farrusco
Mensagens: 2
Registado: terça, 14/jun/2011, 14:38

Aves do Anexo I - CITES

Boas.
Em 1 de Janeiro de 2017 os papagaios cinzentos africanos passaram a figurar no anexo I do Cites e como pequeno criador destas aves tenho algumas dúvidas.
Em conversa com o ICNF sei que todas as aves desta espécie a partir de Janeiro de 2017 carecem de certificado I Cites sendo que por isso cada ave nascida terá que ter um certificado individual quando da sua cedência.
Isso envolve alguns problemas pois algumas aves são cedidas entre os 2/3 meses sendo pouco provável que mesmo que se solicite os certificados assim que as aves nascem, que na altura de as ceder , estes estejam já emitidos pelo ICNF, pois a sua emissão é demorada normalmente.
Foi-me comunicado que os progenitores licenciados com certificados do anexo IIB manterão esses certificados, não havendo necessidade de as alterar.

A outra questão é por exemplo:

Cedo um bebé do anexo I a um particular.
Já me foi dito que este, para além de ter que alterar a titularidade do certificado para o seu nome tinha obrigatoriamente que se registar como criador.

Isto é verdade?
É que de vários criadores tive respostas diferentes.
Há quem me garante que sim e quem me garanta que não.

Alguèm me pode ajudar?

Cumprimentos para todos!
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Aves do Anexo I Cites

Olá, quando comprei as minhas roselas, contactei o ICNF e disseram que bastava apenas a licença de porte (ainda não tenho intenção de fazer criação com elas).
São do anexo IIB mas acho que o mesmo se aplica a si.

Pelo próprio nome da licença, acho que nem fazia sentido ser obrigatório para ter uma ave.
farrusco
Mensagens: 2
Registado: terça, 14/jun/2011, 14:38

Re: Aves do Anexo I Cites

imlovinit Escreveu:Olá, quando comprei as minhas roselas, contactei o ICNF e disseram que bastava apenas a licença de porte (ainda não tenho intenção de fazer criação com elas).
São do anexo IIB mas acho que o mesmo se aplica a si.

Pelo próprio nome da licença, acho que nem fazia sentido ser obrigatório para ter uma ave.
Boas.
Sim...do anexo IIB é assim, eu sei porque já cedi várias aves, mas estas estavam neste anexo (IIB) do cites.
Como passaram para o anexo IA e eu nunca tive aves deste anexo tenho esta dúvida sustentada nas informações contraditórias dos criadores que referi, ambos bastante conhecidos e habituados a aves do anexo IA.

Mas obrigado pelo fedback.

Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Aves do Anexo I Cites

Contacte os homens por email.
Se e quando responderem (estou a espera de respostas desde outubro 2016) as respostas sao vinculativas (pelo menos deveriam ser e no minimo podem servir para aliviar algum aperto)

Por telefone se he atenderem 5 pessoas diferentes vai ter 5 respostas diferentes.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
casacadeferro
***
Mensagens: 175
Registado: domingo, 07/fev/2016, 19:31

Re: Aves do Anexo I Cites

cable-man Escreveu:Contacte os homens por email.
Se e quando responderem (estou a espera de respostas desde outubro 2016) as respostas sao vinculativas (pelo menos deveriam ser e no minimo podem servir para aliviar algum aperto)

Por telefone se he atenderem 5 pessoas diferentes vai ter 5 respostas diferentes.
O melhor é enviar outro mail, eu mandei um mail a fazer uma pergunta no dia 17 deste mês e na quinta feira já tinha a resposta.

Cumprimentos
João Gordo

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia, Avicultura, Ornitofilia”