Qual acha que deveria ser o esquema da Ornitologia Portuguesa?

O esquema actual?
3%
1
A integração da FOCIP na COM-P?
5%
2
A extinção das 3 federações e a criação de uma única e um único orgão de Juizes?
92%
35
 
Total de votos: 38
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Ornitologia Portuguesa

Como director de um clube ornitológico, gostaria de saber a opinião dos criadores relativamente à actual organica da ornitologia portuguesa.

Julgo que as pessoas mais importantes da ornitologia, que são os criadores, raramente são ouvidas nos organismos nacionais. Dê a sua opinião aqui!
Avatar do Utilizador
fdsr990
***
Mensagens: 244
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Localização: Torres Novas - Portugal
Contacto: Sítio web

Re: Ornitologia Portuguesa

Eu gostava mais que só houvesse apenas uma federação.

É a minha opinião :lol:
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Federações

Ola

Quando será isso? uma unica Federação no dia de S.nunca.

cumprimentos.
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas....

Na minha opinião um bom modelo a seguir, talvez fosse, "copiar" o sistema da Columbofilia em que existe apenas uma federação nacional e as diversas secções distritais.
Para o caso da Ornitologia, seria, uma única federação, um único colégio de Juízes, as respectivas seccções distritais, com os diversos clubes integrados na secção distrital correspondente.

Concordo que seja um sistema difícil de implementar, devido às alterações que ele exige, mas nada é impossivel, desde que todos se unam num objectivo comum, que é o de tornar cada vez mais forte e mais unida a Ornitologia em Portugal.

As melhores saudações ornitológicas
António Duarte
***
Mensagens: 210
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00
Localização: Aveiro

Re: Ornitologia Portuguesa

Caros amigos ,

Estou completamente de acordo com O Sr Gaspar, num País tão pequeno para quê tantas federações. Sempre defendi a ideia de se constituir uma unica Federação , mas o nosso País infelismente é assim , zangão-se as comadres e toca a fazer mais um clube ou uma federação .

A organização do campeonato do mundo de 2010 , foi atribúida a Portugal . Na minha opinião, está na altura das pessoas que estão à frente da Ornitologia Nacional, se sentarem à mesa e resolver os problemas da mesma , se não corre-se o risco do Mundial de 2010 , ser um fracasso .

Saudações ornitófilas
Avatar do Utilizador
Sérgio Quintaneiro
***
Mensagens: 79
Registado: terça, 02/jan/2007, 02:28
Localização: Vagos - Aveiro
Contacto: Facebook

A organização do campeonato do mundo de 2010 , foi atribuída a Portugal . Na minha opinião, está na altura das pessoas que estão à frente da Ornitologia Nacional, se sentarem à mesa e resolver os problemas da mesma , se não corre-se o risco do Mundial de 2010 , ser um fracasso .
Relativamente a este assunto, tendo sido atribuído o mundial a Portugal, qual a federação que ficará encarregue da organização? E tendo sido atribuído a uma, qual o critério que levou à escolha dessa mesma?

Pergunto isto, pois é algo com que me costumo interrogar, quando vejo o anúncio, pois como temos 3 federações... E lembro-me do Brasil, país a nivel ornitológico e populacional muito superior ao nosso que, caso não esteja enganado, apenas tem 1 federação...
Última edição por Sérgio Quintaneiro em quarta, 07/mar/2007, 15:01, editado 1 vez no total.
Um abraço

Sérgio Quintaneiro
STAM 945G
Registo de Criador 15PT0091/B
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Relativamente a este assunto, tendo sido atribuído o mundial a Portugal, qual a federação que ficará encarregue da organização?
A Federação que está encarregue da organização, é a FPO, segundo a informação que consta no respectivo website.

http://www.fpo.com.pt/index.htm


Cumprimentos
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
Luis Francisco
***
Mensagens: 107
Registado: quinta, 14/dez/2006, 16:05
Localização: BRANDOA AMADORA
Contacto: Sítio web

Ornitologia Portuguesa

Boa tarde

Relativamente á questão de fundo penso que a mesma merece alguma reflexão de forma a não ferir nenhum clube ou organismo.
É urgente criar regras de cima para baixo, de forma a impedir que aconteça o contrario porque quando assim o é temos o caos instalado.
Após isto deverá criado um unico orgão de gestão superior e de seguida apenas alguns de gestão regional ou distrital com regras bem defenidas e estanques impedindo sempre a criação do quer que seja sempre que alguém se chateia com alguém.
Isto só acontece assim aqui em Portugal como noutros paises porque o orgão de cupula a nivel mundial (COM) esteve sempre virado para si mesmo e para os lobbies instalados, logo completamente manietado e eneficaz em termos de acção.
Relativamente ao Campeonato mundial atribuido a Portugal compreendo as afirmações de quem não conhece o sistema mas de quem conhece não aceito afirmações em avulso ou de circunstância porque todos sabemos que essas atribuições são feitas através de candidaturas e neste caso a FPO candidatou-se e trouxe para Portugal e não para a FPO o referido Campeonato é obvio se ixestisse apenas um orgão de cupula ou apenas uma federação esta questão não se colocava.
Por fim acho que todos seremos poucos para inverter este rumo deveremo-nos unir e não dividir para depois não assobiar-mos para o ar, a Ornilogia Portuguesa está supra dimensionada para a sua efectiva realidade terá que se acabar com as pequenas quintas e quintarolas.

Cumprimentos a todos

LUIS FRANCISCO
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

É efectivamente a FPO a federação que estará encarregue da organização do referido mundial. No entanto a atribuição não foi feita à FPO, mas sim COM-P, ou seja a PORTUGAL. Simplesmente quem se propos organizar foi a FPO, mas é necessário que estejamos todos conscientes que tudo o que de bom ou mau se passar nesse mundial, nunca será imputado à FPO mas sim a PORTUGAL.

E ainda existe outra questão que muita gente não quer transmitir que é a possibilidade de ocorrer a pior coisa para Portugal a nível da COM. Caso a ornitologia portuguesa não termine com as guerrinhas de quererem excluir os criadores portugueses filiados na FOCIP, existe a "ameaça" da COMundial excluir Portugal.
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas tardes,

Eu sou daqueles que estou completamente a leste disto tudo e que portanto ficaria extremamente grato aos ilustres foristas que estão dentro do assunto que nos ajudassem (suponho não ser o único nestas circunstâncias) a entender melhor estas siglas, o que são, quem representam, etc

Depois de alguma pesquisa creio ter ficado a perceber que existem em Portugal duas Federações (mas na votação ou num post acima creio que se mencionam três!), a FPO (já agora, creio que a sigla è para Federação Portuguesa de Ornitologia, corrijam-me se estiver errado) e a FONP ( ? ).
Se è que percebi, a FPO è filiada na COM (Confédération Ornitologique Mondiale, certo?). E a FONP, não?
E a COM-P, è o organismo representante da COM em Portugal? Ou è mais uma Federação?!

Enfim, mesmo sem saber quem são nem quantas são as Federações, e depois de ler alguns dos posts acima, è claro que me parece que para um país das dimensões de Portugal, à partida não vejo razão nenhuma para haver mais do que uma Federação.
Aliás penso que a COM deveria só reconhecer uma e os clubes, etc, que não quizessem fazer parte dela (porque ao que leio quando se zangam as comadres qualquer um pode fundar outra associação! Francamente só mesmo neste cantinho!) que se auto marginalizassem se assim o desejam, mas claro, acarretando com as consequências que isso implica a nível de concursos e tudo o mais.

Enfim, se alguém puder esclarecer os novatos eu agradeço em meu nome e em nome dos que isso ajudar a perceber o que se passa.
Talvez assim eu depois possa votar esclarecido.

Obrigado,

Dolfo
Luis Francisco
***
Mensagens: 107
Registado: quinta, 14/dez/2006, 16:05
Localização: BRANDOA AMADORA
Contacto: Sítio web

Para quem não sabe irem prestar os devidos esclarecimentos:
COM - Confederação Ornitologica Mundial
COM-P - Confederação Ornitologica Mundial - Portugal
FONP - Federação Ornitologica Nacional Portuguesa
FPO - Federação Portuguesa de Ornitologia
Todas estas entidades de baixo para cima estão filiadas nos respectivos orgãos.
FOCIP - Federação Ornitologica Continental Insular Portuguesa, esta encontra-se aceite na COM e não na COM-P por razões de burocracias quintaneiras.
De qualquer das maneiras os vários intervenientes nestas desavenças terão certamente memória e julgo que poderiam dar um grande contributo á Ornitologia Portuguesa promovendo um debate sério, franco e positivo.
Como dizia o grande locutor de rádio Jorge Perestelo "HAJA CORAÇÂO"

Cordiais saudações

Luis Francisco
Luis Francisco
***
Mensagens: 107
Registado: quinta, 14/dez/2006, 16:05
Localização: BRANDOA AMADORA
Contacto: Sítio web

Ornitologia Portuguesa

Já agora Silva

Eu penso que tu deverás reflectir seriamente no caso ou hipotese de a COM excluir Portugal aliás tu e outros intervenientes sem excepção porque as diferenças não se combatem com as pessoas a afastarem-se e irem provocar guerras noutros locais, será sempre dentro das instituições que se combatem pessoas, estratégias e linhas de acção porque afinal de contas não somos obrigados a concordar com tudo, foi assim quando outros se separaram de ti e da tua linha como foi assim que tu te separaste desta linha de gestão ou seja o problema não é de agora mas sim de muito atrás, e agora aqui del rei.
Temos que parar TODOS e reflectir enquanto for tempo.

Cordiais saudações

Luis Francisco
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Obrigado pelos esclarecimentos Luis Francisco.
Todas estas entidades de baixo para cima estão filiadas nos respectivos orgãos.
Já agora, quais são esses orgãos?
Pensei que a COM era o organismo máximo a nível da ornitologia mundial, onde as Federações nacionais se filiavam, se reconhecidas pela dita COM.

Mas porque è que existe uma FPO e também uma FONP?!
A FOCIP suponho que seja por causa das ilhas, mas mesmo aí não seria aconselhável que houvesse antes uma Associação ou algo assim, que dependesse da Federação (única) Portuguesa?! Ou as ilhas já são independentes e eu não me apercebi?!

No meio disto tudo qual è a Federação mais antiga em Portugal, a primeira a ser fundada?

E já agora, a COM (organismo mundial) reconhece todas estas Fedrações nacionais ou só uma è que è oficialmente reconhecida? E nesse caso, qual delas?

Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos,

Dolfo
Luis Francisco
***
Mensagens: 107
Registado: quinta, 14/dez/2006, 16:05
Localização: BRANDOA AMADORA
Contacto: Sítio web

Peço desculpa se não me fiz entender.
Seria desejavel a existencia de apenas uma federação ou confederação mas infelizmente não é esta a realidade explicando por outras palavras.
A FPO e a FONP estão inscritas na COM-P que por sinal está inscrita na COM este ultimo é o organismo maximo a nivel mundial.
Porque é que existe uma FPO e também uma FONP porque num passado não muito distante estas duas simbolizavam o Norte e sul e ilhas de Portugal fruto das guerras existentes que separavam o Norte e sul de Portugal.
Porque é que existe a FOCIP, porque não houve a capacidade de se resolverem problemas no seio da FPO e houve elementos que representavam alguns clubes decidiram sair para criarem esta Federação que também representa alguns clubes das ilhas aliás qualquer uma das federações pode representar clubes nas ilhas.
Relativamente á antiguidade informo que com a actual nomenclatura a mais antiga é a FONP com anteriores nomenclaturas e reportando ao actual panorama é a FPO.
O organismo mundial actualmente reconhece as três o organismo maximo em Portugal reconhece apenas duas.

Cordiais saudações

Luis Francisco
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Muito obrigado Luis Francisco, já hoje não dou o dia por perdido porque já me fartei de aprender coisas novas graças a estes esclarecimentos!
Seria desejavel a existencia de apenas uma federação ou confederação mas infelizmente não é esta a realidade explicando por outras palavras.
Mesmo sem conhecer nada da realidade da ornitologia portuguesa, isso parece-me óbvio.
Não vejo mesmo nenhum motivo válido para haver mais do que uma Federação neste país.
Aliás isto não è só válido para a ornitologia.
Quanto a essas diferenças entre Norte e Sul de que leio por aqui uns comentários, francamente, pensei que isso era só no futebol, mas pelos vistos... :(
A FPO e a FONP estão inscritas na COM-P que por sinal está inscrita na COM este ultimo é o organismo maximo a nivel mundial.


Ok, em parte isso corresponde à ideia que eu me tinha feito.
Só não entendo duas coisas:
1- Porque è que a COM-P reconhece as 2 Federações, FPO e FONP? Fazendo-o não está a ajudar a dividir em vez de unir?
2- A COM-P funciona também como uma Federação, tal como a FPO e a FONP?
Não deveria antes estar acima das outras duas, sei lá, como um organismo supra Federações, que fosse como o representante da COM (mundial) em Portugal, mas não ao mesmo nível das outras, com funções diferentes?

Última pergunta, Luis, e espero não estar a abusar nem o estar a maçar com todas estas perguntas, mas já agora gostava de entender um pouco deste caos.
O organismo mundial actualmente reconhece as três o organismo maximo em Portugal reconhece apenas duas.
Qual è afinal "o organismo maximo em Portugal"? A COM-P?
Mas isto do organismo mundial (a COM, certo?) reconhecer três e o organismo máximo em Portugal reconhecer duas não è um contra-senso?!
E neste caso parece-me até que è o orgão máximo mundial que está a fazer asneira! Aliás, parece-me que os dois, o nacional e o internacional estão a fazer asneira, mas por razões decerto diferentes.

Quanto ao resto fiquei esclarecido, muito obrigado.
Infelizmente, pelo que percebo, a realidade da ornitologia neste país não vai mesmo nada bem! :(

Cumprimentos,

Dolfo

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”