c_faves
***
Mensagens: 108
Registado: sábado, 05/mar/2011, 18:00

O que acham das anilhas terem cartões tipo os pombos

boas
gostaria de saber as vocas opinioes
num outro topico surguiu essa ideia e gostaria de ter as vocas opinioes
a ideia era que as anilhas das nossas aves tivessem cartoes como acontece nos pombos correios
o cartao podia fazer prova da proviniencia da ave servia como titulo de propriedade
e talvez reduzicem os roubos.
gostava de saber as opinioes se dava resultado se nao dava
se ajudava a acalmar os roubos etc etc

e sujestoes se possivel

abraco
joão Oliveira
stam 893l
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

Olá, boa noite.
Essa ideia até nem é descabida, quando me inscrevi no Clube Independente Ornitológico de Matosinhos em 1980 havia umas fichas que tinham o símbolo creio que da antiga/atual FONP (se estiver errado peço desde já desculpa) com os dados dos canários pai/mãe, anilha, e nome do criador e clube esse cartão era uma espécie de BI da ave, mas que me lembre pouca gente utilizava, só os maçaricos como eu é que vinham todos ufanos com o cartão para registarem o canário, às vezes um pintito, mas que dava alguma classe.
Atualmente e na prática penso que é uma ideia que morre à nascença, por exemplo eu nunca cheguei aos 100 canários/ano mas há criadores a tirarem 500, 800, 1000, 1500 e por aí fora e não os estou a ver a preencherem 1000 cartões ou mais, depois e infelizmente neste país é assim que funciona teria que haver fiscalizações, para evitar fraudes e afins, que existiriam mas não funcionariam.
Como sou a favor de se ter tudo direitinho não tinha problema em aderir a um sistema assim mas isso sou eu!
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

Penso que cartões pouco ajuda ,nos pombos quando se extraviam nos concursos e vão para a outros pombais, se o columbofilo for de olhão e sacaninha guarda-o para a reprodução,nem participam nada ,a maior parte é assim ,acho que outra anilha identificativa do criador seria melhor e chip como fazem em Espanha ,a utilidade dos cartões serve de B.I. como dito, para efeitos federativos , compra ou cedencia ,para roubo nada conta ,com ou sem cartões rouba-se e vende-se ao desbarato e por vezes aves de boa qualidade ou de raça .
O chip pode ajudar a detectar aves ,ou a zona onde está ,basta que sejam programados para tal ,como nos cães,com o devido detector ,hoje em dia o chip já dá para marcar pombos sem que o mesmo seja agarrado e até nem pousar no patim ,ao passar fica registado automaticamente ,se arranjassem um dispositivo adequado às aves como as pulseiras para presos no domicilio ,localizava-se as aves ou a zona ,apanhava-se o espertalhão mais rapido e certeiro ,mas custa bom dinheiro e canarios a 20 euros não compensa o possivel investimento nesse material digital
Não esqueçamos que se vendem melhor aves com anilhas,se conseguirem falsificar cartões,para os ladrecos era mel .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
augusto1977
***
Mensagens: 112
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

ola amigos

esta sugestão foi dada por mim num outro topico onde se debatia um furto de aves ,sugeri no sentido em que possivelmente numa feira qualquer eu poderei estar a comprar uma ave roubada sem o querer e nem poder contestar a proveniencia da ave pois não teria qualquer prova,no caso dos pombos permite ter uma ideia da origem do pombo e principalmente quando adquirimos um pombo sabemso a origem dele ,porque podemos exigir o cartão bi do pombo ,algo que não acontece nos canarios por exemplo,eu posso adquirir um canrio directamente ao sr armindo tavares e sei perfeitamente no estado que vem,no entanto eu posso por exemplo adquirir outro exemplar que ate pode ter nascido no canaril do sr armindo mas podera ja ter dado muitas voltas pode ter sidfo inclusive roubado que eu não fazia a minima ideia ,eu acho que facilitaria em relaçãoao vendedor e comprador....
o que o amigo devil diz esta coberto de razão e verdade,estamos num pais de geitinhos e a sempre uma fuga a lei,mas isso garantiria alguma correcção e protecção a quem quizesse seguir as coisas de forma correcta,o que não acontece no modelo atual....
c_faves
***
Mensagens: 108
Registado: sábado, 05/mar/2011, 18:00

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

boas
Sr augusto pesso desculpa ter sido eu a criar um topico com a sua ideia mas pensei que nao levaria a mal eu o fazer, nao era minha intencao fazer-me passar pelo autor da ideia por assim dizer e axo que nao o fiz
abraco
joão Oliveira
stam 893l
augusto1977
***
Mensagens: 112
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

ola boa tarde

por favor...não escrevi nessa intenção,apenas para reforçar a ideia,e talvez aqui neste topico tivesse mais participantes ....
por favor não me trate por sr,rsrsrsrsrs.
alias eu gosto mesmo e de tratar as pessoas por tu,se não se importar e claro....

abraço
c_faves
***
Mensagens: 108
Registado: sábado, 05/mar/2011, 18:00

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

boas
sim podes tratar por tu na boa sem problemas
joão Oliveira
stam 893l
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: o que que voçes acham de as anilhas terem cartoes tipo p

augusto1977 Escreveu:sugeri no sentido em que possivelmente numa feira qualquer eu poderei estar a comprar uma ave roubada sem o querer
Bom dia ,Augusto ,comprar nas feiras ,fôra de questão ,até msmo anilhadas não é de confiar ,numa exposição ,é mais caro mas de mais confiança ,mesmo assim pé atrás,nas feiras públicas só lá vai parar praticamente aves experimentadas
augusto1977 Escreveu:e nem poder contestar a proveniencia da ave pois não teria qualquer prova,no caso dos pombos permite ter uma ideia da origem do pombo e principalmente quando adquirimos um pombo sabemso a origem dele
O pombo é diferente ,um bom conhecedor ,sabe ver um bom pombo ,a filiaçáo funciona mais como o B.I.os pais podem ser de bom sangue e os filhos não prestarem ,depende ,tem que se ver outros promenores.
Identificar um Jansen ou Fabri ,Caracinha etc é fácil .as linhagens são diferentes .
augusto1977 Escreveu:porque podemos exigir o cartão bi do pombo
Qualquer pombo correio que seja comprado vem com o cartão ,não será preciso exigir ,é obrigado a dar cartão e não só,tudo
augusto1977 Escreveu:algo que não acontece nos canarios por exemplo,eu posso adquirir um canrio directamente ao sr armindo tavares e sei perfeitamente no estado que vem,no entanto eu posso por exemplo adquirir outro exemplar que ate pode ter nascido no canaril do sr armindo mas podera ja ter dado muitas voltas pode ter sidfo inclusive roubado que eu não fazia a minima ideia ,eu acho que facilitaria em relaçãoao vendedor e comprador....
Ou confia-se e compra-se aves do próprio ano ,ou então mais vale tar quieto ,aves que já tivessem acasaladas nem uma ,seja do melhor criador do mundo .Eles só vendem o que não lhes interessa ,ou então os preços disparam brutalmente ,nunca vi ninguém a vender bom e barato ,tá bem tá .Só se tiverem para desistir ou com a corda na garganta
augusto1977 Escreveu:o que o amigo devil diz esta coberto de razão e verdade,estamos num pais de geitinhos e a sempre uma fuga a lei,mas isso garantiria alguma correcção e protecção a quem quizesse seguir as coisas de forma correcta,o que não acontece no modelo atual....
Ou somos realistas ou andamos aqui a lamber as botas aos criadores para conseguir um pássaro de algum valor e confiança a custo médio,não são mais que os outros ,nestes tempos ,sérios são os meus sapatos e gastam-se,ninguém dá nada a ninguém ou vende do bom e melhor ,isso éra tirar a exclusividade ao próprio criador\vendedor
Olhe Augusto vou-lhe dar um conselho ,em aves não confie em ninguém ,nos foruns é tudo muito bonito e tudo se vende ,mas na prática ,não é bem assim isto anda meio mundo a tenta comer outro meio mundo ,quem sabe sabe ,quem não sabe é enganado,infelizmente já náo se pode confiar em ninguém ,este ano nem uma feira ou exposição vou visitar ,para ver porcaria e coisas contra o meu feitio mais vale ficar em casa a olhar para os meus pássaros ,tenho mais onde perder o meu precioso tempo ,que pouco a pouco me vai fugindo .
Este hoby em termos de net é muito profissionalzado (julgam),vê-se as aves ao vivo com o preço "especial" ,dá uma trombose num gajo
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: O que acham das anilhas terem cartões tipo os pombos

Ou confia-se e compra-se aves do próprio ano ,ou então mais vale tar quieto ,aves que já tivessem acasaladas nem uma ,seja do melhor criador do mundo .Eles só vendem o que não lhes interessa ,ou então os preços disparam brutalmente ,nunca vi ninguém a vender bom e barato ,tá bem tá .Só se tiverem para desistir ou com a corda na garganta
Olá bom dia,
Estive para não comentar, mas esta afirmação do Devil é completamente descabelada, não sei se o Devil é criador nem o que cria mas se é deve ter as instalações cheias de aves que já acasalaram (ou criaram) pois seguindo o seu raciocinio se já acasalaram (ou criaram) e estão para venda não prestam!!! Assim, se o Devil as vender, ou der, ou oferecer, deve estar a vigarizar alguém. Deve-se ter cuidado com o que se diz para não darmos tiros no próprio pé!
Eu todos os anos vendo reprodutores não me diga que é por não prestarem. Num plantel de 12 casais que criaram este ano apenas tenho 2 fêmeas e três macho com mais de dois anos, pelo seu raciocinio e referindo-me eu apenas a mim os reprodutores que vendi o ano passado não prestavam e nas suas palavras esta teoria aplica-se a todos, isto é: o Devil mete tudo no mesmo saco, espero que também lá esteja dentro, porque como toda a gente tem aves que já acasalaram (ou criaram), se as venderem, derem ou oferecerem é porque não prestam, se não prestam então devemos ser todos um bando de grandes vigaristas... sem mais comentários!
Saudações ornitológicas
Armindo Tavares
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: O que acham das anilhas terem cartões tipo os pombos

astavares Escreveu:
Olá bom dia,
Estive para não comentar, mas esta afirmação do Devil é completamente descabelada, não sei se o Devil é criador nem o que cria mas se é deve ter as instalações cheias de aves que já acasalaram (ou criaram) pois seguindo o seu raciocinio se já acasalaram (ou criaram) e estão para venda não prestam!!!
Boa tarde ,não foi bem isso que quiz dizer ,eu frizei que aves dum ano para o outro ou de dois anos ,não confio ,pois já foram experimentadas ,não tenho assim tantas criações ,tenho cerca de 10 casais e não é canários , vendem aves que se forem já com dois anos ou mais é porque ficaram em baixo e então despacha-se para aviários ao desbarato ,mas como tudo na vida ,existe gente mais séria que outros ou que a maior parte .Descabelada mas não tanto ,tem a sua realidade.
Se eu tiver bons reprodutores nunca saírá daqui ,pode ir é novos .Maus reprodutores vai para feiras locais ,sempre as vendo por 10 euros ,mas como não ando neste hoby como criador \vendedor ,fico fôra disso á partida .Dou a quem quizer e este ano já dei uns poucos ,a pessoas que só querem um passarito em casa para se entreterem .

astavares Escreveu:Assim, se o Devil as vender, ou der, ou oferecer, deve estar a vigarizar alguém. Deve-se ter cuidado com o que se diz para não darmos tiros no próprio pé!
Se as der ,a cavalo dado não se olha o dente,vender não ,nem nunca será ,pois não vendo nem nunca vendi ,se desse tiros no próprio pé já não teria dedos ou mesmo pé ,felizmente tenho os dedos todos e dois pés :wink:
astavares Escreveu: Eu todos os anos vendo reprodutores não me diga que é por não prestarem. Num plantel de 12 casais que criaram este ano apenas tenho 2 fêmeas e três macho com mais de dois anos, pelo seu raciocinio e referindo-me eu apenas a mim os reprodutores que vendi o ano passado não prestavam e nas suas palavras esta teoria aplica-se a todos, isto é: o Devil mete tudo no mesmo saco
É a minha opinião ,respeito a sua ,como deve respeitar a minha ,prefiro sempre pássaros novos ,nada de velhos,já basto eu ,cada um escolhe o que mais lhe convém ,e sim não confio na maior parte dos criadores ,seja de que fôr ,estarei sempre á parte disso pois nâo vendo ,como disse ,só compro quando realmente me interessa e se fôr caro ,viro logo as costas ,nem quero nada .Tento criar apenas para consumo próprio uns casalitos para entreter ,nada de profissional ,nem quero .Sim é um bocado como colocarem os silvestristas na mesma coluna dos capturadores \vendedores ,um pouco assim .
astavares Escreveu:espero que também lá esteja dentro, porque como toda a gente tem aves que já acasalaram (ou criaram), se as venderem, derem ou oferecerem é porque não prestam, se não prestam então devemos ser todos um bando de grandes vigaristas... sem mais comentários!
Saudações ornitológicas
Armindo Tavares
Quem é sério hoje em dia ?? Conheço muito poucos ,se os pássaros forem de nível superior já não vendem a 20 euros ,passa a 50 ou mais toda a gente sabe que é verdade ,para quê contornarmos o evidente ?
E sim vigaristas é o que não falta por aí ,como tudo existe gente para tudo .Quem é sério sabe que é ,quem não é sério também sabe que não o é .
Como disse anda meio mundo a comer outro meio mundo ,é a lei da sobrevivencia ,estou isento na totalidade das suas palavas ,por enquanto e até agora :roll: :)
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
c_faves
***
Mensagens: 108
Registado: sábado, 05/mar/2011, 18:00

Re: O que acham das anilhas terem cartões tipo os pombos

eu pensei que as anilhas dos pombos viessem tipo
anilha numero:xxxxx acompanhadas do cartoem que trazia ave numero;xxxxx
nao pensei que se tivesse de preencher nada
tipo vinham 100 anilhas por exemplo
e as inscricoes nas anilhas vinha os mesmo numeros nos cartoes depois incluia o nome de criador essas coisas
joão Oliveira
stam 893l
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: O que acham das anilhas terem cartões tipo os pombos

Eu também gostava que houvesse um maior controlo neste tipo de coisas, mas se pensam que estas coisas são isentas de custos desenganem-se. E se com o cartão de criador e com os registos da fauna já foi o que foi, imagino que uma coisa deste tipo iria pelo mesmo caminho. Tenho pena, mas com o panorama que temos na ornitologia portuguesa é o que penso. Era bom que não fosse assim, oh se era! :roll:

No que diz respeito a aves pequenas o microchip é inviável. Já agora, e para quem não sabe, um microchip normal é apenas do tamanho de um grão de arroz, mas aplicá-lo num canário, num pintassilgo ou em aves exóticas pequenas não me parece viável. Este tipo de chip é lido por proximidade e apenas contém uma referência alfa numérica que depois pode ser inserida numa base de dados onde estão os demais dados associados a essa referência. Em suma, lendo um microchip apenas se sabe um conjunto de números, por si só não nos diz quem é a ave e nem de onde vem. É o mesmo que olhar para uma anilha ;)
Também devemos clarificar que um microchip, ao contrário de um sistema semelhante a uma pulseira electrónica que é um mecanismo muito mais volumoso e que usa tecnologia semelhante a um GPS, não pode ser detectado à distância para saber onde a ave anda. ;)

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”