Cátia Q
Mensagens: 2
Registado: terça, 18/mai/2021, 21:43

Pintassilgo recolhido - como devo proceder para 'devolver à natureza"

Boa noite a todos!

Trago-vos a minha recente história e peço a vossa opinião mais informada (pois percebo muiiito pouco ou quase nada sobre aves :lol: ).
Na semana passada encontrei uma ave pequena caida no chão debaixo de uma árvore no local onde trabalho, ainda dei um tempo para ver se um dos pais vinha ao auxilio do pequeno mas nada aconteceu, portanto, recolhi-o.
Improvisei um ninho e trouxe-o para casa. Desde então tenho estado a alimentar o "Popas" com ração para crias de aves (ligeiramente misturada com água para formar uma papinha).
Neste momento ele já voa bastante bem, apenas não o vejo com grande vontade de procurar comida sozinho :roll: . Sempre que eu ou a minha mãe nos chegamos perto, abre o bico a pedir comida. Está visivelmente apegado a nós (provavelmente pensa que somos as 'mães' ou algo do género).

O meu objetivo é devolve-lo à natureza, até porque não posso mantê-lo aqui em casa de forma definitiva (tenho uma gata bastante curiosa...).

Podem dar-me algumas dicas para que ele comece a alimentar-se sozinho? Será que basta soltá-lo e ele naturalmente fará isso?

Obrigado desde já pela vossa atenção :D

Imagemcomerica bank atm near me
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pintassilgo recolhido - como devo proceder para 'devolver à natureza"

Parece ter aí uma cria de pintassilgo.
O melhor seria entregar a ave a algum zoo ou ICNF ou associação que saiba cuidar dele.
Aves criadas em cativeiro não sabem se alimentar sozinhas na natureza, como tal o mais certo é que se o soltar ele irá morrer.
Mas nesta fase não o deve soltar mesmo porque ainda é cria e não sabe comer sozinho nem sequer na gaiola.
Já introduziu sementes na gaiola a ver se ele come? Convém ser uma mistura própria para a espécie. Poderá também lhe dar, caso tenha acesso a flores do campo que eles comam para ele se ir habituando e conhecendo as flores/plantas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Cátia Q
Mensagens: 2
Registado: terça, 18/mai/2021, 21:43

Re: Pintassilgo recolhido - como devo proceder para 'devolver à natureza"

borllock Escreveu: quarta, 19/mai/2021, 07:58 Parece ter aí uma cria de pintassilgo.
O melhor seria entregar a ave a algum zoo ou ICNF ou associação que saiba cuidar dele.
Aves criadas em cativeiro não sabem se alimentar sozinhas na natureza, como tal o mais certo é que se o soltar ele irá morrer.
Mas nesta fase não o deve soltar mesmo porque ainda é cria e não sabe comer sozinho nem sequer na gaiola.
Já introduziu sementes na gaiola a ver se ele come? Convém ser uma mistura própria para a espécie. Poderá também lhe dar, caso tenha acesso a flores do campo que eles comam para ele se ir habituando e conhecendo as flores/plantas.
Boa tarde José,

Agradeço a sua resposta :) .
Sim já comecei a dar uma mistura de sementes especifica para pintassilgos, triturei a comida para ser mais facil de dar à boca; ele volta e meia bica a comida mas muito raramente o faz de forma autónoma.
Vou apanhar algumas florzinhas para ele então, já tinha reparado que ele gosta de tentar picar as minhas violetas, mas não deixei. :mrgreen:

Cumprimentos!

Imagem
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Pintassilgo recolhido - como devo proceder para 'devolver à natureza"

Boa noite Cátia, também acho que é um pintassilgo bebé, bem agora o melhor é ir alimentado com a papinha, sempre que ele peça, e deixar perto dele (numa gaiola) dois comedouros no chão um com água e outro com sementes, com o tempo ele irá pedir menos papá e irá começar a habituar se às sementes! Deixe também umas verduras diariamente, como flor de broculo, couve,maçã amarela, pêra ou serralha, uma flor silvestre que existe em qualquer lugar.:)
Se não pode ficar com ele, deve deixá-lo nalguma associação de vida selvagem que o possa acolher, ou então dar a alguém que o estime. Se ele for solto acabará por morrer à fome, ou predado por algum animal. :cry:
Ele está acostumado com pessoas então não irá acompanhar os da sua espécie.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”