Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Olá a todos!
Ora aqui estão as fotos do anilhamento dos pequenotes d.fafes, como podem comprovar o desenvolvimento é notório anilheios com 4 dias é espantoso, com isto quero dizer que, o casal alimenta muito bem os filhotes.
Cumprimentos
http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Edu.Matos


[URL=http://img76.imageshack.us/my.php? ... .jpg[/img][/url][img][URL=http://img381.imageshack.us/m ... .jpg[/img][/img][/url]
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Boas

Excelentes resultados Edu, continue o bom trabalho.
Cumprimentos
Jaime Simões
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Olá a todos!

Aprender com os erros que se comete para não cometê-los novamente.

Eu há uns anos atrás tinha muitas dificuldades na hora de anilhar as aves, por vezes não anilhava por medo, procurei aprender com os grandes criadores, eu entrei em contacto com alguns deles através de correio electrónico, para obter as melhores soluções (camuflar as anilhas), devo dizer que obtive boas respostas e, para minha surpresa, respostas das mais disparatadas e imagináveis, gesso, carne, borrachas, adesivo de farmácia, enfim, optei pelo adesivo aqui ao lado vizinha Espanha todos utilizavam, actualmente não tenho esse problema refiro-me aos pintassilgos.
Bom, como toda gente sabe estou atentar criar pela primeira vez dom-fafes, estava acorrer tudo muito bem, empenho do casal, alimentação correcta, tudo nos conformes. Depois de anilhar ouve uma mudança repentina do casal, cortaram a perna a um deles para tirar anilha o outro continuava anilhado eu retirei-a e tudo voltou anormalidade. Eu escrevi ao senhor Antoine Verhoeyen a contar exactamente o que se estava passar e obtive a resposta.


De:Antoine Verhoeyen (antoineverhoeyen@skynet.be)


Para:edumatos24@hotmail.com

Análise de segurança após transferência

Afbeeldin...jpg (31,1 KB)
Cher Monsieur,
Pour camoufler les rondelles je prends un petit morceau de tuyau et une pincette pour mettre le tuyau autour la rondelle.
Dear Sir,
Para ocultar as anilhas eu tomar um pequeno pedaço de mangueira e pinças de colocar a mangueira ao redor do dispositivo apontador.
Antoine
Het Bericht Kan het volgende nu reuniu bijlagen de koppelingen verzonden worden:
Afbeelding 085


Escrevi também ao grande criador Bouvreuil senhor Stephane da Bélgica. Fiquei esclarecido com as respostas. A resposta senhor Antoine Verhoeyen disse-me para utilizar a borracha, eu já conhecia mas nunca utilizei, estou arrependido porque na verdade é melhor camuflagem. Eu entretanto coloquei a borracha e mais uma vez anilhei e, para o meu espanto o casal não rejeitou o filhote, meus amigos esta simples borracha da cor da pele passou despercebida, e para cumulo cá em casa não me falta dessas borrachas eu utilizo na pesca. Vou colocar uma foto para que vejam o simples que é. Bom, a outra resposta não me agradou e porquê?
Acontece que nos Dom.fafes dificilmente criam uma só cria, e para o meu espanto a resposta estava certa, abandonam a cria aos poucos até morrer de fome, entretanto verifiquei esta manhã ninho e é verdade, ao mexer no ninho abriu-me o bico, eu li tudo a respeito desta ave li tudo, ao contrário do que dizem que não abrem o bico nem pedem de comer, pois meus amigos é mentira eu dei de comer a esta cria a mão, precisei, inevitavelmente, tomar decisões não posso continuar a criar a mão causa-me transtorno mas enfim. Queria dizer também que, estas coisas devem ser divulgadas, a acontece a todos e divulgando aprende-se.
Cumprimentos.

Matos… http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Imagem

[URL=http://img98.imageshack.us/my.php? ... .jpg[/img][/url]
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Bem amigo...não sei o que dizer...
Obrigado pelas dicas, e oxalá esse D. Fafe se safe...


Quanto à camuflagem, também tenho dessas borrachas...e da pesca ! :cry:
Imagem
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

pedro376h Escreveu:boas,
voltando aos dom fafes, segundo li algures, ja nao sei onde.... os casais fazem um ritual de acasalamento algo complexo (sendo ate este um dos motivos pelos quais nao se tiram hibridos de dom fafe, assim as boas).

e verdade isso?

assistiu a esse momento? :wink:
:D penso que nao tenha visto este meu post :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

pedro376h Escreveu:
pedro376h Escreveu:boas,
voltando aos dom fafes, segundo li algures, ja nao sei onde.... os casais fazem um ritual de acasalamento algo complexo (sendo ate este um dos motivos pelos quais nao se tiram hibridos de dom fafe, assim as boas).

e verdade isso?

assistiu a esse momento? :wink:
:D penso que nao tenha visto este meu post :wink:
Bom Pedro.
Se vi não me recordo, peço desculpa.
Sim é verdade, fazem o ritual de acasalamento não é algo complexo, é um ritual muito normal o macho toma iniciativa convidando a femea a fazer o ninho com palhas no bico nada extraordinário.
Em relaçao aos hibridos de dom-fafe, as informações que tenho a esse respeito posso dizer com a certeza absoluta, até não é difícil. :wink:
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

boas,
obrigado por satisfazer a minha curiosidade :wink:
tinha a ideia que era mais dificil
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Rui
***
Mensagens: 61
Registado: quinta, 01/fev/2007, 21:01
Localização: Trofa

Boas, metendo uma colherada no assunto direi que o ritual de acasalamento envolve uma coreografia, e embora tenha vários pontos em comum ela varia um pouco de casal para casal.
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Rui Escreveu:Boas, metendo uma colherada no assunto direi que o ritual de acasalamento envolve uma coreografia, e embora tenha vários pontos em comum ela varia um pouco de casal para casal.
Fez muito bem meter a colherada no assunto.
Muito sinceramente acho tudo muito natural, o ritual de acasalamento envolve mais o macho na tentativa de galar, palhas no bico de vez enquando agressão e canto, e um frenesim de idas e voltas ao ninho é como digo acho natural, refere-se a uma coreografia não vi nada de especial, se calhar vai para além daquilo que vi, o que para mim é interessante os meus não fazem o ninho, ou por outra fazem o ninho e desfazem logo de seguida para colocarem os ovos.
Cumprimentos. Edu.matos
Rui
***
Mensagens: 61
Registado: quinta, 01/fev/2007, 21:01
Localização: Trofa

Os meus tambem não o fazem, andam com o material de um lado para o outro mas põe os ovos no ninho de fibra de coco que eu lhes ponho sem o alterar. Quanto a coreagrofia do que eu vi o macho anda aos pulinhos lateralmente até se aproximar da fêmea e os dois abrem e fecham o bico ate quase tocarem um no outro...
Cumprimentos
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Acabadinhos de nascer

Caros amigos, vou começar na próxima época de criação, com 2 casais de D. Fafe; já crio pintassilgos (carduelis, carduelis parva) há alguns anos, com muitos desgostos pelo meio, mas a coisa lá vai andando.
D. Fafes será a primeira vez, pelo que todas as ajudas serão bem vindas, e nada como aproveitar a experiencia de quem já passaram pelo que vou passar.
Reparo que, na criação de pintassilgos e tb de cardinalitos, muitas vezes há um abandono dos filhos depois de anilhados; ou morrem de fome, de frio, ou das duas coisas, ou aparecem no chão da gaiola, e não adianta voltar a pô-los no ninho.
Falam aqui em colocar anilhas de borracha sobre as anilhas oficiais, da cor da pele, a venda nas casas de artigos para pescadores. Não sou pescador, nunca fui, mas tb posso passar por uma casa dessas e ver o que há. Podem colocar aqui fotos das ditas anilhas? Não consigo abrir as fotos que aqui puseram.
Para colocar as anilhas de borracha, como é que fazem? Estou a lembrar-me de uns alicates que os eletricistas usam para colocar anilhas de borracha, numeradas, nos cabos elétricos, para identificação dos circuitos; é um alicate com 3 pontas, quê se metem dentro das anilhas, as abrem, e que se tira depois das anilhas estarem no sitio. Há-de haver a venda nas lojas dos chineses ou no ebay. Usam esses alicates, ou já alguém usou?
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Acabadinhos de nascer

Boa Tarde, tem outra forma mais barata para camuflar as anilhas e mais simples. Compra um rolo de adesivo têxtil do mais estreito( 1,25cm) que é usado para segurar ligaduras e compressas na enfermagem, corta à largura da anilha e cola. Como o adesivo é à cor da pele normalmente funciona, não é uma ciência exata, mas tem uma eficácia de 90%.É apenas a minha opinião. Cumprimentos.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”