ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Ola pessoal!
Ja ha muito tempo que tenho esta duvida, e agora quando li aqui outro topico sobre aves de rapina, lembrei-me de expô-la.
Quando comecei com os pombos, avisaram-me que as aguias atacavam os pombos, ao que eu respondi que moro no centro de uma aldeia e nunca se viu aguias por aqui. Acontece que desde que comecei a soltar os pombos, aparecem aguias. Ou seja, 2 minutos depois dos pombos soltos as aguias vem logo para cima da minha casa. Desde aí que ate me começaram a levar os pintos. Eu tenho um conhecido que matou uma aguia, descobriu-se e foi preso 6 meses. Outras pessoas que sao caçadores e conhecedoras da fauna, explicaram-me que ha aqui águias que foram colocadas na natureza como que para povoar , fazer testes, observacoes etc, mas no entanto nao há alimento natural para elas.
Entao a minha duvida é a seguinte: A águia levou-me os pintos, possivelmente leva pombos etc. Se eu a matar estou a cometer um crime e tenho de ser responsavel pelo meu acto. Então se a aguia é chipada, anilhada etc, quem é que eu devo contactar para me pagarem o prejuízo e quais os procedimentos?

O que eu falei sobre o que me contaram sobre aguias, nao sei se está correcto, daí pedir as vossas opiniões / sugestões
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aguias vs pombos, pintos...

As aves de rapina, não precisam ser águias, existem pelo pais inteiro e não são anilhadas, existem na natureza, são espécies autóctones ou migratórias, mesmo que fossem anilhadas ninguém lhe ia pagar nada.
Quanto aos pombos, eles fogem, eu tive vários anos pombos e eram ornamentais, algumas raças voavam muito mal e nunca me mataram nenhum, mas cheguei a ver ataques, mas claro que conseguem apanhar.
Quanto aos pintos só lhe resta cobrir com uma rede o local onde eles estão.
E desculpe que lhe diga, mas acho muito mau você querer matar a águia, como um amante de aves tanto eu como você devíamos pensar em proteger e não matar, pelo que disse, só não mata porque tem medo das consequências o que no meu ver é muito errada.
Quanto à compensação pelas perdas até se compreende, mas acho que não há nada a fazer, mas é uma questão de ver.
Espero que tenha dito isso mais por tar de "cabeça quente" do que realmente pensar assim.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Amigo eu nao vou matar a águia. O que eu pretendo dizer é que se eu a matar vêm ter comigo, se ela me der prejuízo ninguém vem ter comigo. Conheço caçadores e malta que mata e cala-se , e resolve a situaçao. E muitas estao chipadas e sao controladas , porque um homem na minha terra apanhou 6 meses de prisao.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Onde eu tenho os pintos tem 200 metros , nao dá pa vedar por cima. É chato porque ando a engordá-los para uma águia. Gostar de aves é muito relativo. Por acaso admiro aguias, esta é que nao gosto muito.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Como disse, compreendo que é chato estar a criar os frangos e acontecer esse tipo de coisas, mas fazer mal à águia não é a solução, até porque esse território deve ser dessa águia, se ela morrer outra pode ir para esse território, mas para além da águia o que não deve faltar são milhafre e falcões.
Porque não dá para cobrir com rede? Tem árvores? Há aquela rede flexivel e é barata.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Por acaso o território é mesmo meu. Eu é que pago o imi , a electricidade da chocadeira, as sacas de farinha , o milho para ter uns frangos para comer. :)
A questao de cobrir por cima é dispendioso. O terreno é tipo dois campos de futebol, ja gastei muito a vedar à volta, para ter pasto para os patos e para as ovelhas.

Vai ser complicado. Perder as minhas aves para alimentar uma águia. Vou esperar mais opinioes
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Milhafre, Ave rapina, em tempos atacaram as minhas pombas,quando ainda corria ,vi muitos ataques falhados, e alguns bem sucedidos, dava gosto de ver elas atacarem, se não fossem as minhas pombas ,diria que era perfeito, mas adiante, no pombal, galinheiros ,etc em cada canto, mete uma estaca com um garrafão de lixívia branco, por exemplo, mas tem de ser branco, milhafre etc identificam assim que esse espaço tem território, e não atacam , por exemplo eles para identificarem os ninhos e assim, andam em busca de plástico branco para construir o ninho ,que e mais reluzente, para querer dizer que o território e deles.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

ashwinder Escreveu:Por acaso o território é mesmo meu. Eu é que pago o imi , a electricidade da chocadeira, as sacas de farinha , o milho para ter uns frangos para comer. :)
A questao de cobrir por cima é dispendioso. O terreno é tipo dois campos de futebol, ja gastei muito a vedar à volta, para ter pasto para os patos e para as ovelhas.

Vai ser complicado. Perder as minhas aves para alimentar uma águia. Vou esperar mais opinioes
Acho que você não é dono do espaço aéreo :lol:
Mas fora de brincadeiras, acho que a única hipótese que tem é vedar por cima o terreno.
Precisa mesmo de ter os pintos nesse espaço todo? Tem aos milhares? Digo isto porque mais vale colocar os pintos enquanto são mais pequenos num espaço mais pequeno e aí cobrir com rede, já fica bastante mais em conta. Não sei é se elas conseguem levar os adultos, mas como são pesados creio que não.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
bluehawk
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 10/ago/2008, 10:09
Localização: Rogel/Mafra
Contacto: Sítio web

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Tenho um terreno junto à tapada de mafra onde tenho ganlinhas patos e até porcos.
vejo sempre as àguas de rondar, inclusivé acho ter um ninho delas por perto.
mas acho que nunca atacaram o meu terreno, agora... as raposas é outra coisa, de vez em quando lá vai um pato ou uma galinha...
vamos matar as raposas... ai... ai... problema o meu... eu é que interfiro na natureza.
prefiro que sejam as raposas ou até as águas a comer o que é meu do que esses animais de 2 pernas me roubarem.
como já me fizeram por 2 vezes (de uma vez levaram 9 patos) e de outra 2 porcos adultos.
os animais pelo menos só matam para comer.
realmente problema é nosso pois nós (e eu também pago tudo o que é devido ao estado) é que invadimos desde sempre o espaço dos animais.
Tenho familiares que são caçadores e quando vão a minha casa e vêm as águias pousadas perto dizem sempre que se tivessem as armas que atiravam a matar pois comem os coelhos que eles caçam.
apetece-me sempre dizer que eles é que matar os coelhos que são o alimento das àguias e que se eles tivessem as armas seriam para se suicidar...
António Barata
Bluehawk
http://bluecavies.blogs.sapo.pt/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

borllock Escreveu:
ashwinder Escreveu:Por acaso o território é mesmo meu. Eu é que pago o imi , a electricidade da chocadeira, as sacas de farinha , o milho para ter uns frangos para comer. :)
A questao de cobrir por cima é dispendioso. O terreno é tipo dois campos de futebol, ja gastei muito a vedar à volta, para ter pasto para os patos e para as ovelhas.

Vai ser complicado. Perder as minhas aves para alimentar uma águia. Vou esperar mais opinioes
Acho que você não é dono do espaço aéreo :lol:
Mas fora de brincadeiras, acho que a única hipótese que tem é vedar por cima o terreno.
Precisa mesmo de ter os pintos nesse espaço todo? Tem aos milhares? Digo isto porque mais vale colocar os pintos enquanto são mais pequenos num espaço mais pequeno e aí cobrir com rede, já fica bastante mais em conta. Não sei é se elas conseguem levar os adultos, mas como são pesados creio que não.
O espaço aéreo nao, mas elas vêm buscar os pintos ao chao. Sim preciso do espaço todo, nao sao milhares mas chegam a 2 ou 3 centenas mais os patos e ovelhas que precisam de bastante pasto. Agora por acaso até tenho pouco, porque tive de encher a arca, mas recomeçar com predadores a chatearem-me nem dá gosto
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

3 centenas de pintos? :shock:
Se é assim acho que devia investir na rede, mesmo 300 pintos não precisam desse espaço todo, veda 1/4 por exemplo, mas você é que vê.
Pelo menos ficava mais descansado.Veja a rede como um investimento, até porque com esses pintos todos não os deve comer todos :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

borllock Escreveu:3 centenas de pintos? :shock:
Se é assim acho que devia investir na rede, mesmo 300 pintos não precisam desse espaço todo, veda 1/4 por exemplo, mas você é que vê.
Pelo menos ficava mais descansado.Veja a rede como um investimento, até porque com esses pintos todos não os deve comer todos :lol:
Nem sempre sao 3 centenas. Depende do negocio e do abate. Podem ser 50 e amanha 400 por exemplo. A area é necessaria, para poder ter por partes. Tipo uma parte rega enquanto outra serve de pasto. Quanto mais espaço melhor para poder criar certas raças sem necessitar de fornecer raccao. Vedar por cima era um investimento absurdo. Nao era só a rede teria de ser toda uma estrutura com pilares pelo meio etc. Nao era impossivel mas nao é prioridade para já.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Boas
Ontem e hoje a aguia levou-me 4 pombos, assisti a um. Pombos devidamente vacinados e desparasitados, anilhados e com 1 mes e tal de treinos controlados. Daqui nada andava um ano a treinar pombos para em janeiro nao ter pombos para o campeonato.
Vou continuar a aguardar opinioes de como resolver isto, enquanto passo ao plano B. D uma coisa tenho a certeza absoluta, aquela nao me vai dar muito mais prejuízo
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Com os pombos correios é mais complicado porque tem de os treinar, não dá para vedar, etc
Já colocou a questão a outros columbófilos?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Águias vs Pombos, pintos... [pedido de opiniões]

Vou-lhe ser sincero, e digo isto como amante de aves que sou, no seu lugar já tinha feito a 'folha' à águia..
Uma coisa é levar um pinto de vez em quando, agora ataques constantes e simultaneamente prejuízo constante...
Alguém tem de se responsabilizar pelos danos causados pela águia.. Conseguiu ver se a ave estava anilhada?

Não sei se seria solução, mas se não quiser tomar medidas drásticas, podia tentar capturar a águia usando um pinto como isco. E depois procurar saber junto de alguma associação protectora dos animais, icnf ou um zoo que fique com a ave.. Não sei..

Mas que isto também não pode ser assim concordo a 100% consigo,quer dizer se fizer mal à águia esta sujeito a pena de prisão, e se a águia lhe der prejuízo de centenas de euros, está tudo bem?? Comigo não ficava assim, não sou mais que ninguém mas também ninguém é mais que eu..

Voltar para “Aves de Rapina / Aves de Presa / Cetraria e Falcoaria”