchado nem com côr.
Já está assim há cerca de 4 semanas, peito magro, mas não embola nem tem tendência de adormecer.
O "peito afiado" por si só não é uma doença, é apenas a constatação de que a ave vai buscar energia armazenada onde tem mais (zona do peito), e não do que ingere.
Se fosse daquelas doenças letais, já tinha morrido..
Vou ver com o tempo, e sem antibióticos o que se passará.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Macho Major - que doença?

Pois assim não está fácil, mas poderá ser problemas de figado relacionado com excesso de proteinas e vitaminas, eu testava coloca lo numa gaiola pequena e dar lhe apenas sementes durante uns dias e vinagre de cidra na agua.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Macho Major - que doença?

Ok, obrigado pela dica.
Mas não é isso.
Só me falta tentar ver se são fungos.
Vou dar o Anti Mycosis para ver no que dá.
Obrigado na mesma.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Macho Major - que doença?

Certo eu se fossr a si experimentava, já fez tantos tratamentos e nada resultou eu acho mesmo que ave está intoxicada de produtos.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Macho Major - que doença?

Todos os meses dou vinagre de cidra.
A ave como vários dias só alpista.
Vou ver nos próximos dias, só com água, sem antibióticos como vai reagir.
Não é doença grave, senão já a tinha perdido.
Vou dar o anti mycosis da ornitália, para fungos e bactérias, e vamos ver...
Obrigado pelas dicas..
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Macho Major - que doença?

Eu disse que não tinha nada mais a dizer sobre o assunto,mas lembrei de uma situação que acho pertinente. Como você disse que já lhe administrou o baycox para a coccidiose , recordo que realmente segundo dizem é o "melhor" tratamento contra o dita "doença" . O problema do baycox, como você com certeza saberá mata todo o tipo de bactérias quer as más quer as boas, ou seja após o tratamento tem que se administrar probióticos. Todos os seres vivos necessitam das boas. Outra situação é o fígado quando se utilizam produtos deste gênero, tem que se usar um protector hepático . Quando eu na intervenção anterior referi que fazer um tratamento sem saber a doença não era boa ideia, um dos produtos que é um risco aplicar nessa situação é o baycox, que por exemplo se o problema for uma hepatite , o mais certo é o matar , ou na " melhor" das hipóteses irá enfraquecer muito a ave em questão. Outra coisa que ouço dizer , e fico estupefacto é que a maioria dos criadores de major usam o baycox como preventivo, o que na minha opinião é um erro. Os antibióticos não são usados como preventivo mas sim como tratamento. Ao abusar do seu uso as bactérias irão criar residência e o produto irá deixar de ser eficaz. Contudo no mau sentido, irá continuar a ser muito eficaz. A nível de coccidiose o maior segredo para a evitar é principalmente a limpeza , mas isso você já sabe . Eu na minha passarada por exemplo utilizo a semente fonio pady (penso que é assim que se escreve) que é um bom preventivo/ curativo para a coccidiose de forma natural . O único problema é que às vezes eles recusam comer a dita semente. Espero sinceramente ter ajudado em alguma coisa e desde já peço desculpa pela extensão da mensagem . Cumprimentos, José Marques.
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Macho Major - que doença?

Obrigado amigo pelas dicas.
Para já está sem medicação… vamos ver como evolui… depois relato aqui no fórum..
Cumprimentos.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Macho Major - que doença?

Boa sorte com ele , vá dando notícias. Cumprimentos, José Marques.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”