Em que altura colocam as vossas aves a criar?

Primavera/verão
82%
14
Outono/Inverno
18%
3
 
Total de votos: 17
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Olá a todos.
Nesta coisa dos passarinhos há uma coisa que sempre me fez um pouco de confusão, a maior parte das pessoas criar em Portugal no nosso Outono/Inverno invés da nossa Primavera/Verão.
Eu sei que muitas espécies são originárias de hemisférios diferentes como a Austrália e que as estações estão trocadas e o pessoal segue-se pela estação da origem da ave, mas as espécies mais comuns que já estão há muitos anos na Europa já não estão habituadas às nossas estações?
Sei também que muitos criam no Inverno, mas em quartos com aquecimento, mas não percebo o propósito disso, até porque as aves com uma corrente de ar pequenina vão logo à vida em novos donos.
No meu caso que crio no exterior experimentei os 2 casos e de longe que tenho melhores resultados a criar na nossa Primavera, até porque vejo as aves mais predispostas a criar nessa altura.
E vocês?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Época de criação

Por duas vezes o meu Vet me indicou (sem eu perguntar) que a época de criação começa na primavera.

Eu deduzo que ficou essa ideia geral de que se cria no outono/ inverno porque uma ave nascida no final de 2013, pode ir a expos em 2014 e 2015, e caso o criador até já tenha as anilhas de 2014, ainda lhas coloca e a ave ganha mais um ano de competições. Mas isto sou eu a especular, porque por duas vezes que comprei aves a criadores que competem, calhou a anilha ser do ano que vem.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Obrigado Sofia.
Pena que um assunto destes não tenha muito adesão :roll:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
HugoOliveira86
***
Mensagens: 240
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58
Localização: Almada

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Boas... eu tb ja me perguntei o por que disso ser feito assim. O ano passado so criei no fim janeiro e foi ate julho.

Achei as aves mto mais dispostas a criarem. O problema, e eu vejo assim, para o pessoal que vende e que o importante de facto é o dinheiro, para eles fica dificil aguentar quase metade de um ano até criar. É mais facil adaptarmos tudo a nosso gosto do que nos adaptarmos..
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
thomazzi
***
Mensagens: 61
Registado: terça, 01/abr/2014, 23:08

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Boa tarde, a pouca adesão ao assunto realmente é de pensar!! :o
Realmente tentei que as minhas aves criassem na primavera, mas não deu resultado pelo simples fato de estarem na muda. Acho que elas ficaram stressadas, não sabiam se punham ovos ou mudavam a pena. Mas eu falo de roseicollis. E no caso destes qual a melhor altura pra criar? Eu vendo por necessidade de espaço não posso ficar com todos... :(
Jesus te ama....

Elisabete
Avatar do Utilizador
HugoOliveira86
***
Mensagens: 240
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58
Localização: Almada

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Eu este ano se calhar vou fazer a prova. Um dos meus casais so vai criar na nossa primavera. Thomazzi, eu faço mesmo... infelizmente como todos n posso ficar.
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Mas eu também crio Roseicollis e não tive problema nenhum em criar na nossa primavera/verão, aliás no inverno é que tinha problemas com humidade em demasia e as crias morriam dentro dos ovos, isto porque eu crio no exterior.
Os meus quando estão a criar não entram em muda.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Em relação aos agas pode-se criar todo o ano desde que nao estejam na muda e se faça as 3 posturas máximas por ano. Estão mais que adaptados.
Depois entra ai a questao da Sofia. Se criar em outubro as aves da 1ª e segunda postura estão a modos de levar as expos bem como de criar na proxima época com a descendencia.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Avatar do Utilizador
Pedro Neto
***
Mensagens: 167
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:10
Localização: Loures

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Na minha opinião e experiencia, tenho reparado que mal ouvem as primeiras chuvas ficam malucos. Com caturras, mal caiam as primeiras chuvas os ninhos enchiam!! :shock:
Pedro Neto

----->http://avessaloias.blogspot.pt/<------
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Olá,

Depende das aves em questão... depende da zona de onde são originárias... depende dos factores que as estimulam... depende das condições e mãos do criador...
Já se falou nisto algumas vezes mas no fundo é mais fácil fazer o que nos dizem do que procurar, estudar e pensar um bocadinho.
Para algumas espécies é um pouco indiferentes a época em que criam. Mas nesses casos torna-se essencial o criador saber controlar o ciclo de outras formas. Mas também há espécies que podem cair em contraciclo quando recebem estímulos positivos por um lado (luz/humidade/dieta) mas negativos por outro (luz/temperatura).
Outra coisa interessante é vermos falar e usar alterações do fotoperíodo para espécies de zonas equatoriais adaptadas a variações mínimas do dia/noite.
O primeiro aspecto é considerar se as espécies que se cria são ou não sazonais. Quando se vê na mesma sala e com as mesmas condições espécies tipicas de zonas desérticas, semi-desérticas, tropicais, temperadas tudo ao monte com a mesma dieta discutir épocas de criação adianta pouco.
A Sofia levantou um ponto interessante com a época de exposições. Na minha opinião, o principal deve ser responder em primeiro lugar às necessidades e características das nossas aves e, em função disso, então participar em exposições. Definir uma época de criação para ter aves prontas numa altura que é claramente favorável a canários e outras espécies temperadas sazonais não faz muito sentido.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Era aí que queria chegar Ricardo, o que as pessoas pensam que ás vezes são pormenores é o que faz a diferença.
Convém saber o mínimo sobre as nossas aves.
Mas cada vez mais acredito que a razão de as pessoas criarem de Inverno é por causa das exposições.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Olá,

José, há tanta gente a criar no inverno que não participa em exposições que já não sei o que pensar...
A maioria (e falo de exóticos) acho que cria no outono/inverno porque lhe dizem que sim e pronto.

Cumps,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Pedro Neto
***
Mensagens: 167
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:10
Localização: Loures

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Eu acho que muita gente cria no inverno pelas temperaturas que se fazem sentir no verão o que pode ser fatal para uma fêmea ou cria. E sou apologista que as aves ao "ouvirem àgua" ganham vontade de criar
Pedro Neto

----->http://avessaloias.blogspot.pt/<------
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Época de criação: Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Olá,

Pedro, depende das espécies. Quando falamos de espécies que respondem a estação seca/húmida sim, as chuvas e aumento da humidade são dos factores essenciais para iniciar a reprodução. Espécies desérticas não tanto e respondem sobretudo a abundância de alimento. Espécies tropicais estão-se as tintas para as chuvas pois vivem o ano inteiro com precipitações elevadas e respondem quase sempre a variações pontuais e específicas da dieta. Aliás, a época de pico das chuvas intensas nas regiões tropicais não é particularmente "abundante" e fácil. É o que vem a seguir que lhes interessa. Portanto, espécies tropicais não, espécies desérticas normalmente também não (há algumas excepções). Espécies de transição subtropicais já respondem a uma estação seca e estação húmida mas criam após a estação húmida, não tanto durante a mesma. Além disso, se vamos por essa ideia então por cá (no geral zona temperada) temos dois períodos com inicio de chuvas: outono e primavera. Da mesma forma que o calor excessivo por ser um problema para algumas aves, o excesso de humidade e o frio também matam muitas aves. Se pegarmos numa espécie de uma zona subtropical habituada a criar com 28-30ºC e a metemos a criar com 10ºC no inverno dá quase sempre mau resultado.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”