mariamiranda
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 11/jan/2008, 17:10
Localização: santo tirso

Rouxinol do Japão: existe em liberdade em Portugal?

viva a todos

hoje qd sai de casa para o trabalho logo pela manha,ouvi um passaro cantar fora do comum,reparei q era um rouxinol do japão com um canto espetacular e todo arrebitado,sei q eles migram mas foi a primeira vez q vi um em liberdade.
sera q migrou ou conseguiu escapulir de algum viveiro,fiquei curioso


um abraço a todos
miranda
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá Maria

Antes de mais seja bem vinda ao Fórum. Ainda não lhe tinha dado as boas vindas :D .
Provávelmente o Rouxinol fugiu de algum viveiro, eles não existem em liberdade em Portugal.
Cumprimentos
Jaime Simões
mariamiranda
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 11/jan/2008, 17:10
Localização: santo tirso

rouxinol

[eu tb estava a pensar nisso,mas como são aves migratorias fiquei com algumas duvidas.

obrigado e cumprimentos
maria e o nome da minha filha o meu e jose miranda
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: rouxinol

mariamiranda Escreveu:[eu tb estava a pensar nisso,mas como são aves migratorias fiquei com algumas duvidas.

obrigado e cumprimentos
maria e o nome da minha filha o meu e jose miranda
Os Rouxinóis do Japão são Asiáticos. O nosso Rouxinol Comum é que é migratório, no entanto só se encontra cá no Verão para acasalar.
No entanto existem cá aves como a Toutinegra que tem um Canto digno de um Rouxinol :D
Cumprimentos
Jaime Simões
mariamiranda
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 11/jan/2008, 17:10
Localização: santo tirso

Re: rouxinol

obrigado jaime

estou esclarecido,e um belo passaro não ha duvida

cumprimentos
miranda
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola

vejam este tópico viewtopic.php?t=2108 e segundo alguns membros deste forum existem Rouxinóis do Japão em liberdade, eu desconhecia

um abraço

LuixFlip
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Os rouxinois do japão tem uma população feral em Portugal, alias tem varias, pelo menos para já porque ao ritmo que estão a ser capturados não devem durar muito.... :(


http://www.flickr.com/photos/nbarreto/291770465/
Pedro Ramalho
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Pedro121 Escreveu:Os rouxinois do japão tem uma população feral em Portugal, alias tem varias, pelo menos para já porque ao ritmo que estão a ser capturados não devem durar muito.... :(


http://www.flickr.com/photos/nbarreto/291770465/
Cientificamente ainda não há estudos que comprovem esse facto. Sabe-se no entanto que foram libertadas algumas dezenas de individuos no entanto ao contrário dos bicos de lacre e tecelões ainda não está completamente provada a sua nidificação no nosso País. Existem muitos rumores e boatos, mas provas cientificas não existem nenhumas. Já vi um bando grande de Periquitos na Malveira, e no entanto eles não nidificam cá. E espero que assim continue, porque apesar de ser uma das mais belas aves, é mais uma invasora que vem concorrer com as autóctones, incluindo o Rouxinol comum que está em declinio.
Cumprimentos
Jaime Simões
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: rouxinol

mariamiranda Escreveu:[eu tb estava a pensar nisso,mas como são aves migratorias fiquei com algumas duvidas.

obrigado e cumprimentos
maria e o nome da minha filha o meu e jose miranda
Se calhar é melhor por como assinatura José Miranda. Senão a malta ainda o batiza como Maria :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos
Jaime Simões
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

pintas1977 Escreveu:
Cientificamente ainda não há estudos que comprovem esse facto. Sabe-se no entanto que foram libertadas algumas dezenas de individuos no entanto ao contrário dos bicos de lacre e tecelões ainda não está completamente provada a sua nidificação no nosso
O ver para crer é sempre boa politica, no entanto pelo numero de aves que estão a ser apanhadas e oferecidas para venda, se não estão a criar, devem ter sido soltos as centenas, e de resto se virmos a data da ultima importação a maioria já deveria precisar de cuidados geriátricos... desculpa mas não resisti :D :D :D
Pedro Ramalho
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Pedro121 Escreveu:
pintas1977 Escreveu:
Cientificamente ainda não há estudos que comprovem esse facto. Sabe-se no entanto que foram libertadas algumas dezenas de individuos no entanto ao contrário dos bicos de lacre e tecelões ainda não está completamente provada a sua nidificação no nosso
O ver para crer é sempre boa politica, no entanto pelo numero de aves que estão a ser apanhadas e oferecidas para venda, se não estão a criar, devem ter sido soltos as centenas, e de resto se virmos a data da ultima importação a maioria já deveria precisar de cuidados geriátricos... desculpa mas não resisti :D :D :D
Realmente é estranho, no entanto a fonte mais fiável a nivel IBÈRICO referencia como maior Colónia, uma Colónia de 50 a 100 casais em dois grandes núcleos (la Rierada-torrente de las Tres Serres y el Valle de Sant Feliu). E diz que esta população, por agora, e a única estabelecida e viavel a nivel peninsular, no entanto a actualização é até Setembro de 2006.

Procura pela espécie:

http://hidra.udg.es/invasiber/fitxa_lli ... xonomic=10

ou vê directamente :

http://hidra.udg.es/invasiber/fitxa_detalls.php

No entanto parece-me que não será ainda possivel, depois de 1 Ano de reproduçaõ que sejam tão comuns ao ponto de abasteder centenas de unidades no comércio Clandestino. Penso todavia que realmente poderão haver algumas populações, mas muito raras. Algo nos está a escapar, pois é dificil diferenciar os rumores das fontes fidedignas e distinguir os numeros das importaçóes ilegais e das Capturas a nivel interno.
Continuo na minha, enquanto não houver dados concretos não acredito que haja populações viáveis ou em expansão em Portugal. :roll:
Cumprimentos
Jaime Simões
mariamiranda
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 11/jan/2008, 17:10
Localização: santo tirso

[quote="pintas1977"][quote="Pedro121"][quote="pintas1977"]

.obrigado a todos pelos vossos comentarios e opiniões

cumprimentos,jose miranda :lol: :lol: :lol:
criador de diamantes australianos
antonio pereira
***
Mensagens: 81
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:35

Boas Noites

Rouxinois do Japão em liberdade nunca vi nenhum mas acredito que existam alguns a criar.
Não sei se algum forista já viu os conures de cabeça cinzenta e os rabos de junco que andam em liberdade em Lisboa na zona do Campo Martires da Patria e Hospital da Estefania, posso dizer-vos que são bastantes e que alguns estão a criar pois vi numa árvore uma familia de conures de cabeça cinzenta pais e filhos ainda muito jovens , eles estavam a cerca de 2 ou 3 m da minha cabeça não vi mal.
Tive pena mas não tinha forma de tirar a foto.
Os piares dos psitacideos nesta zona são muito comuns e depois é só segui-los e observar as referidas aves, estou certo que mais pessoas já devem ter visto estas aves em liberdade , não sei se existem mais algumas especies mas estas foram as que eu vi.

António Pereira
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Os Psitacídeos mais fáceis de avistar em Lisboa são os Ringnecks, já existem bastantes !
Cumprimentos
Jaime Simões
maca1965
Mensagens: 34
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:46
Localização: Arredores de Coimbra

Boas!
Eu estou a ter sucesso relativo na criação destas magníficas aves.
Alguém sabe como se anilham, se há anilhas especiais para eles e onde se encontram?
Tenho sempre o receio de que fiquem presos sem me aperceber e morram mas o que é facto é que tenho necessidade de os destingir pois os casais acasalam para a vida e só há desvantagens em os separar de ano para ano.
Abraço e obrigado pela atenção.

Voltar para “Insectívoros”