Avatar do Utilizador
fdsr990
***
Mensagens: 244
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Localização: Torres Novas - Portugal
Contacto: Sítio web

Águias na zona de Torres Novas e Santarém

Boas,

vou colocar a primeira mensagem neste tópico.

A pergunta é a seguinte: existem outras espécies de águias sem ser a águia-de-asa-redonda na zona Torres Novas e no distrito todo de Santarém.

Devem haver mas quais?

Espero pelas respostas :wink:
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Bom, a águia de asa redonda Buteo buteo não é propriamente uma águia, mas nas zonas que referiste as únicas que eu tive oportunidade de observar foram Hieraaetus Fasciatus e Aquila Chrysaetos, mas sempre em transito, ou seja nunca observei casais ou residentes e geralmente sempre juvenis, tenho um colega que me disse ter observado um adulto de Circaetus gallicus junto á barragem dos patudos em Alpiarça, de resto aves de rapina diurnas de grande porte nestas zonas é só.
A titulo de curiosidade passei o fim de semana prolongado no planalto mirandês onde vi três A. Chrysaetos uma delas logo após ter apanhado uma perdiz…deve ter sido uma perdiz de largada porque ela não levantou. E finalmente consegui ver um Gyps fulvus que nunca tinha visto, agora só me falta o Aegypius monachus, mas fica para a próxima…
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
fdsr990
***
Mensagens: 244
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Localização: Torres Novas - Portugal
Contacto: Sítio web

Pedro obrigado pela ajuda.

Onde costumo ver mais é no Vale de Alvorão, lá há algumas, só numa manhã vi três.

Eu as vezes costumo fotografa-las, qualquer dia meto umas fotos aqui no forum.
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com

Voltar para “Aves de Rapina / Aves de Presa / Cetraria e Falcoaria”