Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Olá criadores.
Tenho alguns casais de ring necks, mas ainda entendo pouco sobre a genetica dos mesmos. No viveiro, ainda vivendo em colonias, porque so irei separar os casais na epoca da reproduçao, percebo que uma femea turquesa cinzenta se acasalou com um macho verde. Alguem pode me dizer o que resultara´desse acasalamento? Serão todos filhotes verdes?
Última edição por Chaves em segunda, 11/fev/2013, 22:27, editado 1 vez no total.
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks/ genetica

Alguem que entende de genetica de ring necks pode me dar essa informaçao:

macho verde x femea turquesa cinzenta.
HenriqueDallas
***
Mensagens: 173
Registado: domingo, 13/jun/2010, 14:38

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

ola. vai tirar machos e femeas em verde e verde cinza, tudo portador de turquesa.
Cumprimentos,
Henrique Lopes
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Olá Henrique,

Obrigado pela informação. É de grande valor para mim.
Abraço.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

HenriqueDallas Escreveu:ola. vai tirar machos e femeas em verde e verde cinza, tudo portador de turquesa.
Sim se a femea cinzenta for factor simples, se for duplo só vai tirar verde cinzentos/turqueza. Num aparte os casais já deveriam estar separados.
Pedro Ramalho
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Olá PEDRO,

Obrigado pela resposta.
Quanto a separaçao dos casais, eu estou no Brasil e aqui a epoca da reproduçao terminou agora, os rings estão em mudas, os meus estão todos em um grande viveiro, irei separa-los em breve. São cinco machos ( lutino, azul/ino, cinza/ino, verde, verde cinza) e cinco femeas ( lutina, azul, canela/azul, turquesa cinzenta e uma cremino) ainda nao sei como formarei esses casais para me dar melhores qualidades de filhotes.
Se algum de voces puderem me dar instruçoes, fico agradecido.

abraço a todos.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Chaves Escreveu:Olá PEDRO,

Obrigado pela resposta.
Quanto a separaçao dos casais, eu estou no Brasil e aqui a epoca da reproduçao terminou agora, os rings estão em mudas, os meus estão todos em um grande viveiro, irei separa-los em breve. São cinco machos ( lutino, azul/ino, cinza/ino, verde, verde cinza) e cinco femeas ( lutina, azul, canela/azul, turquesa cinzenta e uma cremino) ainda nao sei como formarei esses casais para me dar melhores qualidades de filhotes.
.
Ahhh, ok, é que nos aqui estamos agora a começar... :oops:

Quanto aos casais depende basicamente do que quiser tirar.
Pedro Ramalho
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Pedro,
Percebo que você tem experiencia e conhecimento sobre ring necks, o que é bem raro de se encontrar.
Eu sou um admirador dessas aves, e tenho grande alegria em tê-los em casa, é um hobby que dar grande satisfação.
Pois é, estou sem saber como formar esses casais para nao fazer nenhum acasalamento desastroso.
Tenho dúvida se acasalo a femea cremino com o macho cinza/ino ou com o azul/ino, embora percebo que o macho azul/ino anda a namorar a femea azul.
Não gostaria de tirar filhotes verdes, quanto ao resto gosto de todos e principalmente dos turquesas.

Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Chaves Escreveu: Tenho dúvida se acasalo a femea cremino com o macho cinza/ino ou com o azul/ino, embora percebo que o macho azul/ino anda a namorar a femea azul.
Nenhum dessas hipóteses é negativa, mas diga-se que é extremamente fácil reacasalar casais de ringnecks, um casal que se junte este ano pode ser separado e reacasalado para o ano, tudo o que é preciso são instalações apropriadas, eles não são de modo nenhum fieis ao parceiro.

Eu tenho alguma dificuldade em usar o macho cinza/ino porque são mutações que não devem ser trabalhadas na mesma linha, no entanto com a femea cremino (turqueza ino) pode-se ir buscar o Turqueza cinzento, estes são úteis como aves de trabalho, especialmente as fêmeas, para depois serem cruzadas com machos azuis canelas ou azuis palido(lacewing).

Quem cria Ringnecks não pode pensar só no resultado imediato, tem que pensar que aves pode tirar para serem usadas no futuro, especialmente se viver num sitio onde é difícil comprar o "produto acabado".
Pedro Ramalho
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

difícil não, Pedro, é quase impossível hahahaha, aqui no Brasil criar aves é um martírio constante, isso sem citar os preços exorbitantes cobrados por ring necks (o verde mesmo) por aqui.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Pedro, é muito bom encontrar em um forum como este alguem como vc. Deste me quase todas as respostas que eu procurava, alem do incentivo nesse hobby maravilhoso.
Nao sabia que os ring necks nao eram fieis, cheguei a achar que fossem como as caturras que são extremamente fieis aos parceiros, pelo menos as que eu tinha eram assim.
Ja andava a perceber, pois os machos se engraçam muito facil pelas femeas e dividem seus alimentos com grande facilidade. Se isto comprova, criar rings fica mais facil, uma vez que podemos formar e desfazer casais conforme nossa vontade.
Tambem percebi que um resultado imediato na criaçao de ring necks, afim de obter as melhores mutaçoes, nao ocorre de imediato, e vc tem toda razao quando diz que temos que trabalhar planejando o futuro.

Aqui não encontramos a mutação pallid com facilidade e quando encontramos, são extremamente caros.
vc tem muitos?

Obrigado mais uma vez.
abraço.
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Criadouro Guadiana Escreveu:difícil não, Pedro, é quase impossível hahahaha, aqui no Brasil criar aves é um martírio constante, isso sem citar os preços exorbitantes cobrados por ring necks (o verde mesmo) por aqui.
Guardiana,
Em que parte do BRASIL vc está?
Pois aqui em minha região, Minas Gerais, não chega a tanto. Longe de ser um martirio quando se trata de um hobby, quanto aos preços concordo com você, mas tem melhorado muito.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Chaves Escreveu: Aqui não encontramos a mutação pallid com facilidade e quando encontramos, são extremamente caros.
vc tem muitos?
.
Não, eu infelizmente deixei os Ringnecks á alguns anos, infelizmente apesar de ser uma espécie cheia de virtudes tem um defeito inultrapassável para o sitio onde actualmente vivo, fazem demasiado barulho... Continuo só com o meu casal normal de estimação, em que o macho tem 21 anos e foi o 1º ringneck que criei (diga-se que foi criado á mão) e a fêmea dele que deve ter entre 30-35 anos.
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Chaves Escreveu: Nao sabia que os ring necks nao eram fieis, cheguei a achar que fossem como as caturras que são extremamente fieis aos parceiros, pelo menos as que eu tinha eram assim.
.
As caturras são mais complicadas, e dão muito mais trabalho a reacasalar, mas também é possível. A chave é conseguir separar o casal de modo a que não se ouçam, com as caturras não basta isolar visualmente os membros do casal, é preciso separa-los auditivamente, e esperar algumas semanas até que se esqueçam do par anterior, preferencialmente elas devem ficar isoladas sem contacto com outras caturras, depois é só juntar com o novo membro do casal e esperar que corra tudo bem, não é 100% garantido mas funciona bastante bem.
Pedro Ramalho
Chaves
***
Mensagens: 107
Registado: sábado, 02/fev/2013, 19:05

Re: Ring necks: F. turquesa cinz. x M. verde = resultado?

Pedro, esse casal que te restou com essa idade já deve fazer parte da sua famila rsrs imagino quão gratificante deve ser tê- los em casa depois de tanto tempo.
Meus ring necks fazem muito barulho no final da tarde, mas nada demais e nao chega a incomodar os vizinhos. Tenho uma femea canela que é extremamente escandalosa quando nao gosta da presença de alguem diante dos viveiros. Quanto ao resto é tranquilo.

obrigado.

Voltar para “Genética”