SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Boa noite, na minha procura por sementes para o meu Icaro, deparei-me com as sementes germinadas. Nunca tinha ouvido falar sobre estas sementes, elas são ideais para complementar ou apenas para serem dadas por um período específico de tempo?

De resto vou optar por dar alpista misturada com sementes da Manitoba Cardellino 3000, complementando com a papa silvestre patée (manitoba) 2 vezes por semana, grit estará sempre à disposição e 1 vez por semana uma verdura (brócolo, couve, espinafre, maçã, etc). Na Primavera tratarei de trazer algumas plantas silvestres com sementes.

Gostaria de saber se esta dieta para pintassilgo macho está adequada, ele está numa gaiola de 40 de largura e 60 de altura mais ou menos.

Desde já muito obrigada :D
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Olá,

Pessoalmente não uso sementes germinadas (nem explorei muito essa opção), no entanto, tens alguma info aqui no fórum sobre isso.
Os relatos que vi falam em misturar as sementes germinadas com a papa.

Duas a três vezes por semana.

Tens de ter atenção para não fornecer demasiada matéria verde ao passarinho, para que se evite ele vir a desenvolver diarreias..

PS.: O passarinho vai ficar fixo na gaiola de 40/60cm ?
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Obrigada senhor Alberto pela resposta, eu tenho estado a ler aqui no fórum sobre a alimentação dos pintassilgos, eu vi que esse tipo sementes usam-se durante a reprodução junto com papas. Estou a pensar que a papa se calhar é demais, por causa da gordura.
Olhe o meu objectivo era poder solta-lo e
amansa-lo, mas a minha mãe diz que com a idade dele já não dá para amansa-lo.
Se não der ele terá que ficar na gaiola. É uma gaiola redonda e altinha.
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Sim, costuma se dar mais nessa altura.
Mas podes dar de vez em quando, se ele gostar...

O criador de onde ele veio tinha os pássaros em gaiolas de que dimensões?
Gaiolas mais altas que compridas não são as mais indicadas, porque assim o passarito não consegue voar, esticar as asas.

Muitas das vezes tem se os pássaros em gaiolas de dimensões reduzidas para a época de criação, no entanto, parte do ano eles são mudados para uma voadeira, para poderem se exercitar as asas um pouco.

Uma de 60/30 por exemplo, sempre é melhor :mrgreen:
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Boa noite senhor Alberto, desculpe nunca mais ter respondido. O meu passarinho ficou doente e eu entretanto esqueci-me de vir aqui. O senhor que me vendeu disse que foi o stress que o fez ir abaixo, mas o Ícaro recuperou graças a Deus, e agora já está mansinho, come na mão e já está a usar o meu dedo como poleiro, isto depois de um mês de estar perto dele e todos os dias arranjar a comidinha e a água dele.
O senhor que os cria tinha eles em voadeiras onde dá para entrar, por isso ele ter estranhado tanto, para além de ter ficado sem a família.
Para a primavera vamos comprar uma gaiola nova, uma que é como esta redonda mas o dobro do tamanho, quando ele estiver mais mansinho tenciono deixar ele sair para poder voar aqui em casa e exercitar-se.
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

O Ícaro já têm a gaiola nova, está é uma gaiola adaptada, agora ele pode entrar e sair facilmente e ele gosta de cantar em cima dela. Foi difícil encontrar uma gaiola que facilita-se a sua entrada e a saída, mas por fim encontrei, e ele gostou muito da desta gaiola! Agora ele também pode fazer os seus vôos diários!

P.s. As gaiolas redondas são as que mais apresentam desvantagens para as aves, quer a nível de movimentação, quer a nível de perspectiva ou mesmo de organização, por isso essa gaiola foi deixada de lado.
Almoço do dia: urtiga fresca
Almoço do dia: urtiga fresca
A gaiola do Ícaro, com as medidas: L 46 x C 36 x A 52 cm. Espaçamento de Barras de 1cm
A gaiola do Ícaro, com as medidas: L 46 x C 36 x A 52 cm. Espaçamento de Barras de 1cm
Anexos
A cantar em cima da gaiola
A cantar em cima da gaiola
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Muito bom, certamente será uma ave feliz e viverá muitos anos.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Muito obrigada, assim espero, que ele seja muito feliz e bem cuidado para viver muitos anos, como todos os meus amiguinhos aminais!☺
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Olá,

Faço apenas um voto Joana, não compres aves Autotunes sem que sejam criadas em cativeiro.
Aves apanhadas na natureza para além de crime é extremamente prejudicial para a conservação da nossa fauna.


Fico feliz que tanto tu como o teu Ícaro tenham dado a volta por cima das adversidades!
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Boa noite Alberto, pois esse assunto é muito sério, então quando pesquisei sobre esta espécie, percebi que infelizmente existe muita gente, que não respeita a natureza, e ainda pensa fazer negócios a custa de outros seres. Também eu não quero ter um ser que tivesse o seu modo de vida roubado, pois iria ser sempre infeliz.
Mas o Ícaro ele têm anilha FOP, ele chegou já com 7 ou 8 messes. Tem já uma história gigante, só à volta dele, quando ele chegou o ano passado ficou doente, o local onde eu o coloquei era mais húmido e frio, não havia sol também, para além de eu ter lhe dado comida de canário com um pouquinho de sementes que o criador me deu. Mas depois aprendermos a cuidar dele com muito cuidado, e para o deixar mais feliz, pois pensei que ele se sentise sozinho, arranjamos uma companhia que é um pouco mazinha com ele, é um filhote criado à mão, mas têm mais garra que o pacífico Ícaro. Enfim, ele está agora num viveiro só para ele, mas a troca de lugar deixo ele nervoso e agora não vêm mais comer à mão. Com a chegada do outono, tivemos que muda-lo de cômodo então nas últimas semanas, não têm saido do viveiro. Mas assim, que ele se sentir mais confiante, vai comesar a sair 2x ou 3x por semana do viveiro, do jeito que ele estava habituado, quero que ele volte a sentir-se confiante e venha comer na mão ou dê uma picadinha quando eu tentar afastar-lo. O senhor que cria estes pintassilgos encontrei-o através deste fórum das aves.😕
Última edição por SZJoanaaAlmeidaSZ em sexta, 15/out/2021, 22:59, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Muito bem, parabéns pela dedicação!
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Dúvidas sobre a alimentação de pintassilgo (carduelis carduelis parva)

Obrigada Alberto, quero aprender a cuidar o melhor possível deles, e se possível poder contribuir para uma melhor compreensão desta espécie, pois existe muito pouca informação na língua portuguesa sobre estas bonitas aves!☺🐦🖤💛

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”