Acha que criar aves para fins comerciais compensa???

Sim, até pode ser usado como emprego fixo!
10%
9
Sim, mas só para ganhar uns trocos extra!
48%
44
Não, nem pensar!
42%
39
 
Total de votos: 92
teixeira001
***
Mensagens: 67
Registado: quarta, 13/out/2010, 23:17

Criar aves dá dinheiro?!

Criar aves para venda dá dinheiro????
A questão em que muita gente se debruça quando tenta criar aves para fins comerciais!!!
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Acho que não.
Com sorte e muito empenho talvez faças uns trocos que te ajudem, mas penso que não é por ai que te safas á crise especialmente com estas novas regras dos CITES (mas não entremos por ai).
Falo por mim, mas as aves que tenho é por gosto, e apenas vendo quando tenho em excesso, e costumo ficar com mais do que vendo, -"olha este é muito bonito", mais um para a coleção...
Isto sou eu, certamente que outras pessoas tem experiencias diferentes. :)
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Respondendo a este tópico, penso que não, pode dar para alguns trocos mas nada significativo, falo por mim, porque gosto de oferecer às minhas aves bons tratamentos e bom alimento, e ainda gasto um pouco nisso, ora no final para vender, nao vou vender a uma loja ao preço que a loja vende, claro que eu acho que a ave vale isso, mas eles ficam sempre a ganhar e eu compreendo, portanto, vendo porque nao tenho mesmo espaço para mais.

Cumprimentos
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Falando por mim a resposta é afirmativa, CRIAR AVES DÀ DINHEIRO. Infelizmente não mo dá a mim, mas sim aos fornecedores e às lojas onde eu gasto rios de dinheiro em acessórios, suplementos e alimentação para as minhas aves ;)
Em suma, falando por mim, criar aves dá muito dinheiro, mas não é ao gajo que as cria…hehehe!

Os revendedores de aves também devem safar-se, a julgar pelo número cada vez maior de ‘importadores’ que se deslocam ao estrangeiro buscá-las para as revender. Mas lá está, para quem as compra custam um dinheirão, mas para ganhar um gajo que as vai buscar à Belgica ou à Holanda e ao lojista que lá as vende (às vezes já comprador a um revendedor), o criador disso só recebe migalhas.

Excepção feita talvez a 'criadores' quase industriais, em que a venda em quantidade talvez dê para amealhar qualquer coisita, e que em paralelo até acumulam outras actividades comerciais ligadas à ornitologia que lhes proporcionam gastos mais baixos na sua propria criação e proveitos acessórios da venda de outras coisas a nível de acessórios, alimentação, etc.
Avatar do Utilizador
FischersAlgarvios
****
Mensagens: 333
Registado: domingo, 01/fev/2009, 19:50
Contacto: Sítio web

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Boas,

Eu aqui diria que para a grande maioria dá quanto muito para as despesas da criação e pouco mais!

No entanto o tipo de ave que se cria dará ou não Lucro, suponho que quem cria papagaios ou araras ou outros que são vendidos a preços altos tenha lucro, quase certo, a procura deste tipo de aves não é por pessoas com pouco dinheiro para investir, mas sim de alguém que quer um pequeno luxo.

No meu caso até hoje prejuizo não tenho tido, mas lucros no sentido da palavra também não, felizmente tem dado para as despesas , no entanto adivinha-se cada vez mais dificil o escoamento das aves, e isto porque muito boa gente meteu-se nisto pensando que criar aves dava dinheiro, encheram-se de aves, criaram , desiludiram-se porque não vendem como pensavam e inundam o mercado a preços baixissimos , desvalorizando as aves e prejudicando quem cria a sério, dificultando o escoamento do excedente e consequentemente o possivel lucro\beneficio.

Hoje quem vende a bom preço, obriga-se a ir a exposições, ganhar para ser conhecido e ter prestigio e poder vender aves a um preço decente ( não ao preço que valem).
Se não ganha é só mais um no mercado que poucos ou nenhuns conhecem, e vende para lojas ou revendedores a preços baixissimos só para pagar a despesa pelo menos, e quando vende em casa e pede o preço que valem ainda tem que ouvir alguns mal habituados e informados sobre o valor real das aves dizerem que são um pouco caras ( aposto que isto é familiar a muitos).

Enfim , eu crio por gosto, crio para expor , tento ter as melhores aves, dou-lhes o melhor que posso e tentarei sempre vende-las ao preço justo , mesmo sabendo que nem sempre é possivel.

cumps,
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Votei na segunda ,se fõr fauna ,dá bastante tendo em conta que um casal de majors pode atingir os 400 ou 500 euros ,ou mais ,assim dá e sobra ,numa postura de cinco ,dá dinheiro ,agora tem que se ver á a taxa de sucesso nestas criações ,canários dentro de raças finas ,consegue-se uns bons trocos ,psitácideos ,julgo que é o que dá mais ,qualquer puto quer um piriquito ,caturra ou rosycolor ,vende-se melhor ,não digo dum ano pró outro ,mas a longo curso dá qualquer coisa ,dá pra gastos e compra de novas aves e instalações ,pra enriquecer ou fazer de emprego ,só mesmo aviários com os seus pássaros e produtos .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Bom, primeiro que tudo não são "estras", mas sim "extras". Cuidado ao escrever, principalmente em público.

Quanto ao assunto em si, concordo plenamente aqui com o amigo do passaril real. Se isto dá dinheiro a alguém, é ao pessoal das rações e acessórios. Desde o aumento do número de importadores, que os preços têm desabado, dada a quantidade de aves a circular no nosso mercado interno. É o espelho da nossa economia. Importamos bastante e não exportamos praticamente nada. Logo o défice é grande e a massa que circula internamente, vale cada vez menos.

Não quer dizer com isto que não tenhamos aves excelentes, pelo contrário, os resultados lá fora demonstraram cada vez mais que Portugal é um crescente em qualidade. Porém, esses resultados não são espelho do mercado.

Há 10 anos poderia realmente compensar a criação. Actualmente, o panorama não permite. Para compensar a criação tem de haver escoamento dos excessos. Esse escoamento tem dois sentidos: ou outros criadores, ou público geral (com ou sem intermediários). O público em geral, em tempo de crise, corta logo em primeiro lugar nos bens não essenciais. Os criadores, cada vez menos, ainda vão comprando alguma coisa, quando a qualidade é realmente boa, ou quando se tratam de aves/mutações menos comuns. Tudo o resto vai "pingando" ao sabor das oportunidades e das margens que o mercado dá.
Depois ainda há o acréscimo em tudo o que são consumíveis, ou seja, rações, papas, etc., seja pelo aumento do IVA, seja pelo aumento dos cereais.

Concluindo, quem faz vida disto sabe melhor do que ninguém que as coisas estão difíceis. Quem consegue ter as contas equilibradas, também sabe que tem de fazer uma gestão racional, para assim as conseguir manter. Quem não tem tira qualquer rendimento disto, não se precisa de preocupar, pois a situação não mudará :D.
Imagem
ruben
Mensagens: 24
Registado: domingo, 07/jan/2007, 15:35

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Não podemos dizer que "Criar aves dá dinheiro" todos nós sabemos que uma boa alimentção, e boas condições para as nossas aves procriarem com sucesso, temos alguma despesa, por vezes com as crias que viemos tirar não cobre, aquilo que gastamos, mas para quem cria nao cria é só por gosto e um pequeno hobbie.

Se quiser mos ter qualidade temos que disponibilizar algum dinheiro para ter essa tal qualidade, então como já alguém disse, para isso temos que levar nossas aves exposição, para ser reconhecido pelo que seja pela qalidade que dispomos no nosso plantel, mas quando se vende alguma ave nunca é o preço que ave vale, depois se vamos pedir muito dinheiro "dissem ha outros que fazem mais barato" nem sequer sabe a qualidade nem origem, só que também nos custa dinheiro, e muitos anos de selecção.

Ora se analisar mos bem todos sabem, numa loja tanto faz ser de qualidade ou fraco, razoavel desde seja especie que querem pagam nos uns trocos e já está aqui sim vemos que dá dinheiro.
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Acho que aqui há que distinguir as pessoas que têm meia ou uma dúzia de casais, como a maioria dos amadoristas, dos criadores ao género de “aviário de criação de galinhas”. O criador amador não ganha dinheiro, de certeza absoluta, e àqueles que dá para os gastos só tenho a dizer que lhes invejo a sorte! É que ou eu sou muito maluco (se calhar sou) mas lá em casa o que entra pela venda de aves, sai em triplo pela aquisição de tudo o que eu acho que lhes faz falta. ;)
Graças a Deus, ainda nunca precisei de contar com o dinheiro da venda de aves para a manutenção deste meu hobby, senão bem tinha já acabado com ele. Só com a aquisição das baterias Terenziani, tinha de vender muuuuuitas aves, e bem levava uns anitos, para ter aquilo ‘amortizado’….hehehehe!
teixeira001
***
Mensagens: 67
Registado: quarta, 13/out/2010, 23:17

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Só uma coisa isto nao sou eu que quero viver a custa das aves...

Pois foi um formador meu que quando eu disse que crio aves... ele perguntou logo se isto dava dinheiro!!! :mrgreen: :D :) :o :lol: 8)
Avatar do Utilizador
Nélio Clemente
*****
Mensagens: 939
Registado: sexta, 25/jun/2010, 22:46
Localização: Ourém/Fátima

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Eu sempre ouvi dizer que, ave de bico nunca fez um homem rico :mrgreen:
Criador de agapornis fischeris/personatas
STAM DK67

http://umundodecor.blogspot.pt/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Olá,

Tópico curioso...
Não tenham grandes dúvidas que pode dar dinheiro. Não digo que faça alguém milionário, mas pode perfeitamente ser uma forma de vida.
Em Portugal não temos muito essa noção, mas existem algumas pessoas que o fazem e vivem da criação de aves. Podem não dar nas vistas, por um motivo ou outro, mas é viável.
O problema é que, nesse caso - profissional se quiserem - essa actividade não é vista da forma que um criador "amador" a vê.
Diria que, para a grande maioria das pessoas, dá mais depesa (e muito mais) que receita. Para alguns a coisa anda ela por ela. Poucos conseguem tirar uns trocos, estes são normalmente criadores já mais conceituados que valorizam bem melhor as aves que criam. E para uma pequena minoria é realmente uma boa fonte de rendimento. Na verdade até há quem possa pagar a empregados para trabalharem por eles...
Mas que os há, há. Há quem troque de carro com o dinheiro das aves. Quem compre e construa instalações consideráveis, garagens, casas... Mas também lhes exige MUITO trabalho!

A questão que se coloca é que são muitissimo reduzidos os casos em que essa actividade foi pensada de raiz e estruturada como investimento rentável. Normalmente vai crescendo, corre bem, cresce um pouco mais... Também não é correcto pensar que lá porque alguém ganha dinheiro a criar aves, as trata mal e não lhes dá as melhores condições. Esse é um principio da produção animal - pesar os prós e contras de algumas práticas. Não pendurar todos os dias uma rodela de cenoura na gaiola não é tratar mal as aves!

Além disso manter uma actividade de criação de aves que seja rentável ao ponto de se viver dela exige MUITO trabalho, instalações, investimento. Mas o principal problema, quanto a mim, é que exige tempo, presença do criador. Isso vem pura e simplesmente da dimensão. É fácil perceber que para isso funcionar tem que se ter alguma dimensão. Tratar de 200 casais não leva o mesmo tempo que 10, por muito boas instalações que se tenha (proporcionais ao investimento). Um casal de aves de topo não custa o mesmo, 50-100-200 casais de aves de topo, ou bom nível, então... mas as crias também não se vendem ao mesmo preço! Por outro lado o mercado pode não absorver 300 aves de alto nivel a alto preço.
O principal factor de sucesso é perceber o mercado e criar algo interessante. Isso até podem ser espécies comuns como periquitos, agapornis e mandarins se se encontrar a posição correcta no mercado. Claro que espécies mais interessantes e caras comem o mesmo e vendem-se melhor, mas não serve de nada criar 100 aves XPTO a 300eur/cada se ninguém as comprar! Isso é um dilema, que nem todos percebem.

Não é só o valor de investimento. Vamos assumir uma espécie com ciclo anual, relativamente rápido e venda mais ou menos fácil (haja preço). Aves de qualidade aceitável, assumindo que se tem possibilidade de negociar aos preços correntes de mercado em quantidade.
100 casais deverão dar 600 crias/ano (média algo conservadora, por baixo, para espécies comuns). Assumindo um preço médio de revenda de 12,50*600 = 7500eur/ano. Não é nada de especial. Claro que algumas aves valerão mais!
Mas as contas não se fazem só assim... É preciso contar com despesas (2250eur/ano), mais trocos menos trocos. Mas não podemos vender os 600, alguns morreram pelo caminho, é preciso ficar com novos reprodutores, etc...
Dos 600, teremos na verdade 500 para venda (6250eur-2250=4000eur). E não estou a considerar as despesas "legais", impostos, segurança social, etc etc...
Apesar de não parecer, tudo isto pode ser planeado num estudo de viabilidade e acreditem que é viável (e conheço pessoas que o fieram e fazem), com várias espécies e alternativas, mas não é fácil.

Na minha opinião o tempo livre é o principal obstáculo. A maioria das pessoas trabalha, tem um rendimento desse trabalho. Até pode decidir investir, reunir o capital, criar instalações para 100 ou 200 casais, compreender o mercado, ter jeito, juntar todas as condições para começar a criar aves de forma profissional. Mas depois quem trata delas no espaço de 1-2 anos até começar a estabilizar a produção? Isso foi pensado? Pode suportar funcionários? Têm capacidade? Tem experiência/conhecimento para compreender os planos de selecção/reposição? É capaz de aplicar principios técnicos de maneio? É que a certo ponto estamos a falar de uma produção profissional. Deixa de ser brincadeira. Mas digamos que sim, tem tudo isso. Chega o maior problema: Pode deixar o emprego para trabalhar a tempo inteiro nas suas aves? Por muito que acredite no seu projecto, é uma decisão difícil. 99% dos casos não o pode assumir. E como em qualquer produção animal, existem riscos, anos melhores e piores. Apesar de com boas práticas se conseguir atenuar as diferenças e estabilizar produção, existem imprevistos. Além disso, algumas pessoas têm um jeito natural para criar, outras uma falta de jeito natural.

Resumindo, é possível, sem dúvida viver da criação de aves. Mas para isso é preciso analisar e preparar muito bem o projecto antes de começar. Analisar muitas possibilidades, ter aocmpanhamento técnico adequado (financeiro, produção, veterinário) e perceber que é uma actividade muito diferente da criação por "hobby". Exige muito trabalho e dedicação e tem alguns riscos. Possivelmente arriscava-me a dizer que para o conseguir era capaz de ter de se perder parte do gosto por criar passarinhos.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Ótimo comentário ,reflete bem este tema ,concordo com a finalização de que tirar aves em série a paixão desta arte espaira-se um pouco e se pensa exclusivamente em conseguir viver deste hobbie ,é certo que dá enorme trabalho pra se ter sucesso ,concordo que se deve ganhar euros ,pois muito se empata ,o dinheiro não cai do céu e á que atenuar os custos com essas vendas ,penso mesmo que fulcral para a continuação e evolução ,o problema põe-se é quando não á canalização das aves por parte de aviários e retalhistas ,não á saída ,queixo-me frequentemente com os preços altos ,nomeadamente aves da fauna de cativeiro ,mas por vezes ponho-me a pensar nesses criadores que partem a cabeça ano apôs ano ,no sentido de melhorarem ,é complicado sim senhor ,aí teem todo o meu respeito ,isto afinal não é só contos de fadas e á que fazer dinheiro prara colmatar tempo, despesas ,etc ,a paixão já é coisa que nunca se paga ,quando vemos a partir uma bela ave por poucos euros e o trabalho que nos deu ,aí dou a mão á palmatória,por outro lado vendemos aves por exemplo a aviário e eles avançam pró dobro ou triplo ,ou seja pagam mal as aves aos criadores ,penso que é um abuso e desrrespeito por quem cria ,mais vale vender a particulares ,sabemos que entregamos a quem tem a mesma paixão e que serão tratadas como até então vinha sendo ou melhor ,sem contar com umas possíveis trocas ,que também é dinheiro ,um belo tópico que nos faz pensar muito e muito ,a vida custa e de que maneira .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Avatar do Utilizador
Aves Matos
Mensagens: 46
Registado: segunda, 07/jun/2010, 18:24
Localização: Portugal
Contacto: Sítio web

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

O criador amador ganha dinheiro? Bem, a minha opinião é SIM.

Criador de fauna europeia ganha muito dinheiro, modo de vida, fazer vida, alguns SIM.

Atualmente vender pintassilgos mutados com ou sem papéis "cá entre nós é negócio da china"

A aprocura é maior que a oferta.

Matos
Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes..
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
klaudio.aves
Mensagens: 22
Registado: terça, 02/mar/2010, 18:22

Re: Criar aves dá dinheiro?!?!?!?!

Dá dinheiro a quem te um plantel bem definido, em idade de criação!
Pessoal como eu que começou a fazer isto á 1/2 anos não da nem para a despesa pois as aves ainda não criam e podemos contar que nas primeiras posturas nunca são muito rentáveis! Ter, por exemplo, um ring neck a comer 3 anos sem dar frutos também é dificil.

Para vocês, daquelas aves consideradas pequenas (agapornis, mandarins, periquitos, caturras) qual dá mais dinheiro?

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”