Pedro Campos
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/abr/2020, 15:21

Parva - fêmea doente [dúvidas]

Bom dia amigos,

Neste último recurso, venho pedir vossa opinião sobre uma parva que comprei a um criador em Sevilha no verão passado e que sempre teve um comportamento estranho mas nunca dei grande importância pois era muito activa e aparentemente saudável. Passado um mês começou a ficar mais paradinha e em poucos dias notei um ligeiro eriçado/embolado das penas. Apanhei-a e vi o peito um bocado seco mas nao muito e a barriga ligeiramente inchada . Fiz sulfaprime 5 dias parei 4 dias com probióticos e refiz mais 3 dias seguido novamente de probióticos. As feses ficaram com bom aspecto e mantiveram-se até aos dias de hoje mas no resto nao se viu desenvolvimento nem para melhor nem para pior, notando que o comportamento estranho manteve-se sempre presente. Como aparentemente não era bactéria fiz nistatina para fungos, também sem resultados. Fiz Ivermectina pensando que poderia ser parasitas intestinais mas a situação manteve-se inalterada. E ao longo dos tempos fui tentando outos tratamentos como microresp e Baycox por descargo de consciência, todos sem efeito.

É de realçar que os tratamentos foram feito ao longo de quase 1 ano sempre com grandes intervalos entre eles, nunca repeti nenhum deles e a situação foi sempre se degradando muito lentamente até a situação presente que continua com o peito ligeiramente aparente, com a barriga super inchada, dura, e escura mas feses consistência e cor normais, sempre embolada com muito pouca actividade e a nao ser quando se dedica ao seu comportamento estranho que sempre teve mas que no último mes têm sido constante e que podem ver neste vídeo

https://drive.google.com/file/d/1W2Lnrv ... =drivesdk

Eu uso uma comida super light, é quase só alpista tem 10% de pirilha e 20% de manitoba cardellino 3000
Faço probióticos regularmente, nenhum dos outros pintas parece "desagradado" com esta dieta.

Acham que haverá alguma relação entre os dois "distúrbios"? Nao tenho dúvida que passa-se algo com intestino ou fígados e algo com o cérebro mas nao sei mais como proceder. Alguém ja experienciou algo semelhante? Como é possível um pintassilgo estar debilitado durante tanto tempo sem sucumbir?

Desde grato pela vossa atenção e com os melhores cumprimentos,
Pedro Campos.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Fêmea doente

Boas realmente ja fez vários tratamentos e nada resultou, mas eu ja vi essa doença em várias aves.

Já me aconteceu com bengalins que tinham esse comportamento e começaram a virar a cabeça para trás, sempre me disseram que eram parasitas e tricomonas, no entanto nas dezenas de tratamentos que fiz também nenhum deu resultado a 100% as vezes melhoravam mas voltavam ao mesmo passado uns tempos.

Não ponho a hipotese de ser realmente um parasita pelo que toda a gente diz mas na altura fique com a ideia de ser problemas de consaguinidade
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Pedro Campos
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/abr/2020, 15:21

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Boa noite Sr. Carlos,

o meu sincero agradecimento pelo seu testemunho, e agora que fala nisso, o criador espanhol a quem comprei as fêmeas, cria muitos majores mas disse-me que nos parvas, começou com um casal comprado cá em Portugal numa exposição que participou (só eu não tenho essa sorte). Por isso a consanguinidade poderá ser a causa provável para esse distúrbio, até porque tricomoníase não me parece provável. um dos tratamentos que não referi foi feito com metronidazol mais conhecido como Flagil que é bastante eficaz num grande número de protozoários. Apesar de só ter feito 5 dias sem refazer o tratamento passado alguns dias, não se notou nenhuma diminuição dos sintomas por isso não achei necessário massacrar o bicho com mais químicos. Se for tem ser outro tipo de parasita. E se for, estará a afetar também o trato digestivo/hepático? Porque a barriga está mesmo muito inchada....
Já não sei nada e cada vez sei menos!

saudações,
Pedro Campos
Pedro Campos
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/abr/2020, 15:21

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Boas,
Não fazia ideia que a "coisa" estivesse tão parada na fauna europeia...
Por cá a coisa mantém-se inalterada. Realmente deve algo sem precedentes o que me está a acontecer aqui...

Cumprimentos,
Pedro Campos.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

A coisa aqui anda parada porque o pessoal agora só quer Facebook :wink:

Eu gostava de ajudar mais mas infelizmente nao consigo, se tiver algum amigo columbofilo mostre a ele normalmente os columbofilos teem muito conhecimento de doenças
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Eu podia estar aqui a dar várias opiniões sobre a possível doença e possíveis tratamentos mas não vou arriscar a fazê-lo. Pode ser muita coisa , por exemplo até pode ser derivado á alimentação . O mais certo para saber exatamente qual o problema é mesmo através de análises por exemplo às fezes , feitas num laboratório.
Pedro Campos
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/abr/2020, 15:21

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Boa tarde,

Obrigado pelos comentários, eu ja tinha falado com o meu sogro que é columbófilo mas diz que nunca tinha visto este distúrbio nos pombos, normalmente ficam com o voo irregular mas nao incluí acrobacias diz ele😊... Sei que é difícil fazer diagnósticos quanto mais sem ver de perto a ave e por isso não o pedi, só perguntei se ja tinha acontecido algo do gênero a alguém e se achavam que os dois sintomas estariam relacionados... Isso porque pensava que o forum tinha muita afluência mas como o Sr. Carlos ja elucidou, o Facebook é plataforma escolhida ultimamente...
Mais uma vez agradecido e saudações,
Pedro Campos.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Realmente com a chegada das redes sociais os fóruns praticamente estão mortos . É uma pena mas é a realidade . Eu vou participando neste sempre que possível, contudo também utilizo o Facebook. Uma coisa não invalida a outra. Cumprimentos , José Marques.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

O pessoal quer é vender e o facebook é uma optima ferramenta para isso, contudo quando se quer pesquisar algo ou beber informação toda a gente ja usa os foruns...
É triste mas é a realidade com o tempo isso vai se revertendo lentamente.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Em parte estou de acordo consigo. O pessoal só recorre aos fóruns quando está á rasca, e nem sequer se dão ao trabalho de fazer uma apresentação aquando do seu registo. Há uns tempos fiz um reparo a um sujeito aqui no fórum , ele só faltou soltar os cães. O tipo levou a mal , disse que não estava para essas tretas . Há cada um!
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Pelo que tenho visto nos últimos tempos , os poucos membros que vão participando é você , o José Jesus e eu . Eu ultimamente tenho participado menos pois os tópicos que são criados são sobre espécies das quais não tenho conhecimentos , ou que então a opinião dada é igual á minha. Eu dentro do possível vou continuar a participar neste fórum. Cumprimentos, José Marques.
Pedro Campos
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/abr/2020, 15:21

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Bom amigos,

Desculpem a ausência mas como já voltei ao trabalho já a menos tempo e cabeça para lembrar de vir ao forum. É verdade quando dizem que o pessoal só se lembra dos forums quando está necessitado, aliás contar mim falo, é precisamente o que acontece comigo, quando me lembro até as contas já expiraram.. é triste mas verdade! No meu caso é mesmo o único recurso por nao tenho qualquer rede social e não conheço criadores nem estou inscrito em nenhum clube por a isso a trocas de experiências nao é evidente. No início deste "vício" passava noites nos forums a pesquisar e encontrei tonelada de boa informação e ajudou imenso...
Mas é assim, as coisas mudam. Diferente do que me acontece aqui que nao muda nadinha. Continua a alpista, agua e algumas ervas silvestres que vou apanhando, tipo serralha, dentes de lião e assim...
O que me consola é ver que as outras ja estão a ficar mais comportamento mais activo. Acho que este ano vou conseguir que elas entrem no cio. Vamos ver com corre...

Cumprimentos,
Pedro Campos.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Parva - fêmea doente [dúvidas]

Depois de ter falado com um amigo columbofilo acho que cheguei a doença

Paramixovirose ou doença de newcastle

Um dos efeitos é a falta de equilibrio e torcicolo
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”