Fénix
Mensagens: 31
Registado: quinta, 28/jul/2016, 11:25

Codornizes - variedades de cores [dúvidas]

Boa tarde companheiros.

Necessito de explicações...

Alguns anos atras tive uma dezena de codornizes dessas mais vulgares que se vendem no mercado e por circunstancias da vida fiquei sem tempo para elas até que morreu a ultima.

Agora vou iniciar novamente uma pequena criação para passar o tempo e qual não é o meu espanto que quando fui comprar as pequenas, vi vender todas por igual codornizes de cor castanha, creme com pintas pretas e brancas...
:shock:

Desculpem a minha ignorância mas sempre pensei que fossem todas castanhas.

Tendo dito aquilo que vi ora então coloco as questões
1 - o facto de terem cores diferentes são raças diferentes?
2 - é o mesmo animal mas dá-se o caso de serem como os piriquitos que nascem de todas as cores quando estão nas gaiolas?
3 - se acasalar só as castanhas é possível que nascam por exemplo 6 castanhas e 6 das outras cores?
4 - É possível acasalar separando-as pelas cores..... ou seja das brancas só nascem brancas..... castanhas nascem castanhas e cremes só nas cem cremes?

Para ajudar a explicar eu coloco aqui esta imagem que refere as três cores que vi
da esquerda para a direita castanhas, branca e creme
da esquerda para a direita castanhas, branca e creme
63214_quail2_005.jpg (25.16 KiB) Visto 6869 vezes
com os melhores cumprimentos
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Codornizes. Diferentes cores?????????

Boas,

Não crio a espécie nem tenho grandes conhecimentos sobre a mesma. Mas basicamente existem várias espécies e subespécies de codornizes e dentro de cada subespécie existem as mutações (as tais cores diferentes).
Tens aqui alguma informação: http://quailsandcia.webs.com/codornas.htm
Em relação ás mutações devem existir mutações ligadas ao sexo, recessivas e dominantes. Para perceberes o que isto é vou dar um exemplo: Imagina que o branco é uma mutação dominante, isto quer dizer que num casal basta 1 dos progenitores ser branco ou portador de branco para nascerem crias brancas. Se o branco for uma mutação recessiva já os 2 progenitores teriam de ser brancos ou portadores de branco. Se o branco for uma mutação ligada ao sexo, só nascem crias brancas se o macho for branco ou portar branco. Pesquisa um pouco sobre mutações na aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fénix
Mensagens: 31
Registado: quinta, 28/jul/2016, 11:25

Re: Codornizes - variedades de cores [dúvidas]

boas companheiros

Perdoem a minha ignorância...

As mutações tem alguma coisa haver com não conseguirem reproduzir-se ?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Codornizes - variedades de cores [dúvidas]

Nim. :lol:
A resposta é não, mas há mutações em algumas espécies em que as crias são tão débeis que ou não nascem ou morrem poucos dias depois de nascer. Não sei se tal acontece nas codornizes, mas nas cores mais vulgarizadas não me parece que aconteça.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Codornizes - variedades de cores [dúvidas]

So agora vi este topico.

Efectivamente existe uma miriade de cores nas codornas Coturnix japonica, mas sao todas da mesma especie.

Essas da foto, da esuqerda para a direita,sao :
Selvagem, ou castanha
Texas AM Gigante
Italiana dourada ou Manchuria dourada, nao consigo ver bem o dorso da ave. Se tiver pintas escuras é Italiana, se for toda amarelinhaa é Manchuria.

Se cruzar essas tres cores, sendo por exemplo o macho o Italiana Dourada, vai ter uma grande percentagem de aves nessa cor, é um gene dominante.

Se crusar so castanhas so nascem castanhas, se cruzar so amarelas so nascem amarelas, se cruzar so brancas so nascem brancas e se cruzar so vermelhas ainda nao lhe sei dizer porque tive as minhas pouco tempo antes de tirar as primeiras ninhadas e elas podiam ainda vir fecundadas da capoeira onde estavam. Mas nasceram vermelhas ou Roseta, Tibetanas e selvagens. Mas como digo podiam as femeas ja vir fecundadas dos machos com que estavam juntas antes de eu as separar em minha casa.

Ha mutaçoes com taxas de eclosao maiores e outras com taxas menores.

As amarelas teem um gene assassino que sendo cruzadas amarelas com amarelas tem uma taxa de mortalidade no ovo ainda elevada.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Genética”