tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Genética de Caturras e formação de casais [dúvidas]

Boa noite,

Finalmente tenho os meus dois casais de caturras. Não era bem o que tinha em mente pois a ultima foi-me oferecida e é um/uma lutino.

As minhas duvidas agora prendem-se é com a formação dos mesmos. Das 4, tenho 1 macho ancestral portador de perola, 1 fêmea pérola que não sei a descendência, um macho arlequim que também não conheço os pais, e por fim uma suposta fêmea lutino (ainda vou fazer sexagem).
O meu objectivo visto ter este leque de aves, era saber se era possível obter caturras Arlequim-lutino??

Do que estive a ver nos simuladores de genética, obtive:
casal 1: macho ancestral / femea pérola, o que ia resultar machos: 50% Pérola, 50% Ancestral portador de pérola | Femeas:50% Perolas, 50% ancestrais.
casal 2: macho Arlequim / femea Lutino, ia resultar machos:100% Ancestrais portadores de Lutino | Femeas: 100% Ancestrais portadoras de Arlequim.

Por fim aqui é que se gera a minha questão. Nos simuladores só consigo obter Arlequim-Lutino se acasalar irmãos do casal 2(o que não o irei fazer) e mesmo assim são 13% de probabilidades. Não há maneira de obter melhores resultados?

Cumprimentos e aguardo sugestões!
João Duarte
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Genética de Caturras e formação de casais [dúvidas]

Então pessoal? :(
Daniel Almeida
***
Mensagens: 82
Registado: terça, 03/set/2013, 23:12

Re: Genética de Caturras e formação de casais [dúvidas]

boa noite,
No casal 2 : Para saírem crias com a combinação Arlequim lutino o macho teria de que portar ino para saírem crias ino pelo menos e ambas as aves teriam de ser ou pelo menos portador de arlequim, pois nas caturras esta mutação é descrita como recesiva.
O melhor para o casal 2 seria: Macho arlequim/ino x fêmea lutina/Arlequim :)
Visitem:http://avesdanielalmeida2000.blogspot.pt/

cumprimentos
Daniel Almeida

Voltar para “Genética”