Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Criação Leiothrix argentauris

Um colega meu já comprou o casal de Leiothrix argentauris á 1 ano estão num viveiro grande sozinhos e até agora não demonstram vontade de criar alguém cria esta espécie que possa dar-lhe umas dicas ?
Cumprimentos

http://www.eol.org/pages/1052635
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Criação Leiothrix argentauris

Olá,
Os Leotrhrix argentaurius são da mesma família que os Rouxinois do Japão (Leiothrix Lutea), e vivem em habitats semelhantes pelo que penso que em termos de condições não dever diferir muito.
A primeira coisa a avaliar será portanto se se trata efectivamente de um casal. Não sei se o dismorfismo sexual nesta espécie é evidente, mas não o sendo nada como um teste por DNA para tirar dúvidas. O Canto apenas do macho, embora possa ser uma pista a seguir e a ter em conta, pode ser enganador, uma vez que por vezes quando em presença de dois machos um deles pode retrair-se no canto por causa do outro ser o dominante.
Tendo a certeza que é casal, deverá ter em conta o seguinte:
- Necessita de um viveiro grande, no mínimo com 2 ou 3 metros de comprimento, abundantemente plantado e de preferência com arbustos naturais e densos. Como diz o Dr. Peter Karsten, se conseguirmos ver as aves facilmente, o viveiro não está em condições para criar;
- Deverá providenciar alimento vivo em abundância. Seja em quantidade, seja em variedade. Larvas da farinha, buffalo, moscas da fruta, asticot, larvas do mel, larvas de cálcio e todo insecto que pequenas dimensões que conseguir encontrar. Recorde-se que estas aves alimentam os filhotes exclusivamente com alimento vivo e normalmente não se sentirão incentivados a iniciar criação se não souberem que podem contar com isso.
- Providencie uma fonte de água corrente. Embora possa ser um mito, refere-se em muita literatura que os leiothrix gostam muito de água e que o som de água a correr os estimula a criar.
- providencie várias plataformas, a cerca de um metro ou pouco mais de altura para que façam ninho. Eles gostam de ninhos em fibra de coco.
- Forneça material para ninho, entre várias fibras naturais, musgo, etc.
Volto a dizer que esta informação é sobre o Leiothrix Lutea, mas acho que não deve divergir muito para o leiothrix Argentaurius.

Experimente também dar ao seu amigo este link:
http://www.pekinrobin.ca/

Boa sorte
Paulo C.

Voltar para “Insectívoros”