vlade
Mensagens: 25
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

sexta, 27/mar/2009, 16:25

Um tentilhão que num sitio sussegado ou tapado,só pimpilha,algum dia vai cantar?
Sou da zona da Parede e de facto antigamente havia muitos passarinheiros,mas tudo isso já acabou ou então acabaram com os passaros todos.
desculpem-me de mudar de assunto mas alguem conhece o cochicho?

Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

sexta, 27/mar/2009, 23:40

canta pode é estar ainda atrasado com o bico todo azul está com cio e canta de certeza pode é cantar pouco isso vai das aves esmo sem o bico todo azul so um pouco costumam cantar.
Imagem
um cochicho ou calhandra real canta que se farta.

Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

terça, 31/mar/2009, 22:03

Boa tarde,
Conforme prometido aqui vão algumas informações sobre os diferentes sons emitidos pelo tentilhão:

PRESENÇA
sons/tentilhao/presenca.mp3
Som que a ave emite com alguma regularidade incluído quando voa, é um som monosílabo e discreto e designado na gíria como “dar de boca”.

PIMPILHAR
sons/tentilhao/pimpilhar.mp3
Som que a ave emite quando pretende chamar outra, também utiliza este som com uma cadência mais rápida quando sente alguma pressão.

MIAR
sons/tentilhao/miar.mp3
Som penetrante e irritante que emite quando detecta outro individuo por perto e não está confiante que o consegue vencer, normalmente associado a um sentimento de desvantagem.

CARRIÇAR
sons/tentilhao/carricar.mp3
Outro som que emite quando detecta outro individuo por perto, mas neste caso a ave está mais confiante e é associado a um sentimento de vantagem perante os outros, normalmente a maioria dos tentilhões deixam de cantar quando um deles começa a carriçar.

ESTUDAR
sons/tentilhao/estudar.mp3
Fase em que os pássaros novos experimentam e preparam os músculos da garganta para o canto num tom muito baixo, também os pássaros velhos no inicio da época de canto passam por uma fase de estudo mas mais curta e intervalada com cantigas em tom normal.

CANTAR
sons/tentilhao/cantiga_deudeubebechuim.mp3
Sequência de sílabas mais ou menos rápidas, neste caso com a pega em crescente, o meio em DeuDeu e o remate em BeBeChuim e que se consegue ouvir a 100 metros de distância ou mais.

NINHO
De todos Fringilídeos, O tentilhão é o que faz o ninho mais perfeito e camuflado, utiliza fibras e liquens da própria arvore e fixa-os por fora do ninho com a ajuda de teia de aranha, o ninho é sempre construído sobre um tronco grosso ou uma bifurcação de ramos grossos para não se desmanchar devido ao peso e movimentos das crias.
Imagem Imagem.

BICO
Durante a época de reprodução o bico do tentilhão macho é todo azul ou “navalhado” de azul, durante o resto do ano é cor de osso.
Imagem

BIGODE
O bigode é a mancha preta por cima do bico, totalmente preta na época de reprodução e salpicada de castanho nas pontas das penas durante o resto do ano.

OUTROS APONTAMENTOS

O tentilhão é uma ave extremamente territorial, defende o seu território através do canto, sempre que não é possível afastar o intruso dessa forma, parte para a violência a ponto de bater no oponente com tanta força a ponto de lhe provocar desmaios temporários e raras vezes a morte.

Os tentilhões criam sempre na mesma zona onde nascem, sendo este o principal motivo de o canto ser diferenciado por zonas, a propagação faz-se do cento da zona para a periferia os pássaros mais vigorosos ao centro e os menos aptos na periferia. Escusado será dizer que sempre que se extinguem as cantigas de uma determinada zona, essa zona só poderá ser povoada com cantigas provenientes dos excessos de população nas zonas contíguas que poderão não ter o mesmo canto e caso não existam excessos de população nos arredores podem essas zonas nunca mais ser povoadas pela espécie.

É mais frequente a permanência de jovens machos sem par na zona onde nasceram do que a mudança para outra zona em busca de parceira.

Em situação normal os tentilhões só podem aprender a cantar até ao primeiro ano de vida, passando o resto da vida a reproduzir a canção ou as canções aprendidas no primeiro ano, mas podem ocorrer excepções, um susto, uma queda é suficiente para os fazer perder o canto e por vezes reaprender outra cantiga no ano seguinte.

A diferença entre os pássaros valentes e os pássaros macios é que os valentes cantam sempre mesmo que as gaiolas estejam juntas (encostadas mesmo), os macios a partir de uma certa distancia deixam de cantar, passam a miar ou deixam de emitir sons para não se fazerem notar, só são considerados pássaros bons os que cantam até 2 ou 3 metros uns dos outros, se os pássaros só cantam a grandes distâncias dos outros então são macios e vamos ter poucas possibilidades de os ouvir juntamente com outros como por exemplo em espaços fechados.

Os tentilhões nascidos e criados em ambiente com grandes níveis de ruído de fundo têm tendência para cantar mais alto para se poderem fazer ouvir e dessa forma poderem demarcar o seu território (por exemplo quedas de agua e outros ambientes ruidosos).

Os pássaros novos preferem sempre qualquer outra cantiga em vez do CHEU, creio que será pela dificuldade de execução do CHEU, pelo que é necessário ter muito cuidado para que possam aprender a cantar correctamente.

No remate em CHEU é frequente os pássaros não conseguirem rematar um CHEU perfeito e então temos os remates a soar um pouco a CHIU ou a CHÃO, mas pertencem sempre ao grupo dos CHEU.

Existem também pássaros que por idade ou por fadiga muscular deixam de rematar CHEU e passam a rematar GEU, o GEU ainda é tolerado pelos passarinheiros, talvez por respeito às velhas glórias e campeões do CHEU, de resto todos os outros remates são de menor categoria.

A eterna problemática do RITOCHEU, para muitos é o pior dos bons cantos, para outros tantos é o melhor dos maus cantares, é uma cantiga fácil para os pássaros e não esforça os músculos da garganta, pássaros com cantiga em RITOCHEU são frequentemente vencedores dos concursos. Eu considero que é o melhor canto dos maus cantares, mas entendo que na classificação pertença ao grupo do CHEU.
Última edição por Brancolas em terça, 31/mar/2009, 23:51, editado 1 vez no total.

João Pedro
***
Mensagens: 79
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45
Localização: casa, muitas vezes cama

terça, 31/mar/2009, 23:07

Parabens brancolas tá muito bom

abraço

Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

terça, 31/mar/2009, 23:25

em vez de presença porque não meteste assobiar tambem dava ehheh.olha mete ai é mais cantos para se perceber a difrença.isto esta muito bom.um abraço

vlade
Mensagens: 25
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

quarta, 01/abr/2009, 20:19

Muito bom mesmo.Mas se puderes pôr mais cantos era optimo.O mais dificil é saber distinguir os cantos e conseguir passar para vogais.
Abraços

Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Canto do Tentilhão

quinta, 02/abr/2009, 21:45

A pedido de vários membros do fórum aqui vão mais uma série de cantigas:

Duas cantigas em RIGEU
sons/tentilhao/truittruittrrurigeu.mp3
sons/tentilhao/deudeurigeu.mp3

Duas cantigas em CHUEU
sons/tentilhao/descascaschueu.mp3
sons/tentilhao/zigzigdeudeutrruuchueu.mp3

Duas catigas em CHUIM
sons/tentilhao/deudeubebechuim.mp3
sons/tentilhao/cantarbelga_chuim.mp3
Como podem verificar a cantiga que me enviaram da Bélgica é mais curta e os pássaros são postos a cantar estas "mini cantigas" com o objectivo de vencer concursos, o que só acontece quando os pássaros são mesmo bons, por outro lado a selecção deixa de ser feita por boas cantigas e passa a ser feita por rápidas cantigas. Este é o principal motivo pelo qual não gosto de concursos e penso que não trazem nada de bom para esta actividade.

Duas cantigas em CHEU (as boas)
sons/tentilhao/ritocheu.mp3
sons/tentilhao/tuimtuimtrebebecheu.mp3
o ritocheu tem a particularidade de ser facilmente reconhecido pelo cidadão comum menos habituado a decifrar cantos de tentilhão.

Termino aqui a minha participação, fico à espera de outras contribuições para o desenvolvimento deste tema.

Saudações

samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

quinta, 02/abr/2009, 21:56

já agoa amigos outra ave que tambem tem um canto muito variado e rico é o chapim azul.alguem tem o codigo de canto desta linda ave

julio moreira
***
Mensagens: 83
Registado: segunda, 19/fev/2007, 21:49
Localização: cascais

quinta, 02/abr/2009, 23:39

Boas ja agora da para pores no topic 3 cantares "TRITRIMCOSCOCHEU ou outro trim,um INTOTOCHEU, ou RITOCHEU EM BATE LATAS POIS E MUITO BONITO, os ultimos que ouvi foi no arrepiado tancos Ok

Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

sexta, 03/abr/2009, 00:09

esse chuim cantar belga para concurso é uma maravilha cantiga curttinha.

samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

domingo, 05/abr/2009, 16:12

eu gostaria de saber como colocar aqui um canto de tentilhão?

santos
Mensagens: 11
Registado: domingo, 05/abr/2009, 00:53
Localização: lisboa

segunda, 06/abr/2009, 18:46

amigo brancolas consegue por aqui cantos em blimblimsheu á antiga e outros cantos em dscascas e dskiskis sem abrir os remates claro.
obrigado
cumprimentos.

Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

segunda, 06/abr/2009, 20:26

Hê-la !!!!!!! Isso são cantares repartidos e bastante bons ,bons cantares pra se virar novos ,um cantar guloso pra eles
Descascas são umas boas pancadas ,por acaso tenho um descascas riiitochéu bem á moda antiga
Mas o que prefiro nos descascas é o remate em Bliblichéu e Rebebebechéu :) :)

Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

segunda, 06/abr/2009, 21:05

...Devagarinho, lá vão aparecendo...os entendidos no tentilhão...não querem contribuir com o desenvolvimento dos temas "cantares repartidos ou cantares em pancadas ou corridos"...

Um abraço a todos os aficionados pelo tentilhão.

Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

segunda, 06/abr/2009, 21:11

Tenho por acaso pra aqui alguns cantares repartidos com divisão de pancadas,co pegares de cia bastante compridos e antigos mas como postá-los ainda não sei como ,mas em breve porei alguns Tararachéus repartidos na boa

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”