mario soares
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/jun/2011, 13:54

Chapim-real

ola...
eu tenho 2 chapins-real
tem 5 semanas das quais 4 em gaiola
tenho lhes dado papa insectivora 25 % insectos
e vou agr mudar para papa insectivora com granulado vitaminico

eles sao muito bonitos... e agressivos embora eu lhes ter dado de comer a mao
lembraram-se e ficaram maus e assustam se comigo

estou lhes a ensinar o canto do pintassilgo (todas as tardes eles ouvem sempre o mesmo canto gravado de pintassilgo)

estao numa gaiola pequena, bebem muita agua, comem sozinhos e dao se muito bem embora nao pararem quietos

embora nao haver problema nenhum--- alguma sugestao??
(se quiserem posso postar umas fotos)
(embora seja dificil porque eles nao param quietos)

cumprimentos,
Mário Soares
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: chapim-real

Boa noite ,lendo o que postou acho que faz mal em implantar o canto do pintassilgo nesses pássaros ,digo isto porque o canto do chapim Real é muito rico ,é um canto exótico,tipo rouxinol ,é canto único .
Se não o aprenderem como deve ser ficam atrofiados perdendo assim o canto de origem ou ficando tipo dividido pelos dois .
Se quizer pode fazer o download dum desses cantos .
http://turboupload.com/psv1z5sgrxqw
El_Canto_del_Carbonero.mp3 - 1.2 MB

Pode sacar aqui o canto ,mas á mais e diversos ,mas sempre no mesmo timbre ,depende da zona ou seja é por zonas ,tal como o pntassilgo ou outro ,já agora ,não por razões de desconfiança ,mas sim algum pormenor interessante que se possa ver ,poderia colocar fotos ?
Diz-se que o chapim real mata outros pássaros e come a mioleira.faz um buraco na cabeça ,é o que dizem .
Se fosse o senhor reunia todos os cantos dos vários chapins que existe desde o chapim azul ao chapim dourado são alguns 13 que existem ficavam pássaros impecáveis no canto de origem
:arrow: http://www.avisoft.com/sounds.htm
http://www.xeno-canto.org/europe/
Aqui pode sacar o Parus Montanus,cá no nosso território existe 5 espécies de Chapins
Imagem
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: chapim-real

mario soares Escreveu:ola...
eu tenho 2 chapins-real
tem 5 semanas das quais 4 em gaiola
tenho lhes dado papa insectivora 25 % insectos
e vou agr mudar para papa insectivora com granulado vitaminico

eles sao muito bonitos... e agressivos embora eu lhes ter dado de comer a mao
lembraram-se e ficaram maus e assustam se comigo

estou lhes a ensinar o canto do pintassilgo (todas as tardes eles ouvem sempre o mesmo canto gravado de pintassilgo)

estao numa gaiola pequena, bebem muita agua, comem sozinhos e dao se muito bem embora nao pararem quietos

embora nao haver problema nenhum--- alguma sugestao??
(se quiserem posso postar umas fotos)
(embora seja dificil porque eles nao param quietos)

cumprimentos,
Mário Soares
Pedro Ramalho
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: chapim-real

Caro Mário,
Conforme sabe os chapins são aves insectívoras, por isso uma boa ração de insectívoros, papa de insectívoros e alimento vivo em abundância e variedade (tenébrios, grilos, mosca da fruta, larvas da cera, larvas de cálcio, etc.) são essenciais, sobretudo de pretender vir a ter aves saudáveis e a fazer criação.
Chamo no entanto à atenção de que esta é uma espécie protegida, e a sua manutenção em cativeiro só é possível se se tratarem de aves anilhadas e devidamente registadas no ICNB.
Estas aves (Chapim) desempenham um papel especialmente importante na eliminação de algumas pragas, nomeadamente a lagarta do pinheiro. É usual hoje em dia alguns municipios fomentarem actividades em escolas para colocação de caixas de ninho para estas aves em´muitos parque e jardins. A Camera de Lisboa tem mesmo um projecto de algumas destes ninhos com cameras lá dentro (o link até está por aí no forum).
Desejo-lhe sorte com as suas aves e, caso não sejam aves devidamente legalizadas, peço-lhe que pondere a respectiva libertação ou entrega num centro de recuperação de fauna.

Boa sorte
mario soares
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/jun/2011, 13:54

Re: Chapim-real

Imagem
aqui esta a fotografia postada como pedido ;)
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Chapim-real

Pequeninos ainda ,é um pássaro bonito é o maior de todos ,irão ter cerca de 14 cm ,conheci um velhote que criava disto ,ele partia a fruta aos quadradinhos pequenininhos e dáva-lhes ,colocava também um pouco de toucinho no tecto da gaiola , eles depenicavam e passavam nas penas quando se limpam ,mesmo para qualquer pássaro ,parecem cetim passado uns dias ,ficam com a plumagem bonita ,os ninhos que ele metia éra um tronco com um buraco e faziam o ninho lá dentro com musgo .
Machos e fêmeas a plumagem é igual ,mas atrevia-me a dizer que o de cima parece fêmea pelo formato da cabeça ,mesmo que possa haver consaguinidade eu apostava mais tarde na criação .
Outro promenor é que a plumagem varia geográficamente ,faltando a algumas populações asiáticas o verde ou o amarelo
Boa sorte
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
mario soares
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/jun/2011, 13:54

Re: Chapim-real

ainda nao os sei distinguir um do outro, muito menos se sao machos ou femeas...

ja andei a pesquisar e supostamente a maneira de se ver o sexo do chapim-real é atravez das penas
se tiver uma risca preta completa por baixo é macho... se a risca for so ate meio é femea...

para mim ainda vi ser dificil de ver.. visto que eles anda estao a mudar a pena
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Chapim-real

Veja alguma informação sobre esta ave aqui:
http://www.avesdeportugal.info/parmaj.html
E por favor tenha em atenção o que referi em relação à necessidade destas aves serem legalizadas, o que implica que os seua chapins sejam aves criadas em cativeiro por criadores autorizados e devidamente legalizados ou importadas com a necessária documentação.
mario soares
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/jun/2011, 13:54

Re: Chapim-real

ultimas novidades acerca dos chapim's...

estao a perder as penas na cabeça e costas... alias.. estao mesmo quase carecas

nao sei que tipo de medicaçao se pode dar a insectivoros
nem que medicaçao lhes devo dar neste caso

agradeço opinioes
mario soares
Mensagens: 5
Registado: sábado, 04/jun/2011, 13:54

Re: Chapim-real

nunca mandem uma mulher fazer o trabalho de um homem...
a minha namorada teve 3 dias em casa sem nada para fazer
e os passaros morreram a sede

tou mt triste..
estes passaros nao podem passar um dia sem ter agua
aconselho vos a ter um bebedouro grande
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Chapim-real

Aves insectívoras não são aves fáceis, e os Chapins não são melros. É preciso ter isto em conta e dar-lhes muita atenção e disponibilizar-lhes alimento vivo com alguma frequência. Precisam também de aviários com boas condições de espaço e com vegetação. Alguns até vivem em gaiolas, só com papas e granulados, ou melhor...vão sobrevivendo.
Mas os Animais morreram à sede?! É Lamentável.....
c_saraiva
Mensagens: 3
Registado: quarta, 13/ago/2008, 19:39

Re: Chapim-real

Valia mais ter deixado estar as aves onde as encontrou :evil:

Voltar para “Insectívoros”