cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Obrigado a todos pela ajuda.

Vou estando atento aos comportamentos da "bicharada" e partilhá-los aqui também.
Contudo, gostaria continuar a receber a vossa opinião (dados os comportamentos relatados) se devo optar por pintassilga ou canária.

Obrigado a todos.
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Bom Dia a todos,

Após um mês sem se verem (mês de fevereiro), retirei finalmente o separador opaco e coloquei um outro em rede para se manterem separados. Este procedimento irá ocorrer até finais de Março e só para os inícios de Abril é que os junto.

Nos entretantos, ontem, deixei-os juntos por um período de 5 minutos para ver a reacção. A fêmea de pintassilgo manteve-se calma enquanto o macho pintas, tentava roubar uns beijos e, não é que conseguiu !!!! :D

Gostaria de vos deixar uma pergunta que agradeço aas vossas respostas:

Acham que haverá algum problema em colocar uma fêmea canária juntamente com a fêmea pintas mantendo o macho pintas à parte (A verem-se)? Coloco esta questão porque como sabemos, as canárias entram no cio mais cedo e desta forma, poderá provocar "as vontades" ao macho. Desta forma, quando ficarem todos juntos, caberá ao macho escolher a sua “dama”. Que acham?

Agradecimentos desde já.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Eu nao fazia isso. Ja que estas tao empenhado nos pintas devias manter assim
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boa tarde Amgo ashwinder.

Continua a ser o objectivo. Como disse, lá para inicios d Abril, vou jutá-los (o casal de pintas) para ver reações e esperar um tempo. Se a "coisa" não der, opto por colocar uma canária.

Obrigado,
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boa tarde a todos,
Amigo Cdomingues vai me desculpar, mas acho que o senhor tem é de se decidir primeiro, vamos la ver.
O senhor diz que esta empenhado em tirar crias de pintassilgo, comprou mais um macho de pintassilgo e nao esta sequer disposto a esperar que troca logo a femea de pinta por uma canaria so para ver se tira alguma coisa!?!??
Eu sou lhe sincero e digo lhe, a primeira coisa que pensei ao fim de ter lido alguns dos seus posts foi que para criar por criar compra va um casal de de mandarins na feira... Esses dao lhe crias "a dar com um pau", como se diz na minha terra ahaha.
Eu se fosse a si, e dps de ter gasto o que gastou e o que ainda ha de gastar, tendo em conta que QUER (?!?!) criar pintas nao me contentava com travessos...
Espera se o que tivesse de esperar...
Convem so acrestar, por ultimo, que isto é a minha modesta e sincera opiniao, as aves sao suas e o senhor faz o que quer, mas pronto achei por bem deixar este comentario e espero nao o ter ofendido de qq tipo de maneira.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

cdomingues Escreveu:Boa tarde Amgo ashwinder.

Continua a ser o objectivo. Como disse, lá para inicios d Abril, vou jutá-los (o casal de pintas) para ver reações e esperar um tempo. Se a "coisa" não der, opto por colocar uma canária.

Obrigado,
Nao sei se estàs a pensar bem quando dizes se nao der. Tens de esperar para ver se resulta, nao é de um dia para o outro., Quando chegares à coclusao que nao conseguiste (esperemos que nao) ja acabou a primavera e ja nao vais a tempo de tirar atravessados.

Um conselho, insiste nos pintassilgos, é muito mais porreiro e os filhos podem sempre voltar a criar
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Bom Dia,

Agradeço os comentários dos amigos Alberto Peixoto e ashwinder e de todo, poderia ter ficado ofendido com os mesmos.

Na verdade, estou preparado para as crias de pintas e é isto mesmo que eu quero e sinto-me decidido.

Estamos nos inícios de Março e para os pintas, ainda é cedo para que eles estejam (principalmente o macho), no mais alto nível de cio. O bico ainda não está total branco e por isso valor aguardar.

Como disse anteriormente, estão na voadeira (60cm de comprido), separados por divisória de rede, portanto, estão-se a ver. Irei manter procedimento até finais. Inicios / meados de Abril, de acordo com os seus comportamentos, deverei juntá-los.

Até lá, darei novidades.

Obrigado uma vez mais.
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boa tarde,

Serve para informar que, desde ontem que estão juntos pois, retirei o separador a meio da gaiola.
Outra coisa, coloquei um novo ninho. Estão lá dois. Para ver em qual a fémea poderá optar.
Agora, sol e tempo quente para puxar por eles. A ver se tenho sorte.

Obrigado,
Carlos Domingues
Castanheira
Mensagens: 1
Registado: sábado, 04/abr/2015, 11:26

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boas tardes,
Tenho uma canaria branquiha com algumas marcas laranjas e tem os olhos vermelhos,
ja alguem ouvio falar que as canarias albinas sao más maes?

Tenho a junto com um pintassilgo de 8 malhas..

Preciso de algum canario para ela ver nesta altura?
Ou o pintassilgo trata disso?
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Olá amigo Castanheira,

Não o posso ajudar dado ser iniciado nestas coisas de pintassilgos (casal) e ou canária.
Ainda estou a ver se lhes conheço os comportamentos.

Cumprimentos,
Carlos Domingues
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boa tarde,

Aproveito para informar que até ao momento, embora já juntos deste o inicio d Abril, o macho ainda não canta e a fémea parece fazer-lhe só companhia. Quando oiço os pintas de rua já a cantar que nem loucos, fico com a ideia de que o meu macho é "lambreta" e sem "pío" :D

Este fdsemana fui à terra. Trouxe uma pintas de ano. Bem mais meiga que os que lá tenho desde o ano passado. Juntei-a ao casal para ver as reacções. Ola aí está... O macho não a quer na gaiola pois voa atrás dela para a picar e sempre com aquele assobio de ameaça.

Os mais conhecidos na matéria, gostaria de saber quais os procedimentos a tomar. Será que são comportamentos de ciúme por parte do macho quando vê outra fémea junto da inicial?

Agradeço desde já.
Carlos Domingues
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo não canta. Pedido de Ajuda

Boa tarde.

Este fim-de semana, por indicação de uma amigo, decidi tirar o macho pintas da voadeira onde deixem sómente as 2 fémeas pintas.

O problema que vejo é que o macho, por estas alturas já deveria cantar desalmadamente e isso não acontece. A alimentação é cuidada, alimentação variada por estas alturas, catos e afins. Reparei que ponta do bico ainda está com aquela “veia” escura. Poderá estar atrasado mas, a minha experiência, não me diz nada.

Como sabemos, se o macho não cantar, muito dificilmente despertará o interesse das fêmeas e, sendo assim, “nada feito” em termos de criação.

O pintas macho está colocado de forma a não ver as fêmeas. O tempo não tem ajudado pois, queria colocá-lo num local onde o sol fosse abundante para ver se puxava por ele mas o tempo não tem ajudado com a chuva e frio que se vai sentido.

Daqui a 2 semanas, pretendo coloca-lo novamente na voadeira com separador a meio para ver o seu comportamento ao ver as fêmeas. A ver vamos…

Estarei a tomar as medidas correctas? Que deverei fazer mais??

Obg

Voltar para “Genética”