Aceitaria a Captura de Aves em Portugal nos moldes em que é feita em Espanha

Votação encerrada em domingo, 07/out/2007, 00:30

Sim
48%
15
Não
48%
15
Sem opinião
3%
1
 
Total de votos: 31
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

NunoSantos Escreveu:Boas,
Pedro121 Escreveu:Diz-me só uma coisa, eles tem anilha de criador ou não?
Uma coisa, ouvi à tempos, não sei se foi aqui, ou noutro site, que existem pessoas que anilham as aves silvestres nos ninhos e depois ficam com estas, isto da anilha garante alguma coisa?

É que isso também é captura e caso o individuo não seja apanhado, as aves passam a estar com anilha de criador, o que é meio caminho andado para legalizar uma ave, certo? Ou estou a fazer uma grande confusão?!?! :?
A anilha para as aves nacioinais não garante nada, precisamente porque é possivel anilhar aves em estado selvagem
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Manuel,

Mas a captura é sempre, ou quase sempre, ou na imensa maioria dos casos, para negócio!
Mesmo que isso passe pela criação!

Dolfo
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,
No nosso pais é proibido ter aves autóctones
A propósito do que disse o Nuno, e que é o que tenho ouvido dizer, ainda hoje um criador me disse que em Portugal se pode ter aves da fauna nacional, desde que devidamente legalizadas com CITES!

Em que ficamos?

Cumprimentos,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: A propósito do que disse o Nuno, e que é o que tenho ouvido dizer, ainda hoje um criador me disse que em Portugal se pode ter aves da fauna nacional, desde que devidamente legalizadas com CITES!

Em que ficamos?

Dolfo, até parece que não foste ao ultimo coloquio da AAP.
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Pedro,
Dolfo, até parece que não foste ao ultimo coloquio da AAP.
Fui, e por isso mesmo faço a pergunta! Porque o que hoje me disseram (e aliás em privado digo-te quem mo disse, porque vocês até se conhecem) não corresponde à ideia com que eu tinha ficado.

Mas devo admitir que também não assimilei tudo, até porque como sabes o meu interesse por aves (a ter e/ou a criar em cativeiro) resume-se aos psitacídeos, de modo que o resto ás vezes passa-me 1 pouco ao lado :oops:

Dolfo
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Pedro,
Bruno, peço desculpa, mas tu não tens papagios cinzentos? eles não foram capturados na selva? Se es contra, porque é que os tens??????????
Nós neste tópico tamos a falar da captura de aves , não em África, América do Sul, Ásia... Porque senão isso dava pano para muitas mangas!

Já outro membro aqui falou disso, como se estivesse a querer dizer que o pessoal dos psitacídeos também tem culpas no cartório, ou "quem tem telhados de vidro...". Mas as coisas não são assim tão lineares!

Toda a gente sabe que TODAS as aves que existem hoje em cativeiro, a certa altura tiveram de ser capturadas na natureza, senão não havia criação delas em cativeiro!

Eu próprio tenho 1 massarongo não anilhado, que muito provávelmente terá vindo de África nos tempos em que ainda havia importação.
Mas bom:
-1º, não fui eu que o capturei
-2º, nem sequer o comprei numa loja ou a um criador, e ainda menos a 1 "capturador"
-3º, a ave estava ao abandono + completo que se possa imaginar, quem a tinha só lhe dava girassol (e mais nada!), não havia qualquer interacção com o animal
-4º, a pessoa que a tinha só queria desfazer-se dela e ofereceu-ma

Pergunto: fiz mal em tê-la aceite? Foi um crime? Uma infração? Devia tê-la entregue ao ICN para a matarem e a darem de comer a outras aves (como ouvi mencionar no Colóqui a que fizeste referência)?
Ou devia tê-la solto, sendo que Portugal não é o habitat natural dela e que acabava ou por morrer à fome, ou por ser capturada, ou para ser revendida, ou por alguém que ia continuar a alimentá-la com girassol?

Acho que não!
Acho que a salvei dum triste destino, quer tivesse ficado com a pessoa que a tinha, quer a tivesse entregue ao ICN!

Agora é 1 ave feliz, interage, come do melhor... acho que lhe saiu a sorte grande!

Cumprimentos,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: Nós neste tópico tamos a falar da captura de aves , não em África, América do Sul, Ásia... Porque senão isso dava pano para muitas mangas!

Dolfo
Eu nunca estive a falar só das aves Portuguesas, sempre estive a falar sobre a questão das capturas de um modo geral, basta veres o meu 1º post

Não aceito que se se seja contra as capturas das aves nacionais mas se aceite que se capturem aves noutro paises

A tua linha de argumentos em relação ao massarongo é valida, mas muitas vezes argumentos semelhantes são usados em relação aos pintassilgos, e de resto a prisão pode ser dourada mas continua a ser uma prisão :D
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Pedro,
Não aceito que se seja contra as capturas das aves nacionais mas se aceite que se capturem aves noutro paises
Pessoalmente sou contra as capturas aqui como em qualquer outro lado, também creio que já o disse mais acima nete tópico.

Mas só acho que neste tópico nos devíamos, dentro da medida do possível, limitar ao tema do tópico.
Bem sei que ás vezes não é fácil, aliás a prova são estes últimos posts :)
A tua linha de argumentos em relação ao massarongo é valida, mas muitas vezes argumentos semelhantes são usados em relação aos pintassilgos, e de resto a prisão pode ser dourada mas continua a ser uma prisão :D
Tá bem, se me pagares a viagem eu levo-o de volta para África :lol:
Ou então solto-o no teu quintal, a ver se não o apanhavas :lol:

Dolfo
Blintina
***
Mensagens: 74
Registado: quarta, 24/jan/2007, 20:45
Localização: Leiria

Boas!

A minha resposta á pergunta da sondagem também é não. No entanto, não acho que se deva aplicar a mesma bitola a todos os casos.
A fauna é diferente em cada local, e cabe (ou devia caber) às autoridades competentes a analise da população existente em cada local e o estudo do possivel impacto das capturas.
Se em Portugal julgo não haver quantidade nem diversidade suficiente para que sejam permitidas capturas, também temos o exemplo da Indonésia, em que após a proibição da captura, as Galahs se tornaram uma peste para os agricultores e estes, como não as podem apanhar, colocam venenos escondidos para as matar e assim conseguirem alguns resultados da sua actividade.
Não seria neste local preferivel que fosse criadas quotas de captura ao invés de proteger afincadamente as aves, mesmo quando estas se tornam autenticas pragas?
Tiago Ramos
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Captura de indigenas

Bruno,

Sem colocar em causa a legalidade dos papagaios, uma questão é e legalidade (têm registos, documentos, CITES, ainda bem), outra coisa é a coerência!! É que se têm anilha fechada, de cirador, então sim serão aves nascidas em cativeiro, mas não é por estarem registadas que deixam de poder ser aves selvagens!

O curioso é que muita gente não sabe, que existem formas LEGAIS de capturar aves para comércio. Por isso é que, tal como o Pedro, não olho para este assunto apenas sobre as aves indigenas, mas sobre capturas em geral. E não é a questã de concordar ou não, se a nivel mundial se aceita que o comércio existe ao ponto de criar uma convenção para REGULAR esse comércio (e aceitamos que existe uma forma legal de ter papagaios, e afins...), parece-me um bocado incoerente assumir uma atitude diferente para o caso nacional.

Com as aves nacionais, o problema não tem a ver com CITES, mas com outras questões. Ninguém que eu conheça, mesmo lá fora, tem CITES de pintassilgos, mas conheço quem tenha registos oficiais (estatais) de vários tipos de indigenas. São coisas diferentes.
Outro problema em aplicar alguma coisa em Portugal é que normalmente ninguém sabe muito bem como fazer as coisas e seguir as normas.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

BrunoSilva Escreveu:Se a ideia é preservar uma espécie, então, antes da capturar temos outras soluções, como no caso do nosso priôlo açoriano em que não foi necessário proceder a capturas para se preservar essa espécie, pelo contrário tentou-se perceber o porquê do seu desaparecimento e depois resolver o problema.

Notou-se que o seu desaparecimento se devia também ao desaparecimento das plantas nomeadamente o Azevinho e Ginja. Então a solução passou pelo repovoamento dessas mesmas plantas. Pronto questão resolvida, sem ter de se recorrer às capturas e a natureza trata do resto (com uma pequena ajuda)..

Bruno eu segui o assunto do Priôlo e oseu desenvolvimento pelo SPEA, e pelo que me apercebi está provado que a sua "quase extinção" se deveu á destruição do Habitat e não ás Capturas, certo ?
Talvez se houvesse Clubes de Captura e os mesmos Zelassem pela proteção do seu Habitat e fizessem o Recenseamento do numero de aves, o problema não tinha chegado áquele ponto ?
BrunoSilva Escreveu:Quando falam em captura eu apenas a relaciono com o intuito de preservação de uma espécie em extinção, porque tirando isso nem me passa pela cabeça deixar-se capturar aves, para comércio ou mesmo para se ter a ave como animal de estimação em casa. Sou contra isso.

Não me venham dizer que os criadores que capturam aves estão é a pensar na sobrevivência da espécie. Tudo isso é sempre um jogo de dinheiro.

Tudo gira em torno do dinheiro.
Penso que mesmo sem se aperceberem, os Criadores contribuem para a sobrevivência das Espécies das com o Simples acto da Reprodução das mesmas em Cativeiro. Imagine que se proíbia a Caça mas ao mesmo tempo se destrui-a completamente o Habitat, neste caso quem é que tinha Espécimes sobreviventes; seiam os Criadores certo ?

Acho que o problema maior é a destruição do Habitat.

Você diz que tudo gira em torno do dinheiro, e tem toda a razão, os habitats são destruídos por questões económicas e ninguém proibe isso.
Um dos exemplos é a Amazónia que mais cedo ou mais tarde irá desaparecer devido a esses interesses e os unicos exemplares sobreviventes existirão nos Criadores; principalmente os bicos curvos de que tanto se fala neste tópico :lol: .

Cá acontece o mesmo, nimguém se apercebe que o Principal problema é esse e nem tanto a Captura, que permite que as pessoas se apercebam desse problema.
Cumprimentos
Jaime Simões
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Olá

Com o entusiasmo e a rapidez com que os posts foram surgindo, acabei por não revelar o meu voto.

Não votei. Não por não ter opinião, como referi em vários posts, mas apenas por não concordar como a questão foi posta, aliás coisa que referi logo no meu primeiro post.

Como vou estar uns dias afastado, e não tenho a certeza de ter acesso á net, gostava de deixar um abraço para o pessoal e pedir desculpa se não me for possivel continuar esta discussão.

Cumprimentos
Carlos Felicio
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

carlosbombarral Escreveu:Olá

Com o entusiasmo e a rapidez com que os posts foram surgindo, acabei por não revelar o meu voto.

Não votei. Não por não ter opinião, como referi em vários posts, mas apenas por não concordar como a questão foi posta, aliás coisa que referi logo no meu primeiro post.

Como vou estar uns dias afastado, e não tenho a certeza de ter acesso á net, gostava de deixar um abraço para o pessoal e pedir desculpa se não me for possivel continuar esta discussão.

Cumprimentos
Boas Carlos

Admito que o Tópico deveria ter sido colocado de outra forma, no entanto já vai a meio e não é possivel alterá-lo. Este tópico vai servir principalmente para informação e esclarecimentos, dado que muitas pessoas mudarão de opinião e arrepender-se-hão do seu voto.

O DOLFO NÂO :lol: :lol: :lol:
(Brincadeira) Dolfo não leves a Mal :wink:

No entanto e dado que a votação acabará dia 5 ou 6 de Outubro, achava util fazer outra votação depois de todos estarem esclarecidos e nessa altura agradecia a tua colaboração, e a de quem quiser colaborar para formular esse tópico que será considerado "uma prova dos nove".
Cumprimentos
Jaime Simões
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

...dado que muitas pessoas mudarão de opinião e arrepender-se-ão do seu voto.
Pensei que tinha dito mais acima que o tópico não tinha sido criado para as pessoas mudarem de opinião (acho que entretanto editou esse post) !
O DOLFO NÂO
(Brincadeira) Dolfo não leves a Mal


Sempre que for pra melhor, pra evoluir, não tenho nenhum problema em mudar de opinião!
Não é este o caso!
Se mudasse de opinião estaria a regredir, a voltar muito atrás no tempo!

Dolfo

PS: Ah, encontrei o tal post, foi outro que foi editado entretanto (em que fala dos meus bicos curvos, mas como já disse num post recente acho que não se devem misturar as coisas, e devemos restringir-nos ao tema do tópico):
Este Tópico não foi criado com o intuito de mudar opiniões, mas sim de ouvi-las.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Dolfo Escreveu:Pensei que tinha dito mais acima que o tópico não tinha sido criado para as pessoas mudarem de opinião (acho que entretanto editou esse post) !
Disse sim Dolfo, tens toda a razão, e não o editei, o post continua lá tal como está escrito em baixo. E confirmo, o meu intuito era esse.
Jaime Escreveu:Este Tópico não foi criado com o intuito de mudar opiniões, mas sim de ouvi-las.
No entanto acho acho que o tópico por si só não seguiu esse rumo, e leva-me agora a pensar que muitas opiniões irão mudar. Dado que a minha por exemplo, também já está muito incerta :roll: .
As minhas desculpas pela contradição.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Dolfo apesar de seres contra as capturas, agora capturaste-me bem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos
Jaime Simões

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”