Fuledo
***
Mensagens: 72
Registado: segunda, 12/nov/2007, 10:06

Bilaroco

Boas Amigos

Esta é o meu regresso aos fóruns, venho por este mio perguntar se alguem tem conhecimento de uma ave denominada por "Bilaroco", a minha avó afirma que é uma ave bastante bela e com um canto maravilhoso do tamanho aproximado de um pardal, a minha avó é natural da zona centro do pais mais precisamente da Pampilhosa da Serra da aldeia de Vale Pereiras, ela diz tambem que a ave na sua juventude estava já em extinção, sendo que alguns anos depois deixou de se fazer notar, presumo que seja uma ve migratória, mas bastante conhecida e falada naquela zona.
Aguem me pode dar mais informação sobre esta ave?
Atentamente

Pedro Ribeiro
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: Bilaroco

boas...

nao te estas a referir ao abelharuco?
Cumprimentos
Diogo Ferreira
Fuledo
***
Mensagens: 72
Registado: segunda, 12/nov/2007, 10:06

Re: Bilaroco

Não me parece, o abelharuco parece ser maior que um pardal ... de qualquer das maneiras continuo sem saber
Atentamente

Pedro Ribeiro
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: Bilaroco

Bom,

Bilaroco não conheço, mas pela historia parece ter acontecido o mesmo que aconteceu ao Cochicho, ave muito apreciada pelo seu canto, mas que se encontra extinta a mais de 30 anos, não sei se será a mesma, mas não creio que seja, a Pampilhosa é uma zona de serra e o cochicho preferia as varzeas especialmente as semeadas de cereais.

O motivo que levou à sua extinção foi a mecanização da apanha do cereal, pois fazia o ninho no chão no meio dos campos de cereal e não conseguiu resistir a tal destruição nem adaptar-se a outros locais de nidificação.

Fica a analogia, pode ser que ajude na pesquisa pelo Bilaroco.

Só espero que não seja uma sub-especie do "Gambuzino".

Saudações a todos
Brancolas
Fuledo
***
Mensagens: 72
Registado: segunda, 12/nov/2007, 10:06

Re: Bilaroco

Que existiu e que não se trata de um gambuzino sei que é verdade, duvidar disso, seria duvidar de dezenas de pessoas da terra da minha avó. Aparentemente deve estar extinto, apenas inseri o topico por curiosidade...


Grato pelas respostas
Atentamente

Pedro Ribeiro
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bilaroco

Fuledo Escreveu:Que existiu e que não se trata de um gambuzino sei que é verdade, duvidar disso, seria duvidar de dezenas de pessoas da terra da minha avó. Aparentemente deve estar extinto, apenas inseri o topico por curiosidade...
Bom dia

Bem, é o problema dos nomes comuns e especialmente dos nomes locais, a espécie não está de certeza extinta a nível nacional (as extinções mais recentes a nível nacional foram todas de aves de grande porte)mas pode ter desaparecido localmente, infelizmente pelo nome não chegamos lá já que e é claramente um nome só usado localmente, podes ter melhor sorte em perguntares no fórum dos observadores de aves http://aves.team-forum.net/já que aí tens alguns estudiosos dos nomes locais, em alternativa podes tentar conseguir uma melhor descrição da ave para termos mais em que nos basearmos.
Pedro Ramalho
vlade
Mensagens: 25
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

Re: Bilaroco

desculpa estar em completo desacordo,broncolas,em relação á extinção do cuchicho á mais de trinta anos.estás completamente enganado.o cochicho não passa de um Turdus philomelos.para ouvires esta ave podes ir a este site:

http://www.canariostimbrados.es/mejores.html.

já tive um.tem que ter uma gaiola especial.hainda tenho essa gaiola.os ratos apanharam-no.estupidez minha.essa gaiola não tem poleiros.como bem disseste é uma ave de chão.não gosta muito de arvores.tenho amigos meus que têm disso.

Voltar para “Insectívoros”