Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Tentilhão - qual a melhor alimentação?

voltando à alimentação do tentilhão, que é o tema do tópico, eu fornecia aos tentilhões uma mistura para frigilídeos europeus grandes, elaborada por mim mesmo.

você pode obte-la misturando mistura de exoticos com mistura para canários (esta última em menor quantidade), um pouco de aveia, e girassol miúdo.

forneça papa de ovo, ou universal (de preferencia), frutas e vegetais, e não esqueça o grit.

alimento vivo esporadico é bem vindo.

essa mistura pode ser servida também a dom fafes, bico grossudos, verdelhões, cruza bicos, e para os colegas brasileiros, para azulões, parente próximo do bico grossudo.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Tentilhão - qual a melhor alimentação?

"Claro que com perguntas destas, vai haver sempre alguém a dar respostas assim, pois o que dá a entender é que anda a capturar e nem sabe o que fazer para lhes dar boas condições... E o user Mario Rosa, e que não me levem muito a mal o que vou dizer, parece ser um exemplo fantástico disso mesmo, de grande desconhecimento sobre fauna europeia e as condições que estas necessitam, basta ver os tópicos dele para chegar a essa conclusão (como podem ver aqui, onde se vê perguntas como pisco com comportamento estranho, que quantidade de x alimento dar, se pode juntar tentilhão/pintassilgo com exóticos...)."



não querendo entrar em polémicas porque acho que se aqui alguem faltou ao respeito a outra pessoa que não conhece e de quem nada sabe não fui eu concerteza queria apenas dizer que só falei na libertação da ave porque supus que a mesma fosse selvagem pelas mesmas razões que este colega forista acima transcrito referiu. se a ave é de cativeiro(o que duvido) as minhas desculpas, para todas as pessoas que fomentam a destruição da nossa fauna, e com isto incluo tambem quem compra e nao apenas quem captura só tenho a dizer que deviam ter vergonha de o fazer e depois ainda vir para aqui tirar duvidas sobre como manter esses pobres animais aprisionados o resto das suas vidas quando deviam estar onde nasceram, na natureza.
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Avatar do Utilizador
B-Machado
****
Mensagens: 353
Registado: terça, 17/jul/2012, 10:56
Localização: Porto, Portugal

Re: Tentilhão - qual a melhor alimentação?

Boas,
Esqueci-me de referir que não condeno apenas quem compra as aves sem conhecimento...
Cumprimentos,
Bruno Machado
paulo.tobias
Mensagens: 1
Registado: terça, 07/mai/2019, 17:00

Re: Tentilhão - qual a melhor alimentação?

Pobres aves, muito se fala de alimentação de tentilhões.

Os tentilhões como qualquer outra ave, tem que ser alimentados consoante as diferentes estações do ano. Pensem bem; As aves tem vários círculos ao longo do ano, a fase da muda a fase do pasto, a fase do inverno.
Não tem que comer sempre a mesma coisa e nem tem que ter comida sempre à discrição.

Em relação ao tentilhão, temos vários tipos de habitats, tem tentilhões que vivem junto as ribeiras e tem tentilhões das matas.

Para não causar excesso de gordura, e não ficarem obesos aconselho a darem-lhes como comida base só alpista.
Depois consoante os diversos ciclos de estações proporcionarem-lhes diferentes aperitivos.

No verão não lhes pode faltar sempre agua à descrição para tomarem banho, ate mudar a agua de manha e à tarde, um pouco de girassol que tem um óleo muito bom para a plumagem, que ajuda na muda, semente de sésamo que é rica em vitamina e cálcio. pode-se dar fruta. Os tentilhões gostam muito de passas de uvas. pêssego, que se deve de dar uma vez por semana.

Ao aproximar-se o Inverno à quem dê aveia, eu não dou, acho que engorda muito a ave. Substituo por cardo mariano que é muito rico e eles comem tudo. Muito cálcio pro na agua.

Cuidado com as papas que vicia a ave e rebenta com os intestinos. a base alpista e os suplementos habitua a ave e é muito mais saudável. Metam-se a dar merdas de papas de ovo etc... vão ver eles a ficarem com as fezes aguadas e podres. Pobres aves. Quem não for capaz de se dedicar a esta ave como deve de ser, escolham canários que é só meter agua e comida.

depois deve-se dar, para os fortalecer e incentivar a criar e terem sucesso: Minhocas, grilos anões, trelas, formiga de asa, larvas vivas. caracóis pequenos. Tudo isto basta dar uma vez por semana. uma pequena quantidade; 3 ou 4 trelas, 3 ou 4 formigas, 3 ou 4 grilos, 3 ou 4 minhocas, tudo numa caneca. A Ave tem carências porque é só alimentada a alpista e come tudo. Se a ave tiver tudo à discrição acaba por ficar farta e so come o que quer. O criador é que tem que educar a ave. e dar lhe o que lhe faz melhor.

Atenção: quando tiverem crias estes bixos não podem faltar nos primeiros 10 dias de vida; e a agua tem que ter sempre
Cálcio pro, para a ave desenvolver o esqueleto. senão ficam fracos e morrem.

E mesmo assim, numa postura de 4, se viver um ou dois é um sucesso.

Boa sorte a todos, espero que este meu comentário tenha sido benéfico, que tanto se fala e nada se diz.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”