Alves
***
Mensagens: 57
Registado: terça, 17/jun/2008, 23:50

Falcâo caçador

Boa a tarde a todos. Gostaria de tirar uma duvida que se me deparou com um programa que passou na telv canal 2 , neste fim de semana. Um clube de caça acho que è no Alentejo,possui falcâo e àguia real criados em cativeiro,legais porque segundo 0 responsável tem uma anilha que comprova terem nascido em cativeiro. Sâo utilizados como ave de estimaçâo e principalmente para caça ao coelho e outras aves.Opreço destas aves situa-se segundo o responsável entre 500 e 10000 mil euros.Então mas estas aves nâo fazem tambem parte da fauna europeia?Abraço Alves.
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

Boas
Embora estas aves ocorram em portugal estao abrangidas pelas leis da cetaria que em traços gerais permite a posse e treino de certo tipo de aves de rapina para fins de caça e mesmo para afugentar outras aves perto de aeroportos a fim de evitar acidentes com aeronaves e embora concorde consigo eles estao dentro da lei .
O que acho mais engraçado é que segundo penso nao sei se correctamente estas aves nem são provenientes de cativeiro e sim retiradas dos ninho ainda em tenra idade e criadas depois á mao pelo seu treinador.
Se assim é , é ironico nao se pode criar certo tipo de aves mas pode-se retirar outros do ninho...
Há coisas fantásticas!!!
Não há??
Cumpts

João Ramalho
Imagem
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.

A cetraria é uma arte medieval e muito expandida pelo Mundo, por isso é normal que esteja na Lei e seja aceite. Quanto a retirar crias do ninho, eu não estou por dentro do assunto, não digo que não aconteça, mas de certeza que isso não é feito como hábito.
Outro exemplo são as espécies cinegéticas como as perdizes, patos bravos, etc, também fazem parte da fauna europeia no entanto existem centros de criação para produzir aves para a caça.
Alves
***
Mensagens: 57
Registado: terça, 17/jun/2008, 23:50

Falcâo caçador

Bom dia amigos .Estou esclarecido quanto á legalidade de ter estas aves em cativeiro e ao seu fim como aves de caça ,e inclusive para segurança em aeroportos.Nada contra ,parabens a essas aves maravilhosas,que nos prestão tâo importante serviço, talvez quem sabe quantas vezes jà nos tenham salvo a vida.Alves
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Boas.
Eu já tive várias aves de Cetraria e conheço que tem e cria.
Nos dias de hoje todas as aves de Cetraria são provenientes de criação em cativeiro, para se possuirem tem de ter documentos de cites e licença do ICN, a ave tem de estar anilhada e ter documentos do criador a compravarem.
É bastante facil adquirir nos dias de hoje aves destas quer em Portugal quer no estrangeiro, já existem tambem bastantes aves Hibridas criadas em cativeiro para esse fim.
Para as utilizar no campo na caça ou em lixeiras e Aeroportos para afugentar outras aves tem de se tirar a carta de Cetreiro.
Em tempos quando não se criavam aves destas em cativeiro eram permitidas retiradar da natureza algumas sobre supervisão das entidades competentes para utilizar na tentativa de criar para programas de reintrodução e algumas para utilizar na caça, mas hoje em dia já não é permitido nem é necessario, pois podem -se adquirir a preços relativamente baixos e á distância de uma pesquisa na net.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

cblampreia Escreveu:
A cetraria é uma arte medieval e muito expandida pelo Mundo, por isso é normal que esteja na Lei e seja aceite.
Tal como ter Pintassilgos e outras aves silvestres pelo seu canto e beleza no entanto isso nao esta na lei nem é aceite.
Outro exemplo são as espécies cinegéticas como as perdizes, patos bravos, etc, também fazem parte da fauna europeia no entanto existem centros de criação para produzir aves para a caça
Então é permitido criarem-se aves para depois se matarem mas criarem-se para se ter em cativeiro é proíbido tem a sua graça não?
Cumpts

João Ramalho
Imagem

Voltar para “Aves de Rapina / Aves de Presa / Cetraria e Falcoaria”