Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

ORNIWARE 2.6

Como o prometido é devido aqui fica lançada mais uma versão deste software, desta feita com cara lavada e acompanhada da primeira versão em Inglês.

Como diferenças para a versão 2.5 não existem de facto muitas, dado o pouco tempo desde o lançamento desta. No entanto, para além do novo nome, logotipo e icon, esta versão:

- Corrige algumas falhas no que toca a mensagens de erro erróneas no menu Inserir Trocas.
- Corrige a falta do novo estado para os ovos "Morto" (inserido na versão 2.5) no bloco de estatísticas.
- Adiciona um novo campo "Gaiola" à ave onde o utilizador deve colocar a identificação da gaiola onde consta cada ave. Isto torna-se muito útil quando temos muitas aves dispersas por várias voadeiras.
- Adiciona um filtro por "Gaiola" no Gerir Aves.
- Permite imprimir lista de aves por gaiola.
- Permite imprimir lista de aves com a identificação da gaiola quando impressa por espécie.
- Corrigidos pequenos detalhes nos templates dos relatórios.

Para downloads consultem a página ORNIWARE 2.6 em http://www.orniware.com/blog/?page_id=1244.

Qualquer dúvida, problema detetado ou questão, devem contactar para rnsilva@orniware.com ou contactar por aqui.

Cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva
Imagem
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: ORNIWARE 2.6

Olá,

Eu fiz download do programa. Na minha opinião está bom e até parece bastante funcional depois de se entender com as funções.
Mas se me permite gostaria de lhe fazer propostas de melhoria (embora não sei se é possivel ou não). Por exemplo na referencia das aves poderia por para fazer automáticamente por especie, escusando de estarmos a colocar nós as referencias, não sei se me entende. E também na formação dos casais, julgo que seria positivo que quando uma ave fosse junta a outra ela não volta-se a aparecer no menu de escolhas para a formação de um novo casal.

São apenas algumas sugestões, espero que não leve a mal.

Parabéns pelo programa :)
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Criador33 Escreveu:Olá,

Eu fiz download do programa. Na minha opinião está bom e até parece bastante funcional depois de se entender com as funções.
Mas se me permite gostaria de lhe fazer propostas de melhoria (embora não sei se é possivel ou não). Por exemplo na referencia das aves poderia por para fazer automáticamente por especie, escusando de estarmos a colocar nós as referencias, não sei se me entende. E também na formação dos casais, julgo que seria positivo que quando uma ave fosse junta a outra ela não volta-se a aparecer no menu de escolhas para a formação de um novo casal.

São apenas algumas sugestões, espero que não leve a mal.

Parabéns pelo programa :)
Boas,

Todas as sugestões são bem vindas e alterações podem-se sempre fazer. Por isso é que já vamos não versão 2.6 :D -

Quantos às suas sugestões, não sei se percebi bem essa da referência automática. A referência pode ser qualquer coisa, única, que identifique a ave. O mais comum é utilizarmos a anilha, mas deixo isso ao critério do utilizador. Cada um mete o que quiser, desde que não contenha espaços e não haja outra ave no sistema com a mesma referência. Por exemplo, eu meto sempre <diametro anilha>/<STAM>/<nº anilha>/ano. Assim, se quero por exemplo todas as aves nascidas em 2010, basta pesquisar pelo parametro 2010 nas referências e tenho essa lista.

Quanto à sugestão no inserir casais, não pode ser pelo seguinte facto. Imagine você que é criador de canários e tem 1 macho para 3 fêmeas. Se regista o primeiro cruzamento, o sistema já não o permitia registar o segundo. De qualquer modo entendo que para quem não usa este sistema seja mais conveniente que a ave uma vez acasalada, seja retirada da lista de aves disponíveis. No entanto, o ORNIWARE teve sempre o objectivo de ser neutro relativamente a clubes e cores e como tal foi implementado para dar para todos :D.

Qualquer outra sugestão ou dúvida contacte.

Cmps,

Ricardo Mendão Silva
Imagem
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Caros,

Gostaria apenas de vos informar que lancei uma versão deste software em Frances, juntando-se assim às já existentes versões em Português e Inglês. Caso alguém pretenda se voluntariar para traduzir para outra qualquer lingua, por exemplo, Espanhol ou Italiano, terei todo o gosto em partilhar o ficheiro de tradução.

Relativamente a qualquer versão, aceito sugetões com vista a melhorar a linguagem.

Gostaria ainda de salientar que vou passar a publicar truques e dicas sobre a aplicação em http://www.orniware.com

Abr.

Ricardo Mendão Silva
Imagem
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Versão em Espanhol (Versión en Español):

https://sourceforge.net/projects/psicop ... /2.6%20ES/

Abr.

Ricardo Mendão Silva
Imagem
Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: ORNIWARE 2.6

boas

tirei ontem este programa, e instalei-o, apesar de ainda nao ter adicionado nada, apenas limitei-me para ja a ver digamos o programa em si... e posso dizer que é muito muito bom, mesmo.

como vi tambem que procura sempre melhorar com novas ideias, lembrei-me das seguintes:

- vi que faz uma especie de controle de ovos, ou nascimentos e tal, nao reparei se faz algum controle de anilhagem, ou seja. se la aparece tipo casal tal com as anilhas tal... meteram x ovos, nasceram y aves. quando anilhar-mos podemos meter o numero das anilhas, mas para quem tem muitas aves a criar... por vezes pode passar a altura de meter anilhas e depois ja vao tarde. o que propunha caso de é um alerta de anilhagem. ou seja quando metermos la que as aves nasceram, o programa ao fim de x dias alerta para a anilhagem, mesmo se nao formos ao programa.

(isto porque tambem tenho bonsai como hobby, e tambem encontrei um bom programa que falha ai, da para '' marcar'' fertelizaçoes, aramamento, etc, etc... para x data, mas chega a x data e nao alerta nada, mesmo com o programa aberto)

penso que esta ideia podia ser util, principalmente para quem tem muitos casais e tem pouco tempo. ha dias vi um criador com 150 e tal casais a criar, ele tem tudo por escrito, mas eu perdia-me e o trabalhao que aquilo da.

- a outra ideia era uma especie de calendario, dentro do programa em que dessa para fazer um esquema de tratamento por assim dizer, por exemplo eu dei a dias vermizoo as minhas aves e tenho de repetir passados 21 dias, tive de apontar num papel a proxima utilizaçao. caso existi-se esse calendario, diario por assim dizer, eu podia ir ao dia x e meter a repetiçao do vermizoo,... podia ir ao dia y e meter sei la utilizar complexo b.... dia w sei la... limpar bebedouros, etc, etc, etc.

claro que esta ideia em parte pode estar ligada a primeira ideia... com a possibilidade de adicionarmos alerta ou nao a marcaçao que fazemos... assim mais uma vez mesmo que nao entremos no programa, ele alerta-nos.

e prontos sao estas as minhas ideias.
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Caro Agaboy,

Desde já agradeço as suas sugestões. No entanto, o orniware foi desenvolvido como sendo uma aplicação somente de registo e não de gestão de tarefas. Com as sugestões que dá obrigaria a que o criador todos os dias actualizasse os seus dados e andasse sempre em cima do acontecimento. Por exemplo, para dar o alerta de anilhagem, teria de garantir que o criador registava o nascimento no dia exacto do mesmo, o que raramente acontece.

O objectivo principal desta aplicação é servir somente de registo de plantel e como tal, de momento, não faz parte do plano de desenvolvimento módulos de gestão diária. Não quero com isto dizer que no futuro não possam ser a vir incluídos. No entanto, serão sempre opcionais e nunca como funcionalidade principal da aplicação.

Cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva
Imagem
Avatar do Utilizador
PedroVieira
***
Mensagens: 132
Registado: domingo, 01/mai/2011, 20:20
Localização: VILA DE GAEIRAS - Óbidos
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Boa noite,

Já fiz o Download e tenho um problema, possuo um notebook (portatil pequeno) e o programa não se ajusta às dimensoes do ecrã, por exemplo abro "Gerir Aves" e não consigo ver nada acima de onde diz "Referencia Especie Nome Comum" etc etc. Se me conseguisse ajudar com esta questão seria excelente, senão, também não há problema :D
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
STAM: DO91

Imagem
http://avesdovieira.blogspot.pt/
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

PedroVieira Escreveu:Boa noite,

Já fiz o Download e tenho um problema, possuo um notebook (portatil pequeno) e o programa não se ajusta às dimensoes do ecrã, por exemplo abro "Gerir Aves" e não consigo ver nada acima de onde diz "Referencia Especie Nome Comum" etc etc. Se me conseguisse ajudar com esta questão seria excelente, senão, também não há problema :D
Caro Pedro,

O orniware é recomendado apenas para resoluções superiores ou iguais a 1280x800. Como tal, não está optimizado para os netbooks.

Cumps,

RMS
Imagem
CARLOS RODRIGUES
Mensagens: 41
Registado: terça, 20/nov/2007, 11:50
Localização: OLIVEIRA DE FRADES
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

Bom dia,
Já fiz o download do programa e instalei, so que tenho um pequeno problema, acho que o programa so estara feito para aves pequenas ou aves com posturas pequenas, pois sou criador de faisões e tenho especies em que cada postura pode ir até por exemplo 12 ovos, o que no programa apenas considera o maximo de 6 ovos, em relaçao ao resto acho o programa excelente.
cumprimentos.
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: ORNIWARE 2.6

CARLOS RODRIGUES Escreveu:Bom dia,
Já fiz o download do programa e instalei, so que tenho um pequeno problema, acho que o programa so estara feito para aves pequenas ou aves com posturas pequenas, pois sou criador de faisões e tenho especies em que cada postura pode ir até por exemplo 12 ovos, o que no programa apenas considera o maximo de 6 ovos, em relaçao ao resto acho o programa excelente.
cumprimentos.
Caro Carlos,

De facto essa foi uma restrição inicial que não faz muito sentido, sendo que irá ser retirada na versão 2.7 que está em desenvolvimento. Outras restrições irão ser removidas e novas funcionalidades adicionadas.

Tenho andado a trabalhar aos poucos nesta nova versão, que mais completa fica, mais trabalho dá :D . Não tenho tido muito tempo e como tal ainda não tenho previsão para o seu lançamento. Espero eu que dentro das próximas semanas esteja pronta, já que aproveitei esta época de festas para dar mais um avanço.

Entretanto, podem trabalhar na versão 2.6, que tem se apresentado bastante estável e fiável.

Cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva
Imagem

Voltar para “Software e Downloads”