Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
***
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Fogo na Amazónia

Boa tarde,
Gostava de partilhar convosco apenas mais um artigo sobre o quão importante é o chamado já muitas vezes de "pulmão verde" do planeta.
A floresta Amazónica continua a arder, a uma velocidade estonteante, a estação seca ainda nem sequer atingiu o seu pico, e entretanto só agora passado dias e dias é que se começam a ver algumas medidas para tentar conter o fogo...
Acredito que se poderia ter feito muito mais e muito muito antes...

Segue abaixo um artigo para quem tiver curiosidade de saber, segundo dados da investigadora Dra. Erika Berenguer, o quão nocivo é desprezar-se a situação que está acontecer, deixar a Amazónia arder!
Acho que apenas ontem, Jair Bolsonaro, aprovou uma medida baseada em usar recursos militares, financiada em 8,5 M€ e que tem o intuito de acabar com as maiores frentes... Peca por tardio...

Link:
https://www.google.com/amp/s/ciclovivo. ... sta/%3famp
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Fogo na Amazónia

Boa noite.
Não deixo de dizer algo do que se está a passar que devido à ganância de uns quantos, estão a meter o Planeta Terra em perigo de extinção. Por incrível que pareça, isto tem tudo a ver com a guerra económica entre os americanos e chineses em virtude do aumento das taxas comerciais dos americanos face a produtos chineses, estes estão a retaliar a não comprarem a soja americana, ora é sabido que a soja é o principal produto americano comercializado com os chineses. Face a isto, os chineses disseram a Bolsonaro que ficavam com toda a soja do Brasil que é o segundo maior produtor mundial mas que é na maioria destilado para ser misturado no gasóleo (biodiesel), vai daí, Bolsonaro esfregou as mãos de contente e deu autorização aos fazendeiros para alargarem as fazendas destruindo a floresta e assim poderem produzirem o dobro de soja com o intuito da exportação para a China e assim os chineses colmatarem a perca do comércio com os americanos.
O problema ainda é mais grave porque esta soja é transgénica e onde é semeada nada mais nasce durante anos. Alvitram por aí que é para aumentarem as explorações de gado mas não é verdade, pois as explorações de gado bovino no Brasil e que é o maior produtor mundial, estão todas localizadas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Pantanal e arredores) que é onde os solos são férteis, já o solo da Amazónia só é fértil a uns escassos centímetros devido á decomposição das folhas das arvores seculares e hás poeiras do Deserto do Saara que todos os anos passam por cima da Península Ibérica, atravessa o Oceano Atlântico e são captadas pela floresta Amazónica, daí precisarem constantemente de novas terras para o cultivo da soja.

Um abraço, Ferreira
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Fogo na Amazónia

Realmente esta situação é vergonhosa, o pior é que fazem isto à descarada e está tudo bem.
Mas a culpa é "nossa", se elegemos bolsonaros, trumps, boris, etc (pessoal que tem todo a mesma escola) agora temos que levar com as consequências. Eu já estou por tudo, a sociedade tornou-se demasiado fútil/idiota, acho que a única forma de aprenderem é levarem com as consequências, quando levarem com as cheias, furacões, demasiado calor/frio, doenças, etc, pode ser que acordem. Já vai é ser tarde.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Fogo na Amazónia

É tudo uma questão de dinheiro e política. No meio disto tudo , quem mais vai sofrer as consequências no imediato com os incêndios são os povos indígenas da floresta Amazônica e as varia espécies animais , que em muitos casos só existem nessa floresta. Quando a cultura é pouca e a ganância muita os mais fracos é que mais sofrem . Cumprimentos , José Marques .
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Fogo na Amazónia

O problema é que não limpam a floresta..........ahahahahahahaha. É cada disparate. E os interesses dos produtores de soja (ligados a multinacionais americanas)? E os interesses dos americanos na Amazonia, que há mais de 100 anos tentam convencer os brasileiros a venderam-lha? E os incêndios em Portugal que se destinam a desertificar o pais, para depois vir uma lei que obrigue os proprietários (muito pequenos) a cultivarem e cuidarem ou então são expropriadas e passam para o Estado. Que depois serão vendidos a multinacionais poderosas que "eucaliptazarão" o pais a seu belo prazer, pois serão donos de tudo?
E que dizer da proibição do plástico, para ser substituído por papel, que tornará os países produtores do mesmo, em desertos verdes, onde não há vida? É que o papel vai ser o negocio dos próximos 40 anos. Se têm duvidas entrem numa floresta de eucaliptos (ou outra monocultura intensiva) e vejam a vida nessas florestas....não há vegetação, o chão portanto não tem cobertura vegetal, não há "manta morta", não é alimentado. Vai ficando estéril a pouco e pouco. Como não há vegetação, não há animais, aves, insetos, enfim, vida. É isto que vai ser o futuro depois do plástico; plástico que é nocivo e com o qual agora nos aterrorizam. Mas a solução será melhor? Não se deixem manipular, pensem um bocadinho, caguem nos "cientistas". A realidade está a nossa frente, não são precisos "cientistas".

Voltar para “Tertúlia Social”