cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Bons dias.


Sem querer ter pretensões de ser um grande criador, também gostava de ter em casa, para distracção, algumas aves relacionadas com Fauna Europeia, nomeadamente Pintassilgos, Dom Fafe , Verdelhões,…mas ainda não tenho condições físicas para isso.

Por enquanto tenho – penso eu !! - um casal de pintassilgos, mas já os tive juntos cerca de um mês, durante Maio e Junho, mas separei-os há duas semanas. Já os comprei tarde este ano, mas espero que para o ano ter criação .

Já agora em termos de sugestões eles estão numa gaiola de 60X40X40 com uma rede no meio a separá-los. Achas que é razoável, ou tiro a grade para eles andarem à vontade ??


Um abraço a todos.

Carlos Costa.
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

também eu pretendia ter um esclarecimento em relação as dimensões da gaiola, no meu caso os pintassilgos iniciaram a postura, mas foi numa gaiola de grandes dimensões.
rjjm
Site Admin
Mensagens: 234
Registado: sexta, 17/nov/2006, 19:50
Localização: Maia
Contacto: Sítio web

Ola

e logico que a mudança nesta altura e completamente desaconselhavel
sera muito mais facil mudar os verdilhoes e estes voltarem a criar este ano ainda
quanto a gaiola e pequena

fiquem bem
jm carduelis
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Obrigado pelo conselho, irei agora colocar novamente materiais de construção ao dispor dos pintassilgos e se eles demonstrarem interesse, colocarei os verdilhões aparte, de modo a não perturbarem o sossego dos pintassilgos.

Só mais uma duvida, tendo eu uma fêmea sem par, o que é que eu devo fazer, retiro-a juntamente com os verdilhões ou coloco um ninho para ela se entreter?
Pois na minha opinião foi ela que destruiu o ninho da que estava na postura.
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Penso que uma gaiola de 1,20 mts, no minimo, será o aconselhavel.
O ideal para primeira criação até seria um voador, mesmo pequeno e com vegetação, natural ou artificial, mas não sendo possivel e uma vez que não será a primeira postura talvez te safes com uma gaiola maior.
Espero que sim e boa sorte.
Quanto á femea a mais, se fosse eu separava-a, assim como separava já os verdilhões. Mas será o teu critério.
Cumprimentos
Carlos Felicio
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Quanto à gaiola eu tenho-os numa gaiola com as seguintes dimensões:
1.50m de altura, 2m de comprimento e cerca de 0.70m de largura, quanto a mim o escasso é suficiente.

Obrigado pelo conselho.
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Também penso que essa medida é suficiente.
Tira de lá os restantes e vais ver que corre melhor.
Cumprimentos
Carlos Felicio
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Vou ver se os separo agora.
E colocar materiais para os pintassilgos construírem o ninho, mais logo dou noticias.
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Acabei de separar os verdilhões dos pintassilgos, também coloquei materiais para eles forrarem o ninho: (ráfia e algodão).
Mas por agora só espalharam o algodão pela gaiola.
Irei aguardar durante alguns dias que eles despertem o interesse pelo ninho.
Mas da outra vês, duas ou três horas depois de lhe ter colocado o ninho já o tinham forrado.

Tentarei controlar a minha ansiedade, e como é óbvio irei transmitindo as novidades.
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

eureca :D

A pintassilgo fêmea já esta a forrar o ninho.
Obrigado pelos conselhos, se não fossem vocês não saberia como resolver este pequeno problema.
cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Bons dias.

Mas não será já tarde juntar o casal para iniciar o ciclo reprodutivo ??

Pergunto só para saber, dado que também tenho um casal, tive-os juntos até meio de Junho, mas já os separei para estarem em condições para o próximo.

Um abraço.

Carlos Costa
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

cjdmc Escreveu: Mas não será já tarde juntar o casal para iniciar o ciclo reprodutivo ??
Boas,
Tarde até pode ser, mas isso não quer dizer que não consiga levar uma criação avante. Penso que nestas coisas, e muito menos neste tipo de aves, nada é linear.

Quanto ao facto de já ter separado o seu casal para estar em condições para o próximo ano, tudo bém, mas será que não os separou cedo demais? Para que isso aconteça ainda vão ter que passar por uma fase bem pior que é a muda. Só depois é que efectivamente se devem preparar como deve ser para a reprodução.
De qualquer forma são opções a respeitar, até porque como diz pode realmente já ser tarde para tentar uma postura.
Cumprimentos
Carlos Felicio
samuel
****
Mensagens: 253
Registado: sexta, 22/jun/2007, 14:58
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Eu, geralmente, deixo que sejam as aves a decidirem.
Já com os pintassilgos, são aves silvestres, e como tal o seu metabolismo ainda não se encontra alterado. Como tal, se eles iniciaram a construção do ninho, ainda deve ser atempo.
Deus queira, que eu também quero…

Mais uma duvida.
Quanto a uma possível postura dos pintassilgos, devo deixar os ovos por conta deles ou, retira-los e coloca-los todos juntos no final?
E depois da postura, o macho deve manter-se na gaiola ou devo tira-lo?

http://fotos.sapo.pt/cantifolas/pic/00018afp
cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Para quem gosta de aves, acho uma bela imagem aquela que postou aqui.

Já referi que pouco sei, mas em relação a deixar o macho, do que já li, penso que não será boa ideia. Em todo o lado referem que depois dos filhos nascerem, temos de tirar o macho.

Mas já agora aqui um pouco do meu historial este ano, dado que foi a primeira vez que tive passaros...
Obtive a femea no ano passado, já o macho foi este ano em Abril. Refira-se que nem um nem outro estão anilhados...
Ela lá para Abril, ainda não tinha o macho, a femea andou a bicar no papel que tenho no tabuleiro, percebi que devia estar a preparar o ninho, mas nem sequer o tinha lá dentro...só percebi isso depois de ter lido umas coisas por ai... optei por comprar um macho, andaram uns 15 dias na mesma gaiola, com um separador a meio. Passado esse tempo, tirei a separação, coloquei um ninho, escondi-o com folhas e coloquei lá pelo de cabra e sisal. Deixei-os andarem à vontade um mês e meio, até +/- dia 15 de junho, mas nem um nem outro andavam com vontade.
Tirei todo o material de construção do ninho, inclusivamente o ninho.

Como não sabia se havia de os deixar juntos ou separá-los, bem sei que existem opiniões nos dois sentidos, optei por separá-los pela grade a meio. Esperando pela muda.....calmamente.

E assim estou preparando-os, a eles e a mim, para o próximo ano, agora com muita calma, muita leitura e muitas perguntas aqui neste magnifico forum.

Um abraço a todos e obrigado. :)

Carlos Costa
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

cjdmc Escreveu:Bons dias.

Mas não será já tarde juntar o casal para iniciar o ciclo reprodutivo ??

Carlos Costa
Eu não percebo nada de criação em cativeiro de fauna europeia, mas em estado selvagem os pintassilgos arrancam mais tarde do que os outros Carduellis, mas a questão é saber quando é que acaba a época? alguem tem dados sobre em que mes é que os pintassilgos em Portugal param as criações, eu tinha a ideia que era em Agosto, já que os bandos mistos começam a aparecer em Setembro, mas posso estar enganado.

Uma coisa que me deixa profundamente satisfeito é o crescente número de criadores que criam pintassilgos e não apenas híbridos.
Pedro Ramalho

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”