Qual acha que deveria ser o esquema da Ornitologia Portuguesa?

O esquema actual?
3%
1
A integração da FOCIP na COM-P?
5%
2
A extinção das 3 federações e a criação de uma única e um único orgão de Juizes?
92%
35
 
Total de votos: 38
Andre Vicente
***
Mensagens: 156
Registado: domingo, 15/out/2006, 19:50
Localização: Entroncamento - Portugal

SACO CHEIO

Estou a gostar so que algumas verdades ainda nao foram ditas,quando houve o campeonato CAMPEOMATO NACIONAL EM SILVES e foram feitos exames para juiz nacional, dos quais em participei ajudando nesses mesmos exames,estou-me a referir a exames para juiz de exoticos, estao todos lembrados quem era o juri, quem estava a fazer exame para juiz nacional, nessa altura, para juiz nacional era o Ramoa e para aspirantes se nao estou enganado era o Tito, Vargas, Ricardo, o juri chegou a brilhante conclusao que tinha que chumbar o Ramoa que ate tinha tido salvo erro 19 valores na escrita, passou o Tito porque de aspirante nunca iria passar porque nao tinha perfil para juiz ( comprou perfil na farmacia e agora ja e juiz de exoticos na FPO) o Ramoa tinha de chumbar pois era do NORTE e as coisas entre ele e o presidente do CPJO nao andavam muito boas, ate que na reuniao dos Riachos o pessoal do NORTE bateu com a porta e abandunou a assembleia do CPJO e formou a federacao do norte e o seu colegio de juizes, o grande juri dessas decisoes era como sabem nessa altura o PRESIDENTE do CPJO, isto tudo nao fui so eu que tive presente pois o Silva tambem estava nos exames,com pessoas assim como e que querem que a nossa ornitologia va para a frente e que haja entendimemto entre sa pessoas,quando tudo e feito conforme as conveniencias de cada um, nao se olhao a meios para atingir determinados fins,isto tudo para dizer se o NORTE se fartou tambem houve pessoas que no sul ficaram de saco cheio, e entao surgiu a FOCIP,tambem por uma assembeia geral da FPO na AZAMBUJA em que foram votadas determinadas vontades do Sr. presidente as quais nao concordamos,so que nessa altura a votacao de certos clubes nao chegava pois antes era tudo manipulado,as ilhas nao vinham como todos sabem devido ao gasto nas viagens e nao so, ficava para votar quem, o COR ,Riachos,Coruche e por ultimo apareceu a AAP, o resto ja sabia como votar antes de entrar para a assembleia, e claro esses nao faltavam,por isso meus amigos deixem trabalhar esta nova federacao ( FOCIP) como o NORTE esta a fazer nao somos nem menos nem mais queremos ter as mesmas oportunidades dentro da ornitologia nacional.
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caros amigos,

Tenho acompanhado com vivo interesse todo o debate, que se arrasta de há longa data de resto, em torno da problemática do futuro da Ornitologia portuguesa.

Em 2004, quando surgiu a associação de que faço parte (AOA, para quem se quiser dar ao trabalho: http://aoa.no.sapo.pt), propusemo-nos de imediato, realizar um Congresso que debatesse os problemas da ornitologia nacional e que apontasse novas pistas para o futuro.

Assim sendo, em 2005 realizámos o I CNACO – CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E CLUBES ORNITOLÓGICOS, que aflorou a problemática da ornitologia. Então, na mensagem de abertura do mesmo, referimos o nosso firme propósito de repetir a iniciativa de dois em dois anos, pelos que entre 5 e 7 de Outubro de 2007, se realizará o II CNACO (http://cnaco.no.sapo.pt).

Ora, pelo debate a que temos estado a assistir em diversos espaços deste nosso fórum, nunca antes foi de tão singela oportunidade a ocorrência de tal evento. Este II CNACO terá como tema: «Que Ornitologia para o futuro?» e pretende debater com todos os criadores nacionais todas as problemáticas relacionadas com a nossa área de acção: a problemática das federações; o modelo ornitológico para o país; Juízes em Ornitologia; Legislação; Relações com o Estado; Estatuto do Criador; Criação de Espécies Autóctones e tudo o mais que o contributo empenhado dos participantes determinar.

Para isso, uso esta «pública forma» para apelar (em nome da comissão organizadora do II CNACO) à participação empenhada de todos os colegas de fórum: não só para que nele participem, mas que o divulguem pelos restantes colegas.

Queremos reunir no II CNACO todos os criadores portugueses: do norte, do sul, do este, do oeste, das ilhas, da diáspora, mas também as suas estruturas representativas: FOCIP, FONP e FPO (a ordem é meramente alfabética!), bem como a COM-P, às quais endereçámos convites de participação e cuja presença aguardamos de forma expectante certos que estamos que estarão interessadas em debater com os criadores nacionais os diversos problemas da nossa ornitologia e, com eles, descobrir soluções para o futuro.

Queremos também reunir no II CNACO os clubes e associações, através dos seus órgãos directivos.

Queremos um espaço onde se possa discutir abertamente, sem constrangimentos. Por isso, criámos na grelha horária do II CNACO o espaço para o «grande debate», mas queremos também elaborar documentos de trabalho para aprovação em Congresso e apresentação às entidades oficiais e, por isso, criámos o espaço para os «grupos de trabalho».

A presença na Presidência de Honra dos Ministros do Ambiente e da Agricultura, dá-nos a oportunidade ímpar de apresentar as nossas ideias sobre a necessidade de um estatuto do criador e da regulamentação do decreto-lei 49/2005.

A cobertura, já garantida, pelas diversas estações de televisão e media escritos, dá-nos a visibilidade necessária junto do grande público.

Estamos certos que a entidade organizadora (a Associação Ornitológica do Alentejo), por não se encontrar filiada em nenhuma das federações actualmente existentes reúne os critérios de imparcialidade e independência necessários a um evento deste tipo e pode modestamente contribuir para um novo impulso à ornitologia nacional.

Se vai ser um grande ou um pequeno evento, somente depende de nós todos, sem excepção. Gastamos muito do nosso tempo pelos fóruns. Criticamos aqui e acolá. Queremos mudar isto e aquilo. Temos muitas e boas ideias. Pois bem, é chegada a altura de as passar à prática; de as apresentar em documentos de trabalho escritos, votados e aprovados. O II CNACO não se faz contra ninguém, mas sim por todos… para que as nossas ideias e sugestões sejam ouvidas e validadas e que possamos responder à questão básica do Congresso: «Que ornitologia para o futuro?».

Conto convosco!
Leote Paixão


Página do evento: II CNACO - CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E CLUBES ORNITOLÓGICOS (
http://cnaco.no.sapo.pt)
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

André

Aquilo que dizes, embora esteja correcto, para quem não conhece a história pode ser interpretado de outra forma.
O que se passou foi o seguinte:
- Em relação ao Tito Loureiro, era eu presidente da comissão técnica de exóticos do CPJO o que se passou foi que o tal senhor que é hoje pres. da FPO e na altura desempenhava o cargo de presidente do cpjo chegou ao pé de mim e do André e disse para chumbarmos o Tito que ele não tinha perfil para Juiz. Na altura eu respondi a esse senhor que se isso era realmente verdade tivesse excluído o Tito antes de ser apresentado a exame, pois eu estava ali para avaliar os conhecimentos técnicos e não para avaliar o perfil pessoal dos candidatos. O Tito fez um exame razoável e como era para aspirante achei em comum acordo com o André, que ele deveria passar pois tinha margem de progressão. O tal senhor não gostou... mas depois como o Tito valia um voto no seio da FPO, pois era presidente do clube da amadora o tal senhor já achou que ele tinha perfil para tudo, até para presidente da comissão técnica de exóticos do CJO. LINDO não é???

- Quanto ao Ramôa o que se passou foi que realmente o mesmo senhor pediu para o chumbar-mos. Nesse exame o júri era constituído por mim , pelo Cabral e pelo tal senhor. No entanto o Ramôa não chumbou por isso, pois eu e o Cabral até lhe demos 3 hipóteses de melhorar o exame. O que se passou foi que o Ramôa além de avaliar mal as aves na prática ainda falhou na designação de uma mutação de diamante de gould. Mas isso acontece e pelos vistos o Ramôa estudou mais um pouco e consegui passar no exame que fiz a seguir no CNJ. Aproveito para lhe dar os meus parabéns e tenho a certeza que o Ramôa sabe porque chumbou. O que ele provavelmente não sabia era das tentativas falhadas do tal senhor para o arrumar.

Um abraço

AJSilva
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Sobre o congresso da AOA já me pronunciei no tópico com esse nome.
Andre Vicente
***
Mensagens: 156
Registado: domingo, 15/out/2006, 19:50
Localização: Entroncamento - Portugal

federacoes

O que esta errado em portugal e fazerem leis a seu belo prazer, como por exemplo as pessoas dizerem que pode haver mais que uma federacao, podem existir 2, 3 ou ate quatro dentro de determinadas regras como as da COM-P onde diz que para existir uma nova federacao tem de ter 10 clubes e mais de 1000 socios, presentemente a FOCIP reune todas essa condicoes, e mais algumas que mais tarde foram impostas pela COM-P e mesmo assim nao fomos aceites a nivel nacional, a COM-MUNDIAL ao analizar o nosso processo achou por bem fazer o nosso reconhecimento como federacao, dando um prazo de 1 ano para que se resolva a nossa adesao a COM-P, por isso a FOCIP pediu uma reuniao com a COM-P para resolucao deste caso, a COM-P aceitou essa reuniao que esta marcada para dia 20 de Maio de 2007 no TELHEIRO (LEIRIA) ficamos a aguardar pelo desenvolvimento dessa reuniao,pois depende da resolucao que a nossa COM-P venha a ter em relacao a esta federacao,a COM-MUNDIAL esta a espera que tudo se resolva sem ter que intervir, pois seria mau para portugal,corria-se o risco de ficar-mos de fora do contexto mundial,pois as regras tem de ser iguais para todos.
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Vamos com calma e esperamos que exista pelo menos um pouco de bom senso na cabeça dos dirigentes da FONP e FPO. Digo um pouco de bom senso pois o ideal duvido que desejem.
Um abraço a todos.
Mandarim007
Mensagens: 28
Registado: quarta, 07/fev/2007, 12:25

Andre Vicente Escreveu:a FOCIP pediu uma reuniao com a COM-P para resolucao deste caso, a COM-P aceitou essa reuniao que esta marcada para dia 20 de Maio de 2007 no TELHEIRO (LEIRIA) ficamos a aguardar pelo desenvolvimento dessa reuniao,pois depende da resolucao que a nossa COM-P venha a ter em relacao a esta federacao,.
Boa tarde,

Visto estarmos a 26 de Maio de 2007, e como tal, já se ter realizado a reunião acima mencionada, não há a possibilidade de partilhar com todos os foristas as conclusões da reunião? Qual a resolução aprovada na reunião, para o futuro da FOCIP?

Cumprimentos
Leote Paixão
****
Mensagens: 255
Registado: sexta, 19/jan/2007, 02:36
Localização: Évora

Caro amigo Mandarim007,

Apoio e secundo o seu pedido. Efectivamente uma semana volvida sobre a reunião, se houver alguém que possa partilhar o seu conteúdo e as suas conclusões, seria útil. Já dei uma vista de olhos pelos websites das diversas federações e da COM-P e não só não vi menção à realização da dita, como também não vi qualquer ordem de trabalhos e conclusões da mesma.

Cumprimentos,
Leote Paixão
Saudações ornitológicas,
Leote Paixão
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

ornitologia portuguesa

Deixem que as pessoas se entendam,pois em tempo certo e em lugar certo e que as coisas se resolvem, o tempo o dira nao entrem em confusoes, pois de veneno anda a ornitlogia portuguesa farta, vamos todos fazer forca para que haja entendimento sem atropelar ninguem, nem entrar em conflitos desnecessarios,nem ofensas,clubes e criadores em tempo certo irao saber tudo aquilo que se passa.
Mandarim007
Mensagens: 28
Registado: quarta, 07/fev/2007, 12:25

Re: ornitologia portuguesa

cuco Escreveu: nao entrem em confusoes, pois de veneno anda a ornitlogia portuguesa farta (...) nem entrar em conflitos desnecessarios,nem ofensas (...).
Caro amigo Cuco,

Não se trata nem de levantar confusões e muito menos ofensas. Acho que um pedido de esclarecimento não é ofensa, a menos que quem "deva" responder, se sinta incomodado em fazê-lo.
Trata-se, isso sim, como antes referi, de um pedido de esclarecimento, como sócio de um clube pertencente à FOCIP, gostaria de saber qual o futuro da mesma, uma vez que se aproxima muito rapidamente o Mundial 2010 em Portugal e certas espécies de aves podem ir a concurso com anilhas já do próximo ano, pelo que é imperioso saber se as anilhas da FOCIP serão ou não aceites no concurso acima citado.

Cumprimentos.
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

ornitologia portuguesa

Fique descansado amigo que pode enviar as suas aves sempre que quizer ao mundial, mesmo este ano que se vai realizar na Belgica,isso e ponto assente por parte da FOCIP, e claro com a colaboracoa da nossa COM-P, tudo o resto dentro de pouco tempo todos os socios dos clubes da FOCIP vao ficar a saber em que termos se esta a desenrolar a adesao desta federacao a COM-P, como lhe disse em tempo util todos os socios dos clubes que fazem parte da FOCIP vao ficar esclarecidos de todos os permenores da nossa adesao,temos que ter calma e compreencao para que tudo se resolva em total armonia para que Portrugal continue a ser um pais forte na vida ornitologica, para isso acontecer tem que haver respeito entre as pessoas e nao virem para os foruns muitas vezes meter veneno (que nao e o seu caso) pois so pediu um esclarecimento, mas penso que aqui nao e o melhor sitio para se fazer esse esclarecimentopois muitas sao as vezes que nao sabemos qual o intuito de determinadas pessoas.
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Amigos ainda não tenho nada oficial sobre a dita reunião. Vamos aguardar com calma as novidades que irão surgir na altura certa. Posso adiantar que segundo me constou as coisas estão no bom caminho, ou seja no caminho do entendimento. Espero que assim seja.

Um abraço

ajsilva

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”