Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

II CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E CLUBES ORNITOLÓGICOS

Caros amigos,

Porque poderia passar despercebida, permitam-me transcrever, em espaço próprio, a mensagem colocada noutro local deste fórum:
Tenho acompanhado com vivo interesse todo o debate, que se arrasta de há longa data de resto, em torno da problemática do futuro da Ornitologia portuguesa.

Em 2004, quando surgiu a associação de que faço parte (AOA, para quem se quiser dar ao trabalho: http://aoa.no.sapo.pt), propusemo-nos de imediato, realizar um Congresso que debatesse os problemas da ornitologia nacional e que apontasse novas pistas para o futuro.

Assim sendo, em 2005 realizámos o I CNACO – CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E CLUBES ORNITOLÓGICOS, que aflorou a problemática da ornitologia. Então, na mensagem de abertura do mesmo, referimos o nosso firme propósito de repetir a iniciativa de dois em dois anos, pelos que entre 5 e 7 de Outubro de 2007, se realizará o II CNACO (http://cnaco.no.sapo.pt).

Ora, pelo debate a que temos estado a assistir em diversos espaços deste nosso fórum, nunca antes foi de tão singela oportunidade a ocorrência de tal evento. Este II CNACO terá como tema: «Que Ornitologia para o futuro?» e pretende debater com todos os criadores nacionais todas as problemáticas relacionadas com a nossa área de acção: a problemática das federações; o modelo ornitológico para o país; Juízes em Ornitologia; Legislação; Relações com o Estado; Estatuto do Criador; Criação de Espécies Autóctones e tudo o mais que o contributo empenhado dos participantes determinar.

Para isso, uso esta «pública forma» para apelar (em nome da comissão organizadora do II CNACO) à participação empenhada de todos os colegas de fórum: não só para que nele participem, mas que o divulguem pelos restantes colegas.

Queremos reunir no II CNACO todos os criadores portugueses: do norte, do sul, do este, do oeste, das ilhas, da diáspora, mas também as suas estruturas representativas: FOCIP, FONP e FPO (a ordem é meramente alfabética!), bem como a COM-P, às quais endereçámos convites de participação e cuja presença aguardamos de forma expectante certos que estamos que estarão interessadas em debater com os criadores nacionais os diversos problemas da nossa ornitologia e, com eles, descobrir soluções para o futuro.

Queremos também reunir no II CNACO os clubes e associações, através dos seus órgãos directivos.

Queremos um espaço onde se possa discutir abertamente, sem constrangimentos. Por isso, criámos na grelha horária do II CNACO o espaço para o «grande debate», mas queremos também elaborar documentos de trabalho para aprovação em Congresso e apresentação às entidades oficiais e, por isso, criámos o espaço para os «grupos de trabalho».

A presença na Presidência de Honra dos Ministros do Ambiente e da Agricultura, dá-nos a oportunidade ímpar de apresentar as nossas ideias sobre a necessidade de um estatuto do criador e da regulamentação do decreto-lei 49/2005.

A cobertura, já garantida, pelas diversas estações de televisão e media escritos, dá-nos a visibilidade necessária junto do grande público.

Estamos certos que a entidade organizadora (a Associação Ornitológica do Alentejo), por não se encontrar filiada em nenhuma das federações actualmente existentes reúne os critérios de imparcialidade e independência necessários a um evento deste tipo e pode modestamente contribuir para um novo impulso à ornitologia nacional.

Se vai ser um grande ou um pequeno evento, somente depende de nós todos, sem excepção. Gastamos muito do nosso tempo pelos fóruns. Criticamos aqui e acolá. Queremos mudar isto e aquilo. Temos muitas e boas ideias. Pois bem, é chegada a altura de as passar à prática; de as apresentar em documentos de trabalho escritos, votados e aprovados. O II CNACO não se faz contra ninguém, mas sim por todos… para que as nossas ideias e sugestões sejam ouvidas e validadas e que possamos responder à questão básica do Congresso: «Que ornitologia para o futuro?».

Conto convosco!
Leote Paixão


Página do evento: II CNACO - CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E CLUBES ORNITOLÓGICOS (http://cnaco.no.sapo.pt)
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Caro senhor Leote

Efectivamente julgo que é importante reunirmos em congresso, a fim de podermos ouvir o que os criadores portugueses realmente querem. No entanto julgo que a ideia de congresso entre associações e clubes, vai dar continuidade ao problema que até agora impera. Os clubes irão estar presentes representados pelos seus directores que mais não são dp que aqueles que até hoje têm decidido o que fazer na ornitologia portuguesa. O problema vai continuar, pois a voz daqueles que sentem na pele as atrocidades que têm sido feitas à ornitologia, ou seja os criadores, não vão ser ouvidos.

Na minha opinião julgo que dever-se-ia permitir a participação dos clubes mas também dos criadores, possibilitando também a estes a hipótese de intervirem.

Outra questão será o aspecto vinculativo do debate. Como pensa fazer para dar número à vontade das pessoas? Vai haver votação de propostas? Quem poderá votar? Quem poderá apresentar propostas a votação?

E uma última questão ... acha que a FONP, FPO, FOCIP e COM-P vão estar presentes?

No entanto força. Vamos em frente ... pior do que fazer algo que possa não ser vinculativo é não fazer nada.

Tem todo o meu apoio e garanto a presença do Clube Ornitófilo Ribatejano e de mais alguns criadores que poderei mobilizar.

Um grande abraço e parabéns pela iniciativa

AJSilva
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Desculpe lá mas ...

Acabei de ver a página oficial do congresso e ... retiro o que disse. Não posso concordar com as verbas que estão a ser praticadas, uma vez que valores desses já não são para prestar um serviço à ornitologia mas sim para ter lucro.

Além disso há outro factor com que não posso concordar. Se vão fazer um congresso nacional, em que o objectivo é a participação massiva dos criadores portugueses, e ouvir a sua opinião, porque razão os sócios da AOA pagam menos? Será que também aqui vai haver portugueses de 1ª e outros de 2ª?

Os senhores organizaram o 1º congresso como lhe denominaram, mas não foi o 1º. O 1º foi no Entroncamento e os participantes só pagaram as suas refeições.

Outra coisa que acho que poderá fazer com que não existam muitos participantes será o facto de ocupar 3 dias. As pessoas têm actividade profissional e não podem despender desse tempo. Além de que se fizermos um congresso objectivo e somente sobre os problemas da ornitologia um dia será suficiente.

Se queremos fazer um serviço em prol da ornitologia, volto atrás no que disse anteriormente, e já não estou disposto a participar nesse congresso. Mas mantenho o que disse ... arranjo local sem custos para organizar um congresso SEM FINS LUCRATIVOS.

AJSilva
vilardemouros
***
Mensagens: 134
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:59
Localização: Povoa de Varzim, Portugal
Contacto: Sítio web

Caro Sr Leote Paixao

Agradeço-lhe que retire, logo que lhe seja posssivel, qualquer menção à Federação Ornitologica Nacional Portuguesa (FONP) e à COM-Portugal de qualquer iniciativa que pretenda levar a efeito, nomeadamente nos sites Internet por si criados ou dirigidos.

As entidades acima referidas não lhe deram nem a si nem à instituição a que V. Exa preside qualquer autorização para que o seu nome figurasse em qualquer site, nem em qualquer comissão de honra ou outras.

Assim em nome do respeito e consideração e da correcção de procedimentos, agradeço se abstenha de envolver as entidades acima referidas em projectos para os quais não foram consultadas.

obrigado

Carlos Fernando Ramôa
Membro da DIrecção da FONP e COM-Portugal
Carlos Fernando Ramôa
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caro AJSilva,

Antes de mais, obrigado pela dúvidas que levantou, pois estas podem ser comuns a outros colegas de fórum e assim esclarecem-se logo:

1. PREÇOS: Transparência acima de tudo...
Estadia no Hotel Íbis: 25,00 €/pessoa x 2 = 50,00 €
Refeições: PEQUENO-ALMOÇO: 5,00 €/pessoa x 3 = 15,00 €
Refeições: ALMOÇO: 10,00 €/pessoa x 3 = 30,00 €
Refeições: JANTAR: 10,00 €/pessoa x 2 = 20,00 €
Despesas com material de congresso: 12,00 €/pessoa
CUSTO REAL: 127,00 €
CUSTO PAGO PELO PARTICIPANTE (31/7): 80,00 €
DIFERENCIAL SUPORTADO PELA ORGANIZAÇÃO: 47,00 €/ pessoa.

Como vê não dá lucro, não é feito pelo ou para o lucro, mas sim com a singela finalidade que tem: «Que ornitologia para o futuro?». Não se esqueça que na própria página do CNACO, se refere que a taxa inclui tudo o que atrás foi descrito.

2. DIFERENCIAÇÃO DE TAXAS: O asterisco colocado junto dos associados da AOA, remete para o texto que diz: «não inclui alojamento». Em proporção os associados da AOA suportam uma «fatia» de despesa superior aos demais participantes. Como vê... «todos iguais, todos diferentes» ...

3. NUMERAÇÃO DO CONGRESSO: Embora não me pareça importante se é o I, II, III ou o M, desconhecia que já tinha havido outro CNACO, antes do I, mas se também já tinha havido outro CNACO antes do primeiro realizado... então este é o terceiro... o que só piora as coisas pois quase três congressos depois... continua tudo na mesma, ou pior! Quanto, novamente, aos pagamentos... o meu amigo pode vir e optar pela opção sem alojamento... e mesmo sem comida... fica três dias de congresso e só paga: 10,00 €.

O nosso mal (eu incluído, claro está!) é que muitas vezes organizamos uma coisas, às quais damos o nome... daquilo que elas realmente não são. Ele há congresso, debates, reuniões (formais e informais), simpósios e por aí a fora...

4. DURAÇÃO DO CONGRESSO: Antes de mais como acontece com tudo o resto na nossa vida, os participantes podem vir durante os 3 dias, 2 ou somente 1. A data foi escolhida porque dia 5 de Outubro é feriado (sexta-feira), 6 de Outubro, é Sábado (a esmagadora maioria das pessoas não trabalha) e dia 7 é Domingo. Logo, os participantes podiam juntar o útil ao agradável e tirar três dias para virem passear com a família, por exemplo.

Congressos de uma dia, nunca os vi (provavelmente lacuna minha!), mas neste mundo tudo é possível. Abordar a problemática da ornitologia portuguesa num só dia, com pessoas a chegar até às 10h00 e a abalarem a partir das 17h00, seria uma tarefa, no mínimo inócua.

Espero que o tenha podido esclarecer de forma correcta e que tenha sido capaz de lhe demonstrar que efectivamente esta, como todas as actividades que realizamos têm por objecto a qualidade e não o lucro!

Portanto, esperamos poder contar com a sua presença.

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caro Sr. Carlos Ramôa,

Quando foi lançado o projecto do II CNACO (há escassos dias), a equipa organizadora teve o cuidado de endereçar à FONP e à COM-P, das quais V. Exa. é membro de direcção, uma súmula da actividade, bem como o convite formal expresso para que, dentro da liberdade da sua opção de acção (obviamente!), nomeassem um elemento para a comissão de honra e outro para a vice-presidência da mesa do congresso. De seguida, colocámos a mensagem no fórum e foi activado o website. Este contacto foi efectuado para os e-mails das respectivas entidades e podem sempre ser reproduzidos, se for caso disso, a atestar os contactos institucionalmente efectuados.

Ora, em nenhum local do website oficial do II CNACO se refere que este é feito em parceria com, com o apoio de ou com o aval de... todas as entidades que foram convidadas para o evento, figuram nos espaços para as quais foram convidadas, sem que isso implique outra relação que não essa: de convidado para... Como sabe, é uma prática corrente em todas as actividades deste tipo, cá... e no resto do planeta!

Do mesmo modo, quando refere que as entidades em causa «não foram consultadas» é porque, provavelmente, não tem conhecimento dos e-mails que lhes foram enviados, caso contrário saberia que foram consultadas (conforme prova em nosso poder!), só que em vez de responderem pelos canais apropriados, deliberaram sobre a matéria (pelos vistos sem ter lido os e-mails, respectivos), ao que presumo em reunião de direcção de cada uma das entidades e optaram por dar uma resposta pública a um e-mail, que não leram (pelos vistos!), enviado institucionalmente pelos canais apropriados e que, como tal, merecia uma resposta, qualquer que ela fosse, pelos canais normais. Parece que quanto a correcção de princípios estamos conversados!

Teremos todo o gosto em remover a menção às entidades que mencionou, logo que recebamos pelos canais apropriados a respectiva escusa de participação.

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão
vilardemouros
***
Mensagens: 134
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:59
Localização: Povoa de Varzim, Portugal
Contacto: Sítio web

Muito obrigado pela atenção Sr. Leote Paixão.

Ainda bem que compreende a situação.

melhores cumprimentos
Carlos Fernando Ramôa
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caros colegas,

De modo a tornar de maior facilidade de leitura as «taxas» a liquidar no II CNACO, informo a todos que estas foram já desdobradas de modo a facilitar essa mesma leitura.

Chamo igualmente a atenção para a qualidade e importância do mini-cursos já disponíveis para congresso.

Cumprimentos,
Leote Paixão

----------------------------------
AOA: (http://aoa.no.sapo.pt)
CNACO: (http://cnaco.no.sapo.pt)
----------------------------------
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

O preço em si não é relevante, e muito menos o princípio de ser pago, é normal para qualquer congresso ou acção formativa, uma das razões porque eu acho que vai pouca gente aos colóquios é precisamente porque são de graça. E de resto o actual esquema de preços até está mais razoável.

O que a mim me interessa não é a “discussão” sobre a ornitologia nacional, não me parece que se resolva nada no CNACO, mas já que se vai fazer uma coisa em grande e vão haver palestras e mini cursos sobre vários temas, com um bom painel o investimento pode justificar-se, fico portanto á espera do programa detalhado
Pedro Ramalho
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Pedro121 Escreveu:...vão haver palestras e mini cursos sobre vários temas, com um bom painel o investimento pode justificar-se, fico portanto á espera do programa detalhado
Eu idem
Cumprimentos
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

II CNACO

Boas,

Somos 3 pelos vistos.
A questão agora cai na escolha e no programa mais completo.
Concordo com o Pedro, qualquer sessão de formação/colóquio é, por norma, paga. A formação custa dinheiro, um bom orador custa dinheiro, e isso tem que ser pago.
Agora percebo e concordo com o Silva, acho que estamos a misturar duas coisas diferentes e ai tenho dúvidas se será a melhor opção. Aliás eu e o Pedro já tinhamos falado à uns anos, ainda na universidade, do interesse de organizar um colóquio/congresso dentro destes moldes, embora menos extenso.
A questão dos 3 dias sem dúvida será um impedimento, mas isso compete a cada um decidir se assim é ou não, tal como o preço.

Ou seja misturar a parte técnica/formativa, num evento deste tipo com a parte associativa/organizacional parece-me um erro. Percebo a intenção, mas não vejo que produza resultados. Se o objectivo é analisar a situação das instituições então devem ser estas a participar e discutir entre si. E os criadores? Bem a mim pedem-me que vote, não que esteja na Assembleia da República... Concorde-se ou não e por muito deturpado que o sistema possa estar actualmente.

Estar a dizer aos criadores, para participarem eles, assumindo-se no papel de associações é quando a mim um precedente complicado. Faria sentido que, os criadores apresentassem de forma organizada uma petição a ser analisada pelas associações num evento/encontro entre estas. Assim não vejo grande relação e possibilidade de sucesso. Além de que a maioria dos criadores queixa-se de tudo e todos mas na altura de fazer alguma coisa não está lá.

Na parte técnica, aguardo, se os temas forem aliciantes não vejo porque não participar.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: II CNACO

AvilandiaPT Escreveu: Além de que a maioria dos criadores queixa-se de tudo e todos mas na altura de fazer alguma coisa não está lá.
Exacto, se se tivesse tomadas medidas logo de base não estaríamos aqui a falar do assunto, e não se tomaram porque falou-se, falou-se, mas…
Pedro Ramalho
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Só para dar uma achega ao ninguém faz nada.

Acham que vale a pena tentar fazer alguma coisa?
Sabem quantos mails chegaram ao endereço da federacaounica@gmail.com de pessoal a oferecer-se para colaborar com essa campanha?

NENHUM!!!

Acham que o meu trabalho valeu de alguma coisa?

A J Silva
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

ajsilva Escreveu: Acham que vale a pena tentar fazer alguma coisa?
Acho que vale a pena continuar a tratar das minhas aves e a preocupar-me com elas, a única razão que me leva a preocupar com a questão das federações é o campeonato nacional e o apresentarmos uma frente única perante o governo, porque se não fosse isso...
Pedro Ramalho
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caros amigos,

Continua em bom ritmo de preparação o II CNACO, que espera poder contar com a presença de todos os criadores interessados num EFECTIVO arranque para a mudança da ornitologia nacional... os grandes maremotos começam sempre com pequenas ondas...

A todos renovo o apelo da equipa organizadora para que não faltem.

Actualmente a equipa organizadora está a implementar alteração de estrutura e de pormenor ao II CNACO, que serão publicitadas no website oficial do mesmo.

Entretanto, todos são benvindos numa visita a: http://cnaco.no.sapo.pt.

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia, Avicultura, Ornitofilia”