sexta, 23/nov/2007, 11:59
Olá,
Bem, eu tenho andado mais que ocupado, dai participar menos. Mas de qualquer forma não vou votar.
Até percebo a posição do Dolfo, até percebo que muita gente esteja "cansada" dessas discussões. Concordo que, infelizmente, algumas pessoas não sabem respeitar o que lhes é oferecido (como este espaço e outros semelhantes) e estragam, insultam, ofendem... Não existe forma de controlar o que alguém escreve. Mesmo os "respeitados" membros podem em qualquer altura desatar a ofender tudo e todos. Os moderadores nada podem fazer senão agir depois de isso acontecer.
Percebo tudo isso. Mas não percebo que aqueles que não o fazem, que não insultam, que não lançam acusações e que falam daquilo que sabem e conhecem sejam impedidos de o fazer. Caso contrário onde pára essa selecção de temas permitidos ou não?? Se eu me cansar de ler sobre canários de cor, posso lançar uma sondagem e, caso "vença", eliminar do fórum tópicos sobre canários? Acho que a ideia pode ser correcta e não tenho dúvidas que pretende melhorar o ambiente e promover o fórum, mas a forma deixa-me algumas dúvidas. Por principio sou contra proibições.
Penso que seria mais lógico que quem não se interessa ou está cansado de debater certos temas, não o faça. Tal como o Miguel referiu, não liga a esses temas. Eu não tenho interesse em fotografia e, sinceramente, acho que esta parte "associativa" é mais relevante para a criação de passarinhos (pelo menos a sério) do que a fotografia. Mas não é por isso que os membros que se interessam devem deixar de ter o seu espaço no fórum. E para os que o querem discutir certos temas será tarefa dos moderadores levar a sério as regras - se um membro não as cumpre, se as suas intervenções não são correctas ou entendem que são uma "promoção pessoal e politica", cortar as mensagens, bloquear ou apagar os tópicos e, caso necessário, expulsar o membro. Ele volta? Possivelmente sim, e se não mudar é novamente expulso...
Porque acreditem que o fórum vai muito bem em relação a outros, bem mais antigos e que ao fim de anos e anos já passaram por várias crises. Vai sempre haver um grupo de pessoas com mais participação, e muita gente a "olhar", vai sempre haver alguém que é menos educado, menos preocupado com as opiniões dos outros, ou que quer simplesmente "estragar". A questão está na forma de lidar com isso sem prejudicar os outros.
Cumprimentos,