Aceitaria a Captura de Aves em Portugal nos moldes em que é feita em Espanha

Votação encerrada em domingo, 07/out/2007, 00:30

Sim
48%
15
Não
48%
15
Sem opinião
3%
1
 
Total de votos: 31
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Sondagem-Captura de Aves em Portugal legalizada !!!

Olá a todos

Primeiro que tudo gostaria de salientar que não sou apoiante da Captura de Aves. No entanto gostaria de saber a opinião dos foristas acerca da mesma.

Por tal lanço esta sondagem de modo a saber a percentagem de pessoas que seria a favor da sua Captura em Portugal nos moldes em que é feita em Espanha, em que está provado que são mais os beneficios do que os prejuízos para as aves.

Para tal cito também um comentário meu noutro tópico:

"A mensagem de que todos devemos adquirir aves anilhadas é correcta. No entanto o que prejudica as aves é a destruição do seu habitat (Áreas de alimentação,repouso e nidificação) e para isto ninguém faz pressão ou fiscalização como deve ser. Em Espanha existem associações de captura de aves que ajudam a recensear e identificar as aves do Território e está provado que elas contribuem mais do que o que prejudicam, dado que fazem força para a preservação dos seus habitats, ajudam á deteção e prevenção de fogos, ajudam a prevenir a sua captura furtiva e intensiva e ainda fazem com que a sua reprodução em cativeiro alimente o mercado dado que as capturas são regulamentadas e só podem ser usadas para reprodução pelos capturadores e nunca para comércio directo. Só podem ser capturadas aves novas e nunca reprodutoras.

Em Portugal faz-se o contrário, destroi-se habitats, não se faz nada contra a captura intensiva e furtiva, não existem elementos suficientes para deteção e prevenção de fogos, e não se deixa reproduzir estas espécies em cativeiro contribuindo para ainda mais caça ilegal.

Resumindo e concluindo este é um País não faz nada para resolver o problema pela raiz e depois vai punir alguns coitados que só têem meia duzia de pássaros que adquiriram ou capturaram por não ter onde os comprar legais.

Com isto não apoio a captura de aves, mas sim defendo quem as tem por não ter meios de adquiri-la de outra maneira.

No entanto neste momento penso que estando anilhada ou não, em Portugal é Ilegal mantê-las em cativeiro por isso anilhadas ou não quem as tem é considerado criminoso aos olhos da lei
."

Penso que este tópico poderá ser um tópico quente pelo que além de votações também espero muitas opiniões; contra e a favor.

A votação terá um limite de 15 dias.
Cumprimentos
Jaime Simões
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Sondagem "Captura de Aves em Portugal legalizada !!

Boas
Jaime, permite-me dizer que não concordo com a forma como colocas a questão!
Por vários motivos.
pintas1977 Escreveu:Por tal lanço esta sondagem de modo a saber a percentagem de pessoas que seria a favor da sua Captura em Portugal nos moldes em que é feita em Espanha...
Seria necessário que todos os foristas que participassem conhecessem os moldes em como se passa em Espanha, o que não sei se acontece.
pintas1977 Escreveu:... No entanto o que prejudica as aves é a destruição do seu habitat (Áreas de alimentação,repouso e nidificação) e para isto ninguém faz pressão ou fiscalização como deve ser.


Penso que não será bem assim. Basta passares no site da SPEA, por exemplo. É certo que se destroi muito habitat. Mas também se vai protegendo alguma coisa.
pintas1977 Escreveu:... Em Espanha existem associações de captura de aves que ajudam a recensear e identificar as aves do Território e está provado que elas contribuem mais do que o que prejudicam dado que fazem força para a preservação dos seus habitats, ajudam á deteção e prevenção de fogos, ajudam a prevenir a sua captura furtiva e intensiva e ainda fazem com que a sua reprodução em cativeiro alimente o mercado...


Cá também, e com trabalhos realizados em muitos pontos, desde os Açores, Madeira, Paul do Boquilobo, Paul da tornada, Sapal de Castro Marim... e N locais. A única diferença é que não fazem a criação em cativeiro para alimentar o mercado.
pintas1977 Escreveu:... Em Portugal faz-se o contrário, destroi-se habitats, não se faz nada contra a captura intensiva e furtiva, não existem elementos suficientes para deteção e prevenção de fogos, e não se deixa reproduzir estas espécies em cativeiro contribuindo para ainda mais caça ilegal.


Sim, efectivamente prejudicamos os habitats, mas não com as capturas, vou mais para o lado do uso e abuso de pesticidas...
Conheces o projecto desenvolvido para consolidar a população do Priôlo (Pyrrhula Murina) nos Açores? E o exito que alcançou?
A parte dos fogos, não comento pois tenho uma opinião própria e não quero ferir sensibilidades.
pintas1977 Escreveu:...Com isto não apoio a captura de aves, mas sim defendo quem as tem por não ter meios de adquiri-la de outra maneira.
Penso que isso não é assim tão linear. Eu também não condeno quem as tem. Parece-me que somos livres. Mas permite-me a comparação, se eu quiser ter uma TV plasma, como não tenho possibilidade de a adquirir legalmente, tenho o direito de a capturar????
pintas1977 Escreveu:No entanto neste momento penso que estando anilhada ou não, em Portugal é Ilegal mantê-las em cativeiro por isso anilhadas ou não quem as tem é considerado criminoso aos olhos da lei
Criminoso é muito forte! Nem todos os "não cumprimento da lei" são crimes, também há infrações, mais ou menos graves. Na minha opinião não considero que ter um pintassilgo ou dois seja um crime, é uma infração. E depois, não deviamos ir a 50 e passamos a 60 numa localidade e na maior parte das vezes não somos multados.
pintas1977 Escreveu:Penso que este tópico poderá ser um tópico quente pelo que além de votações também espero muitas opiniões; contra e a favor.

É para isso que o Forum serve, para debater ideias, e quanto mais quente mais discussão, o que é salutar... desde que a malta não se ofenda uns aos outros...

Cumprimentos
Carlos Felicio
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Tal como diz o Carlos era preciso eu saber em que moldes é feita a captura de aves em Espanha. Não sei.
Sou por princípio e por convicção contra a captura de aves selvagens. Por isso voto "não".
Só seria a favor em circunstâncias muito especiais e com um objectivo muito bem definido que o justificasse, tipo salvar uma espécie em vias de extinção, ou algo do mesmo género.

Cumprimentos,

Dolfo
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Boas,


Eu sou contra, simplesmente porque sei que em Portugal isso não iria funcionar... Fico um pouco triste com a realidade do nosso país, mas cada vez mais me convenço que em todas as áreas tudo funciona mal e existem sempre panelinhas e interesses por trás.

Acho que a nossa lei sobre a captura e criação de aves é completamente desajustada da realidade por ser completamente generalista.

Compreendo que seja proibido capturar pintassilgos. Mas então e os pardais, ou mesmo melros. Será que precisam desse tipo de protecção?

A proibição de criação de aves de fauna europeia é também muito estranha. É certo que havendo criação de aves a procura por aves capturadas tem que diminuir, quanto mais não seja por haver mais oferta.

Outra coisa que não faz sentido é que a captura de aves neste momento está como o aborto até há pouco tempo, "é proibido, mas pode-se fazer. e o que acontece? nada!"
Pelo menos aqui no Porto, toda a gente sabe onde e a que horas encontrar uma série desses caçadores furtivos a vender pintassilgos.

Será que a polícia não sabe? Se calhar apesar de estarem a 10 metros dali são as únicas pessoas no Porto e não saber disso... Se houvesse vontade era fácil enviar um agente à paisana e apanhar uma série deles em flagrante a comercializar estas aves.

Cumprimentos,
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Bem, eu sou totalmente contra qualquer captura de aves de uma espécie que seja reproduzida de forma estável em cativeiro.


Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Bem, eu sou totalmente contra qualquer captura de aves de uma espécie que seja reproduzida de forma estável em cativeiro.


Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Bem, eu sou totalmente contra qualquer captura de aves de uma espécie que seja reproduzida de forma estável em cativeiro.


Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

boas tardes
Em 1º lugar gostava de dizer que ja capturei aves, mas ja ha algum tempo que não o faço, pois desinteressei-me de ter aves de bico direito, dado pensar que nao tenho as condições necessarias para as manter.
Com isto deixo ja a minha opinião acerca da captura de aves. Acho que quem conseguir reproduzir um certo ambiente que se assemelhe ao maximo ao habitat natural não deve ser punido.
Acho tambem muito interessante a frase do nosso amigo Miguel Isidoro- "Bem, eu sou totalmente contra qualquer captura de aves de uma espécie que seja reproduzida de forma estável em cativeiro. "- gostava que alguem me explicasse como se pode estar a reproduzir de forma estável uma ave em cativeiro se antes disso ela nao tenha sido capturada??? Se nao fosse possivel a captura de aves como tinhamos em nossas casas os belos papagaios, roselas, ring necks, etc, etc
Depois existe a historia das anilhas para garantir que as aves sejam criadas em cativeiro e nao capturadas. Eu se quiser vou a uma oliveira, vejo um ninho de pintassilgo com crias pequenas, vou lá, ponho umas anilhas e deixo os pais continuarem a criar as crias com o método que toda a gente conhece. Se tiver a sorte dos pais nao rejeitarem as crias tenho ali uma ninhada que passa por criada em cativeiro e é selvagem...
Com isto quero dizer que deviam ser criadas regras bem especificas, mas nunca evitar a 100% as capturas, pois é a captura que permite que uma espécie comece a ser reproduzida em cativeiro e mais tarde posso ser exportada legalmente para outros paises. Deste modo o nº de exemplares da espécie aumenta e esta torna-se mais adaptável a outros ambientes podendo evitar-se assim muita extinçao. Vou dar o exemplo do conure de peito cinzento que pelo que um criador que visitou Espanha me disse, esta já a tornar-se praga no país vizinho.
Espero ter deixado clara a minha opinião
cumprimentos
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Caro Ereira,

"Acho tambem muito interessante a frase do nosso amigo Miguel Isidoro- "Bem, eu sou totalmente contra qualquer captura de aves de uma espécie que seja reproduzida de forma estável em cativeiro.gostava que alguem me explicasse como se pode estar a reproduzir de forma estável uma ave em cativeiro se antes disso ela nao tenha sido capturada??? ",

Não percebo muito bem qual a dúvida.

Se a espécie for criada de forma estável cá ou noutro país, não devem ser permitidas capturas porque são desnecessárias.

Se a espécie não for criada de forma estável então as capturas controladas são a única maneira de tornar a sua criação estável para posteriormente não terem de ser capturadas.

"Com isto quero dizer que deviam ser criadas regras bem especificas,"

Mas lá está, que regras bem especificas? Como bem frisou, nem o sistema das anilhas é 100% seguro...

"mas nunca evitar a 100% as capturas, pois é a captura que permite que uma espécie comece a ser reproduzida em cativeiro e mais tarde posso ser exportada legalmente para outros paises."

Aqui é que não percebo: porque não proibir a 100% as capturas quando a espécie já for criada de forma estável?
Há pelo menos 1 exemplo flagrante de que se podem criar aves em grandes quantidades e exporta-las sem se recorrer a capturas: a Bélgica.
Até 1996 (ou 95, não me recordo) era permitido capturar aves, existindo quotas de captura anuais por região e por espécie que se podia capturar.
Os criadores tiveram consciência de que as capturas não seriam permitidas sempre e portanto empenharam-se na criação. Quando as capturas foram totalmente proibidas as espécies já eram criadas de forma estável. Hoje a Bélgica é o que é, sem capturas...

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Isidoro
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Espanha captura de aves autoctones

:D Ola a Todos!

Em Espanha região da Andaluzia,pelo que sei a captura de aves é so permitida a título excepcional para algumas espécies de fringilídeos (Verdilhão, pintassilgo e pintarroxo). Nem todos os métodos de captura são permitidos. Existe um numero máximo de capturas diário, e ter nas gaiolas mais de 10 pássaros capturados, os excedentes acima dos 5 mencionados deverão ser libertados no final da captura. Os pássaros usados para chamar devem estar anilhados,não podem ser cegos ou mutilados, è proibido o uso de cassetes ou outros dispositivos que reproduzam o canto ou chamamento. As épocas de captura são uma no Verão fim das criações e outra no Outono entre Outubro e Novembro. O numero de saídas é de 20 no máximo e o Clube Ornitófilo deverá registar os dias em que as capturas se irão efectuar, as saidas deverão ser validadas com um selo, rubrica e carimbo do clube com data.

Cada clube devera enviar aos seus sócios os locais onde é permitido fazer capturas conforme normativa da Conserjería de Medio Ambiente.

Todos Silvestrista com autorização para capturar será obrigado a participar anualmente em concursos de Silvestrismo que forem organizados pelo seu clube, e também tera de assistir e participar obrigatoriamente na solta de aves.

As normativas para captura de aves autóctones variam de conforme as comunidades autónomas. Ou seja não são iguais em toda a Espanha.


Cordiais cumprimentos a todos, :)
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Isto é o que está previsto. Certo?
A realidade da Andaluzia é um pouco diferente disto.
Efectivamente eles têm as capturas previstas e autorizadas, mas passam-se coisa ainda piores que cá.
E só estão autorizadas em moldes diferentes das outras regiões porque existem zonas onde por exemplo os pintassilgos ocorrem ás centenas. E não tenham duvidas que as capturas são básicamente de pintassilgos, que são vendidos não só a criadores, mas também a particulares, em qualquer loja ou mercado.
Em Huelva por exemplo em quase todas as varandas de qualquer bairro, existe uma gaiola com um pintassilgo. Acham que são comprados a criadores? Eu tenho a certeza que não.

Cumprimentos
Carlos Felicio
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

captura de aves em Portugal

Boa Noite

Este tema è um pouco complicado ,Respeito tudo o que foi dito.
Capturar aves para mim tem duas maneiras de ver.
1-capturar para tentar criar em casa digo sim, mas no caso dos pintassilgos so se consegue ao segundo ano de cativeiro.
2-capturar para se fazer negoçio e andarem a viver à custa dos passaros digo NÃO ! NÃO ! NÃO porque aquilo que se ve na feira do Porto e outras feiras è uma vergonha , ao domingo são centenas de pintassilgos em estado depluravel , de mil passaros vendidos nem cem conseguem vingar,tudo derivado a falta de condições e alimentação adequada.
3-controlar no Algarve as casas que vendem os passarinhos fritos que apanhom de tudo .
Armando Moreira falas dos Espanhois pois esse sestema poderia ser aplicado em Portugal para bem de todos.
Miguel Isidoro conheçes do que se faz aqui na Belgica mas
tambem à capturas de aves ilegais ate chegom ao cumolo de anilhar as aves com anilhas oficiais e passarem por serem criadas em cativeiro.

Comprimentos

Manuel Marinho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Curioso :?

Constato que neste momento existem 12 votos, dos quais 7 contra e 5 a favor.

No entanto, e isso é que é no mínimo curioso, é que se bem entendo (e corrijam-me se estiver errado) todos os posts dos que até agora deixaram mensagem, são pelo "não".
Então e os 5 que votaram "sim", não têm nada a dizer?

Seria interessante saber porque votam "sim". Num debate todos têm o mesmo direito de exprimir as suas opiniões, e não há que recear assumi-las! O facto de haver opiniões contrárias talvez trouxesse um pouco de sal e pimenta ao tópico.
Se só os que votam "não" se exprimem, parece que estamos todos de acordo, quando na realidade o resultado da votação mostra que não é bem assim.

Cumprimentos,

Dolfo
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá a todos

Tal como eu previa o assunto já ficou quente. No entanto gostaria de frizar que neste momento o não ganha apesar de pensar que muitas pessoas votaram não por desconhecer os Moldes em que a Captura é feita em Espanha. Talvez também por culpa minha, que resumi muito na minha primeira interferência, no entanto o Armando já deu mais uma ajudinha e se alguém mais quiser colaborar para informação de todos agradeço.
Mais informo que os Moldes variam de Região para Região pelo que eu tinha tentado ser um pouco Generalista na Apresentação da Sondagem.

Em maior parte das Regiões tem que se aderir a um Clube e conhecer as regras. Todas as capturas que são seleccionadas e limitadas tal como o Armando referiu são apresentadas nos Clubes para identificação e anilhamento a fim de não haver duvidas em relação aos Furtivos. Os Clubes Colaboram também no Recenseamento e controlo das Populações das aves e fim de tentarem perceber se algo as está a afectar e se não estão a ser prejudicadas.

Em Portugal não tenho conhecimento que haja tal controlo.

Agradeço futuras informações e esclarecimentos :wink:

E força, leiam o tópico e votem a seguir :wink:
Cumprimentos
Jaime Simões
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Dolfo Escreveu:Boas,

Curioso :?

Constato que neste momento existem 12 votos, dos quais 7 contra e 5 a favor.

No entanto, e isso é que é no mínimo curioso, é que se bem entendo (e corrijam-me se estiver errado) todos os posts dos que até agora deixaram mensagem, são pelo "não".
Então e os 5 que votaram "sim", não têm nada a dizer?
Concordo plenamente Dolfo, também gostaria de ouvir as opiniões de quem votou no sim.
Cumprimentos
Jaime Simões

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”