Avatar do Utilizador
RUI RAMOS
Mensagens: 17
Registado: domingo, 30/dez/2007, 23:43
Localização: TROFA

Duvida sobre criaçao de hibridos

Boas.Tenho andado a pesquisa no forum sobre como tirar hibridos e tenho visto que a grandes criadores dehibridos tenho estado a tentar fazer criaçao mas nunca consegui este ano vou tentar com tres casais.
Gostaria que me informasem se a algum remedio para que os pintasilgos galem as canarias ou se algo a fazer para que eles galem as canarias gostaria que me dessem essa informasao .
GRATO PELA AJUDA QUE ME DERAO ATE AU MOMENTO.
RUI COSTA
ze manel
Mensagens: 35
Registado: domingo, 21/jan/2007, 23:35

ola rui ramos!
pela minha experiencia, deves escolher uma canaria nova que nunca tenha feito criação.
o pintassilgo deve ter sido criado em cativeiro, ou estar em cativeiro há mto tempo.
devem passar o inverno sempre juntos.
de preferencia, a femea nao deve ouvir canarios, embora em minha casa os hibridos criem mesmo lado a lado.
depois é uma questao de sorte.
no ano passado com um pintassilgo e com uma canaria vermelha( que não é um acasalamento fácil) tirei 12 filhotes bem bontitos.
qualquer esclarecimento adicional: zemanelmarques@sapo.pt
Avatar do Utilizador
adr
Mensagens: 19
Registado: segunda, 04/fev/2008, 06:18

Amigo, mesmo não tendo muita experiencia em hibridação, criei pela primeira vez, ano passado, não vi muita dificuldade. O ideal seria ter um pintassilgo q cante para a canária, afim de galá-la, e uma canária q aceite essa corte e peça gala ao pintassilgo....rsrs...isso resolveria todos os problemas mas nem sempre é assim, então, basta ter o pintassilgo pronto, em ponto de bala, e aí por os dois na mesma gaiola com um canário próximo, não muito loge, q a canária não o veja ou mal ouça seu canto e nem muito perto fazendo com q canário e pintassilgo briguem por causa da proximidade. Vá testando a distacia entre as gaiolas até acertar, é fácil. Daí é só deixar o canário cantar e a canária pedir gala ao canário, assim q o pintassilgo a ver pedindo gala vai partir pra cima, depois separe o pintassilgo, caso eles estejam brigando, se não, deixe-os juntos e repita esse procedimento umas 4 vezes, manhã e tarde, durante dois dias, deixando a fêmea chocar e criar os filhotes sozinha, assim, tirei híbridos de carduelis carduelis, ano passado, sem problemas....Abraços!!
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Rui da minha pouca experiencia, o que lhe posso dizer é que muito do que se escreve e do que se diz sobre hibridos e mestiços é menos verdade e por vezes um exagero.
Só falta vir ainda alguem dizer que é preciso ter pintassilgos ou xptos "galadores" e por aí fora.

Na minha opinião e sublinho na minha opinião, não há remedios milagrosos, tem que haver é aves perfeitamente adultas, saudáveis e adaptadas ás condições que lhe são oferecidas.

Depois temos a alimentaçao, que como se sabe varia de especie para especie, e também varia na época de reprodução, mas isso dependerá das especies que quiser hibridar. Poderá ter inclusivamente que as ajudara com algum alimento que nas outras fases não seja tão comum.

Depois e aí é que terá que ter mais atenção, será o sincronismo das duas especies a juntar, pois nem todas entram em cio mais ou menos na mesma altura.

Como exemplo, dos mais fáceis e dos que mais confusão faz a muita gente por não o conseguir com facilidade, podemos falar do caso Pintassilgo X Canária.
É natural que seguindo o seu ritmo normal as canarias por estas bandas entrem em cio muito mais cedo que os pintassilgos. O que lhe pode acontecer é ter uma canária muito adiantada e um pintassilgo que ainda não estará pronto.
Ou seja quando um pintassilgo ficar pronto e em pleno cio já a canária a ele destinada não está. Percebe?
É aqui que compete ao criador tentar avançar mais um ou atrasar o outro de forma a sincronizar as coisas.

Resumindo: aves adultas e saudáveis, condições minimas de espaço/gaiola, alimentação rica e variada, estarem ambas as aves a acasalar em periodo reprodutivo e muita calma são os factores mais importantes para o sucesso.
Não sei se me esqueci de alguma coisa importante, mas decerto que alguém mais poderá dizer mais alguma coisa.

Um abraço
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

carlosbombarral Escreveu:Boas
Rui da minha pouca experiencia, o que lhe posso dizer é que muito do que se escreve e do que se diz sobre hibridos e mestiços é menos verdade e por vezes um exagero.
Só falta vir ainda alguem dizer que é preciso ter pintassilgos ou xptos "galadores" e por aí fora.

Na minha opinião e sublinho na minha opinião, não há remedios milagrosos, tem que haver é aves perfeitamente adultas, saudáveis e adaptadas ás condições que lhe são oferecidas.

Depois temos a alimentaçao, que como se sabe varia de especie para especie, e também varia na época de reprodução, mas isso dependerá das especies que quiser hibridar. Poderá ter inclusivamente que as ajudara com algum alimento que nas outras fases não seja tão comum.

Depois e aí é que terá que ter mais atenção, será o sincronismo das duas especies a juntar, pois nem todas entram em cio mais ou menos na mesma altura.

Como exemplo, dos mais fáceis e dos que mais confusão faz a muita gente por não o conseguir com facilidade, podemos falar do caso Pintassilgo X Canária.
É natural que seguindo o seu ritmo normal as canarias por estas bandas entrem em cio muito mais cedo que os pintassilgos. O que lhe pode acontecer é ter uma canária muito adiantada e um pintassilgo que ainda não estará pronto.
Ou seja quando um pintassilgo ficar pronto e em pleno cio já a canária a ele destinada não está. Percebe?
É aqui que compete ao criador tentar avançar mais um ou atrasar o outro de forma a sincronizar as coisas.

Resumindo: aves adultas e saudáveis, condições minimas de espaço/gaiola, alimentação rica e variada, estarem ambas as aves a acasalar em periodo reprodutivo e muita calma são os factores mais importantes para o sucesso.
Não sei se me esqueci de alguma coisa importante, mas decerto que alguém mais poderá dizer mais alguma coisa.

Um abraço
Percebo muito pouco ou nada disto, no entanto, tenho lido algumas coisas e cada vez me convenço mais que, de um modo geral, devemos deixar a Natureza actuar.
Por isso mesmo, concordo com tudo o que escreveu... :wink:
Imagem
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Visitem esta página, nela estão explicito todos os híbridos mais usuais.
http://faunaeuropeia.forumeiros.com/hib ... 87.htm#218

:wink:

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”