Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Psicopata VX Beta - fase de testes

Caros Amigos,

Desde há algum tempo que ando a desenvolver um software de gestão para as minhas criações. Sei que existem alguns no mercado bem avançados, contudo nenhum deles corre em Macintosh e como tal, não servem para mim. Daí que meti mãos à obra e comecei a desenvolver uma aplicação que abrangesse os meus requisitos. A mesma está agora na fase de testes e pode ser adquirida livremente (licença GNU GPL) em http://etudoquerofazer.blogspot.com/.

Esta aplicação foi desenvolvida em Java 1.6 e não correrá em versões inferiores. Todo o sistema de dados é suportado em xml, o que indica que esta aplicação pode ser portada para qualquer sistema que corra Java 1.6 (Windows, UNIX, Linux, Solaris...). A mesma foi desenvolvida em Linux e testada em MacOSX e está optimizada para resoluções widescreen superiores a 1024.

De modo a fornecer o conteúdo foi criado um instalador, que apenas irá instalar a aplicação na directoria que escolherem, ou seja, não serão criadas quaisquer ligações adicionais, incluindo atalhos. Como tal, para correr a aplicação devem ir à directoria para onde instalaram a aplicação e aceder à pasta "dist". Dentro deste directório basta correr o executável, VXPsicopata.jar.

Para correr o instalador e o executável necessita do Java 1.6 que pode instalar a partir daqui:http://www.java.com/en/download/index.jsp
ATENÇÃO: Não deve extrair o jar, mas sim executá-lo.

Qualquer erro ou sugestão contactar para psicopataApp@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva
Última edição por rnsilva em sexta, 21/ago/2009, 00:14, editado 2 vezes no total.
Imagem
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

boas
que programa é necessário para instalar ou abrir esse psicopata? eheh
cumprs

pelos screen shots que vi, está muito interessante.
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

A aplicação é em Java como disse. Apenas necessita do Java 1.6, cujo link para instalar está no blog, ou aqui: http://www.java.com/en/download/index.jsp
Imagem
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

boas,
obrigado Ricardo... tás a trabalhar bem.
mas infelizmente não consegui instalar :(
a verdade é que sou um bocado nabo na informática... :oops:
tenho que voltar a tentar com mais calma
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

pedro376h Escreveu:boas,
obrigado Ricardo... tás a trabalhar bem.
mas infelizmente não consegui instalar :(
a verdade é que sou um bocado nabo na informática... :oops:
tenho que voltar a tentar com mais calma
Basta ter o Java 1.6 instalado no pc. O link está neste post e no meu blog. Escolhi o Java porque é muito popular e quase toda a gente o tem instalado.

Já recebi alguns comentários bastante úteis, sendo que já estou a adicionar funcionalidades e a corrigir erros. Espero ainda durante esta noite lançar esta nova actualização.
Imagem
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

obrigado, vou tentar instalar
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Caros,

Com base no feedback recebido foram corrigidos alguns erros, contudo muitos mais devem existir. Ainda, por sugestão do amigo António Castanheira, foi adicionada uma nova secção de gestão de trocas. Ou seja, para além de compras e vendas, passa agora a ser possível a gestão de trocas. Vou guardando todas as vossas sugestões e tentando melhorar a aplicação consoante o tempo livre. Infelizmente Segunda-feira volto ao trabalho e o tempo para o Psicopata vai ser diminuto, contudo vou tentar pelo menos afinar as funcionalidades actuais.

Já podem testar a gestão de trocas e afins. Aguardo o vosso feedback e report de erros (qts mais melhor).

Bom fim de semana.
Imagem
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Olá, já instalei o programa, pois de inicio não estava a perceber como utilizar o java, só tinha lido assim por alto, como me aparecia em ficheiro winrar, só depois é que meti a correr com o java, tá um trabalho muito bem feito e parece-me muito acessível, só achei um pormenor em falta para já, quando se está a adicionar as aves, deveria dar para pôr a mutação, mesmo que não seja em base de dado, que dê para nós preencermos
Boa continuação com o projecto :lol:
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Já agora se não for indiscrição, tou a dizer e talvez não sei se já dá para fazer isso ou não, quando queremos visualizar a nossa lista de dado que colocámos, dá para seleccionar só uma lista da espécie que queremos ver?
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Olá,

Pois o problema do jar, é que para quem não tem o java instalado, vai abrir com o winrar ou outro programa semelhante.

Quanto à questão da mutação na Ave é uma boa hipótese, contudo devido ao inorme número de mutações e diferentes nomenclaturas o melhor será mesmo deixar a inserção ao critério do utilizador, ou seja, escrevam o que quiserem. :D

Futuramente espero avançar mais um pouco com este projecto.

Obrigado,
Imagem
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

mcamedjay Escreveu:Já agora se não for indiscrição, tou a dizer e talvez não sei se já dá para fazer isso ou não, quando queremos visualizar a nossa lista de dado que colocámos, dá para seleccionar só uma lista da espécie que queremos ver?
Dá, também é uma funcionalidade que posso fazer.

É precisamente este tipo de dicas que são precisas para melhorar a aplicação. É que um gajo sozinho nunca se lembra de tudo. (nem de metade :) )
Imagem
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

lolol, então vais começar a falar mal de mim, posso vir a ter muitas e belas ideias :lol:
aqui vai uma outra então, estive a preencher a secção dos casais, e uma coisa que ficou tipo "feia", é que o casal fica denominado por exemplo macho 1 fêmea 5, seria mais prático nós escolher-mos ou meter a anilha ou o nome etc..
Outra coisa é ao colocar a lista dos ovos, quando coloco um ovo nascido, na descrição dessa cria não deixa alterar a sua origem fica como oferta, é preciso depois mudar na lista principal, e outro pormenor era poder seleccionar no caso de ovo nascido uma ave da nossa criação que já estivesse na lista.
As ideias vão surgindo consoante se for utilizando o programa, espero que não fiques chateado por estar a dizer tanta coisa, nem estou a dizer que devas fazer o que digo ou mais, muito já tu fizes-te e bem.
Abraço
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

mcamedjay Escreveu:lolol, então vais começar a falar mal de mim, posso vir a ter muitas e belas ideias :lol:
aqui vai uma outra então, estive a preencher a secção dos casais, e uma coisa que ficou tipo "feia", é que o casal fica denominado por exemplo macho 1 fêmea 5, seria mais prático nós escolher-mos ou meter a anilha ou o nome etc..
Outra coisa é ao colocar a lista dos ovos, quando coloco um ovo nascido, na descrição dessa cria não deixa alterar a sua origem fica como oferta, é preciso depois mudar na lista principal, e outro pormenor era poder seleccionar no caso de ovo nascido uma ave da nossa criação que já estivesse na lista.
As ideias vão surgindo consoante se for utilizando o programa, espero que não fiques chateado por estar a dizer tanta coisa, nem estou a dizer que devas fazer o que digo ou mais, muito já tu fizes-te e bem.
Abraço
Sim claro. Eu agradeço bastante, acredita. Quanto à questão da oferta, é um bug que detectei há pouco. É de fácil resolução. A ideia ai é meter "Criação Própria", fixar a Mãe e deixar escolher o pai. Isso estava feito só que eu depois adicionei a opção troca e não actualizei essa comboBox.
Quanto a seleccionar no caso de ovo nascido uma ave da nossa criação que já estivesse na lista, já iria trocar a ordem de inserção das coisas. A solução lógica é inserir por ordem natural. Contudo, vou ponderar essa opção.

Eu não fico chateado, fico é contente. Critiquem à vontade, dêem sugestões, para o mal ou para o bem, todas serão construtivas. A ideia é mesmo essa.

Obrigado mais uma vez. Talvez amanhã tenha tempo para criar já algumas destas novas soluções.
Imagem
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Caros,
Com base nesta últimas sugestões, está lançada uma nova versão do PsicopataVX_beta.

- Nesta nova versão beta, podem então gerir aves por espécie. Para tal, o acesso é através do menu Gerir Espécies, no qual devem seleccionar primeiro a espécie e só depois clicar em "Gerir Aves".

- Foi adicionado também, no inserir/editar ave, um novo campo para guardar as mutações da mesma. Nesta secção foram ainda adicionadas algumas protecções, nomeadamente no alterar sexo. Agora já não é possível alterar o sexo de uma ave que tenha posturas ou esteja acasalada.

- No gerir casais, agora os dados do macho e da fêmea aparecem do tipo: "ref - nome"

- No gerir posturas, quando alteramos o estado de um ovo para nascido, e abre a janela inserir nova ave, o bug que existia está corrigido. Também a interface foi refeita e pode-se agora inserir ovos com datas iguais.

Agora: Como esta aplicação está a ter várias alterações ao nível da base de dados, é desejável que quem a esteja a utilizar neste momento, não tenha de inserir todos os dados novamente, após migrar para uma nova versão.
Quem já utilizou a aplicação, de certo notou que existe a possibilidade de criar, abrir e guardar todo o sistema de base de dados numa localização ao nosso critério. Contudo, por defeito, o Psicopata trabalha sempre com um ficheiro local, denominado XMLDB, que caso não tenham definido outro, é onde estão todos os vossos dados.
Ora, o "criar novo" ou "guardar como", é útil para realizarmos back-ups dos dados, contudo para uso no dia-a-dia não é muito prático, pois teremos de estar a carregar o ficheiro à mão cada vez que abrimos a aplicação.

Como tal, criei nesta nova actualização, uma opção chamada "Importar Dados", que podem encontrar em "Ficheiro -> Importar Dados". Cuidado com esta opção. O importar dados o que faz é pegar no vosso ficheiro de back-up e importar todos os dados deste para o ficheiro XMLDB. Deste modo, mesmo que o vosso back-up, esteja num formato antigo, os dados iram ser passados para o formato novo e qualquer campo ou tabela adicional, ficará disponível.

Por exemplo: Quem durante esta semana introduziu aves na base de dados, não tinha um campo chamado "Mutações". Como tal, a base de dados em uso, também não suporta esse campo. Porém, se copiarem essa base de dados (utilizando o guardar como...) por exemplo para o ambiente de trabalho e realizarem o download e instalação desta nova versão do Psicopata, poderão através da opção "Importar Dados", copiar os dados do ficheiro guardado anteriormente, para o novo sistema, onde o campo "Mutações" já existe.

Eu disse para terem cuidado a utilizar o Importar Dados, pois se tiverem alguma entrada no sistema novo, a mesma vai ser apagada.

Resumindo: Os mais atentos podem perguntar qual a diferença entre a opção Abrir e Importar Dados. A diferença é que o Abrir mete o sistema a trabalhar com o ficheiro xml que se escolheu, enquanto que a opção Importar Dados, mantém o ficheiro que se escolheu intacto e inalterado, copiando apenas todos os seus dados para o sistema local.
A escolha e manuseamento dos mesmos fica ao vosso critério e, muito importante, à vossa responsabilidade.

Aguardo mais reports vossos. Entretanto também vou detectando alguns e corrigindo.

Obrigado pela ajuda,
Imagem
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Psicopata VX Beta - fase de testes

Caros, isto tem andado um quanto parado pois ando cheio de trabalho. Porém, na semana passada tirei um tempito para inserir as minhas aves no sistema e como tal anotei alguns erros que fui detectando.
Com base nos erros assinalados agora à noite tive a fazer as correcções, que foram as seguintes:
- Criadores e clientes passaram a ter telefone e mail, em vez do genérico "Contacto".
- As fotos dos casais não faziam o resize ao editar o casal.
- No Gerir Casais existia um bug com os nomes das aves.
- No Inserir Ave passou a ser mostrado o nome do criador em vez do Stam e resolveu-se um bug relativo a fotos pequenas.
- No Gerir Aves formatou-se a data e passou-se a mostrar no canto inferior direito o total de aves inseridas.
- No Gerir Espécies era permitido inserir espécies com nomes científicos iguais. Tal obviamente não pode ser permitido.
- No Gerir Aves por espécie, quando se removia uma ave, a tabela recarregada de seguida não filtrava por espécie. Agora já filtra normalmente.
- No Gerir Compras, em vez de Criador, na tabela estava Cliente.
- No importar dados faltavam commits em alguns sectores.

Neste momento, para quem já tem dados inseridos na versão anterior deve:

1. Criar um back up da base de dados actual através do menu Ficheiro -> Guardar Como..., utilizando a versão que tem instalada.
2. Efectuar o Download e Instalação desta nova actualização
3. Abrir a aplicação actualizada e seleccionar o menu Ficheiro -> Importar dados
4. Escolher o ficheiro de back up criado no passo 1 e clicar em Open.

Após o passo 4, caso o ficheiro seja válido, o utilizador recebe uma mensagem de sucesso.

Qualquer problema continuem a reportar. Podem encontrar esta nova versão actualizada no sitio do costume: http://etudoquerofazer.blogspot.com/
Imagem

Voltar para “Software e Downloads”