cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boa tarde a todos. Venho aqui pedir a vossa preciosa ajuda para a seguinte questão:
A alguns anos atrás, fiz com algum êxito, criação de canários que, por outras razões deixei de o fazer.

Em Outubro de 2013, adquiri um casal de pintassilgos que, até ao momento mantenho a fêmea já que o macho, o deixei fugir aquando de uma das limpezas da gaiola. Adquiri então, em Julho de 2014, um outro macho que o mantenho junto da fêmea desde essa data. Importa dizer que o macho é um pouco mais bravio em relação à fêmea. Em momentos de maior movimento lá por casa, ele refugia-se, sempre muito atendo, no fundo da gaiola enquanto a fêmea, se mantem cá encima normalmente.

Este ano, gostaria de me estriar na criação de pintassilgos e, como está a chegar a altura dos preparativos “nupciais” (colocação de divisória na gaiola e afins), pretendia de todo, ter a vossa opinião se deveria tentar com a pintassilga ou canária, já que li imensas coisas e todos dizem que pintassilgo x canária, a “coisa” torna-se mais fácil.

Gostaria de ter a vossa opinião pois não sei o que fazer… Ou pintassilga ou canária, Eis a questão…

Obrigado
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pintassilgo (com pintassilga ou canária)?

Mas o que quer tirar? Pintassilgos ou travesso? :lol:
Esse macho não será mais bravo por ser selvagem?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo (com pintassilga ou canária)?

É claro que dou preferência a pintassilgos.

A questão é: Ora como sabemos que as canárias atingem o cio mais cedo que pintassilgas, corremos o risco de tentar pintas (pintassilgo x pintassilga) e não conseguirmos os resultados pretendidos até porque nessa altura, por muito bem que se encontre o pintas macho, a canária “já se pôs ao fresco” e sem qualquer apetite “nupcial”.

Contudo, já os vi aos “beijinhos” (não muitos). Vou estar atento aos comportamentos e… a ver vamos.

Agradeço a vossa atenção.
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Pintassilgo (com pintassilga ou canária)?

boas este ano vou tentar meter a canária com o pintassilgo e ver o que da ja que sou iniciante nisto ate ja os juntei e esta tudo calminho . o pintassilgo é muito calmo foi me dado ainda mal sabia cantar
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Bom Dia amigo inicianteaves,

Já que o pintas é calminho, é bem provável que tenhas sorte até mesmo por se tratar de uma ave de ano. A meu ver, lá para meados / fins de Fevereiro, deverias separá-los para que o pintas inicie a fase do cio o mais cedo possível tendo em conta que a canária irá iniciar-se mais cedo.

cumprimentos,
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

boa amigo juntei os dois recentemente e estao a dar se lindamente o pintas ate ja canta ao pe dela
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Há alguém que me possa ajudar na minha questão???

Obg
Avatar do Utilizador
HugoOliveira86
***
Mensagens: 240
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58
Localização: Almada

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Boas amigo. Por acaso não faço criação dessas aves, mas para mim só faz sentido uma canária quando queremos tirar travessos. Se não é esse o objectivo acho que era melhor colocar uma pintassilga.

Abraco
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Pela lógica porque não tenho exeperiência nesse campo, parece-me que faz todo o sentido que seja pintassilga!! ;)
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Obrigado a todos vós.

Optei, para já, pela pintassilga. Embora seja cedo, já estão separados sem se verem com dividória de gaiola desde o passado Domingo. Até ao momento, parece-me tudo bem. O macho ainda não canta (ainda é cedo e, embora em casa, tem estado frio). A fémea, essa, todos os dias pelas 8 da manhã, lá começa eça com os seus xius...xuis. Vamos ver ao que nos leva esta aventura.

Vou dando noticias.

Obrigado,
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Olá a todos,

A separação entre eles continua com separador opaco a meio da gaiola (já lá vai desde o inicio de Fev). A alimentação normal (alpista) com inclusão de algumas sementes de girassol no comedouro da fémea (1x semana). Na água, 4 gotas de vitaminas (1 x semana).

A fémea continua a cantar com maior intensidade dia após dia. Todos os dias, por volta da 8 da manhã, ela começa o seu canto apurando-se cada vez mais cada dia que passa.

O macho, esse parece-me não ter gostado da separação. Mostra-se deprimido e triste embora com um olhar muito atento e fixo (Embora não doente).

Outro reparo que noto é que ambos parecem mais “stressados” que nunca. Quando me aproximo, batem desalmadamente contra as grades da gaiola. Durante o dia, estão na varanda onde normalmente não há movimento humano e á noite, recolho-os para a cozinha tal como faço há cerca de um ano a esta data. Para os tentar assegurar mais calmos, à noite, coloco uma manta sobre a gaiola para que eles não nos vejam enquanto estamos na gaiola.

Nesta fase do “campeonato”, será normal este tipo de comportamento?

Agradeço a ajuda face à experiência nesta área.

Obrigado,
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

BOas
Eu penso que enquanto mudares a gaiola nao vais ter criacao. Mas isso depende da origem dos passaros. Se forem selvagens basta verem-te por perto para rejeitarem criar.
cdomingues
Mensagens: 18
Registado: quinta, 29/jan/2015, 15:45
Localização: Póvoa de Santa Iria

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Obrigado Amigo ashWinder.

De facto já tinha pensado nesse aspecto também. Isto porque, no ano passado (antes de ter perdido o macho) eles "beijavam-se" e a fémea nem sequer colocou qualquer ovo. Ignorando por completo o ninho também.

Esta questão vai ao encontro na minha dúvida inicial. Ou seja, tendo em conta que poderei não ter exito na criação de pintas (pelas razões que acrescentou), talves o melhor de momento é apostar numa fémea canária de ano e criada em cativeiro pois será bastante mais calma e desta forma (acreditando que seja galada), será mais dificil regeitar nonho / crias.

Uma coisa que não percebi foi "Eu penso que enquanto mudares a gaiola nao vais ter criacao". O que é que quer dizer??

Obrigado,
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

O que ele quis dizer é que enquanto andares a mudar a gaiola de sitio eles não vão criar.
Eu concordo que complica muito mais as coisas, se forem canários é naquela, agora com pintassilgos é mais complicado.
O melhor seria arranjares um sitio definitivo para a gaiola.
Mudas a gaiola de sitio á noite porquê? Se for por causa do frio não vale a pena que eles são resistentes.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintassilgo - com pintassilga ou canária?

Era basicamente isso que eu queria dizer em relacao a mudar a gaiola.
Quanto a canaria ou pintassilgo nao te sei responder. ja criei muitos canarios e ate tenho agora dois casais. Basta juntar , agora cruzados nao percebo nada das epocas de cio. Nunca fiz essa cruza

Voltar para “Genética”