Avatar do Utilizador
fdsr990
***
Mensagens: 244
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Localização: Torres Novas - Portugal
Contacto: Sítio web

Águia Real

Neste tópico vou-vos falar sobre algumas espécies de aves de rapina, que retirei do livro sobre Aves de Rapina.

Águia-real
Aquila chrysaetos

Características: é uma águia grande. Plumagem castanho-escura, só a cabeça e anuca são entre castanho-claro e o amarelo-dourado. Cauda branca, com ampla faixa terminal escura. Ponta do bico negra e garras amarelas. Íris escura e castanho clara. Com a idade, a cauda fica cada vez mais escura. Plumagem de cor idêntica em ambos os sexos. A fêmea é maior que o macho; 75-78 cm, 3000-6000 g.

Voo: a silhueta de voo da águia-real caracteriza-se por umas asas compridas mas não demasiado largas, que vão estreitando à medida que se aproximam do corpo; primárias marcadamente digitadas, cujas pontas aparecem algo curvadas para cima, cauda comprida levemente arredondada. Como todas as águias, estica muito a cabeça ao voar. A águia-real prefere planar a grande altura, podendo descrever círculos no ar durante várias horas seguidas, aproveitando sempre as correntes térmicas ascendentes. Encolhe ligeiramente as asas ao descer.

Distribuição: Europa e Ásia, América do Norte até ao México, Norte de África até ao Sara. Na Europa Central, só nos Alpes e Cárpatos, mas também nas planícies do Norte e do Leste da Europa, assim como na América do Norte.

Habitat: áreas arborizadas muito variadas, encostas e paredes rochosas da alta montanha, onde caça de preferência por cima do limite florestal.

Vocalização: emite um «yiee» ou «yil-yik» como a águia-de-asa-redonda, não é muito loquaz, são poucas as ocasiões em que é possível ouvi-la.

Alimentação: grandes mamíferos até ao tamanho de um jovem veado ( nos Alpes preferem marmotas ), aves até ao tamanho do tetraz e, no Inverno, também carniça.

Período de Criação: na alta montanha nidifica em superfícies rochosas e, nalguns casos, em árvores. Ocupam repetidamente ninhos antigos, que melhoram e ampliam. Um casal possui normalmente vários ninhos, nos quais alternam a criação ao longo dos anos. A construção é feita por ambos. Põem 2 ovos entre Março e Maio, incubaçao de 43 a 45 dias. As crias permanecem 63 a 70 dias no ninho. Quase sempre, a fêmea incuba e o macho alimenta-a. Os casais conservam-se unidos durante toda a vida.

Comportamento: a águia-real captura as suas presas ou partindo de um ponto de vigia, ou precipitando-se inesperadamente sobre elas. As presas pesando até 5 kg são transportadas para o ninho, as mais pesadas são devoradas no própio sítio onde foram apanhadas. As aves adultas são sedentárias, permanecem durante todo o ano perto do seu local de criação. As jovens vão de um lugar para o outro até se converterem em sedentárias depois de terem criado pela primeira vez.

Jurgen Nicolai

Se tiverem mais alguma dúvida é só dizer :wink:
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com
webrp
Mensagens: 2
Registado: terça, 24/mar/2009, 16:58

Nao tenho dúvidas, mas informo que estas águias reais são já reproduzidas em cativeiro em Portugal, no âmbito de projectos para reintrodução da espécie em Portugal. Podem ver mais pormenores aqui:
http://webrp.org/weblog/36-a-1o-aguia-r ... la-iberica
www.falcoaria.net - Fórum sobre falcoaria e cetraria
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Boas.
tinha eu cerca de 16 anos quando avistei um casal que passou muito perto de mim na Serra da Malcata.
Este casal criava lá na Reserva da Malcata num escarpado enorme muito perto de Espanha, são aves magnificas de um porte e silhueta espectacular.
Já tive o prazer de ter uma ave destas pousada na minha mão.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Garcia
Mensagens: 10
Registado: terça, 10/mar/2009, 15:59
Localização: Lourinhã

Águia-real

Olá a todos!

Deixo aqui umas fotos de crias de Águia-real, estas tiradas na Vila falco com Sr. Eduardo Cabral que as cria em cativeiro tal como o webrp já disse.

E já agora dar os meus parabéns ao webrp pelo fórum www.falcoaria.net e
pela página falco www.vilafalco.com/pt , que desde já convido todos os amantes das aves a visitar!

Bem aja!

Nuno Garcia

http://www.flickr.com/photos/accipiter_ ... 3404137202

http://www.flickr.com/photos/accipiter_ ... 3403628299

Voltar para “Aves de Rapina / Aves de Presa / Cetraria e Falcoaria”