ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Formigário

Boas
Aqui à já uns tempos depois de ver um documentário muito interessante sobre formigas , comecei a pesquisar um pouco sobre formigários. Como tenho terrário e aquário facilmente me fascinou a ideia de um formigário. Como não achei nenhum site que me ajudasse com as duvidas mais básicas , decidi construir assim um pouco á toa. Cconclusão , o terrário funciona, comecei com uma rainha e umas 10 obreiras e já tem crias mais ovos etc... O problema é que errei na espessura e então elas tendem a "esconder-se" e os caminhos não ficam visíveis , que é o mais giro de se observar.
Agora vou fazer um formigário ainda maior com duas placas de acrílico para meter na parede tipo quadro , mas vou fazer ultra fino para ver os caminhos, a camara onde a rainha trata das posturas etc.
A minha dúvida é : Como fazer a colónia mudar-se de sítio, e então venho aqui perguntar se alguém percebe disto..
Já ouvi dizer que tenho de ligar o formigário novo ao velho com um tubo , e depois aquecer o velho para elas se sentirem desconfortáveis e mudarem-se para o novo. Mas tenho medo de fazer essa operação pois tenho ovos , mais formigas "nascidas" e tenho receio de não se moverem para proteger as crias. Basicamente o problema é que não queria perder a rainha , porque não percebo muito disto e foi muito difícil conseguir apanhar uma
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: Formigário

é uma ideia interessante e diferente
Lembro me de ser mais novo e apanhar umas formigas grandes e pretas la nos montes
e colocar las em frascos de tofina com areia e ver las a criar uma "colônia"
ver os tuneis todos..
agora quanto a sua duvida nao o consigo ajudar
nao pesco nada disso
mas será que as formigas nao são como as abelhas? Elegem uma nova Rainha?
penso que é assim que funciona, mas nao sei


Também ja experimentei com um casal de grilos
e o meu maior espanto foi um dia chegar ao aquário e ver aquilo infestado de pequenos grilos
:D
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Formigário

Nao percebo muito mas a rainha é que mantem a colonia viva. As minhas sao dessas grandes e a rainha é muito maior. Gostava mesmo de as conseguir mudar

Voltar para “Tertúlia Social”