Plagui
Mensagens: 18
Registado: terça, 27/jul/2010, 16:06

Melro bebé: cuidados e libertação

Boa tarde

Há quase 2 semanas encontraram um melro bebé, supostamente este, saltou do ninho e como não sabia voar ainda, andava escondido supostamente à espera que a mãe melra viesse chamá-lo para o alimentar. Pondo legalidades à parte, (pois é do meu conhecimento a proibição deste animal em cativeiro e tenciono devolvê-lo ao seu Habitat), a pessoa que me o trouxe, não tinha conhecimento qualquer sobre melro nem nada de que se pareça, e pensou que o bicho estava caído de algum ninho ou que estivesse morrendo, logo trouxe-mo para a minha porta, visto que crio canários.

Como disse a cima, já tenho o bicho à quase 2 semanas, na altura, penso que tinha umas 3 semanas de vida pois ainda apresentava penugem de cria. Neste momento, já deve ter um mês de vida e hoje, essa penugem já quase nem se nota, mas tenho de lhe dar ainda alimentação à mão. Como na altura não tinha nada que lhe desse, farinha de pintos foi a minha opção, humedecida com água tépida. Hoje, dou-lhe granulado para melro humedecido em água. Já lhe dei várias frutas também e deixo na gaiola um bocado à disposição após dar-lhe, mas ele, mal lhe liga. Tem também papa insectivóra disponivel, mas ele deixa mais vezes a vazilha no chão do que sequer debica qualquer coisa. Além de que é uma ave que faz uma sujeira enorme!

Pergunto aos mais entendidos do assunto, até quando é que tenho de continuar a alimentar o bicho à mão, tendo em conta que ele quase de 2h em 2h pede comida e mal o dia nasce, lá está ele a piar! Quando começar a comer, quero devolve-lo à Natureza pois lá é o seu lugar. Mas enquanto não come, não posso fazer isso e ele acabaria por morrer.

Já alguém teve uma situação semelhante que possa dizer-me quanto tempo tenho de ficar a alimentá-lo? E já agora, qual é a altura exacta para a sua libertação?

Cumprimentos

Nádia
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: Melro bebe

Boas.
Com essa idade ja estará perto de ficar independente, mas como esta a sêr criado fora do ambiente normal dele
(com os Pais) ficam mais perguiçosos, o que pode fazer para acelarar a coisa é reduzir as tomas de alimento que lhe dá espaçando mais os intervalose e quando lhe estiver a dar de comer com a colher ou seringa que lhe dá, mostre em frente dele e incentive-o de onde vem a papa para ver se ele começa a debicar, depois como vai espaçar mais a alimentação ele ao sentir fome vai começando a debicar, porque se lhe estiver sempre a dar ele agradeçe e não se chateia em procurar :mrgreen: . Faça uma coisa se o alimento dele fôr em tipo rolhas/granulado coloque um pouco numa taça de barro (mais pesada) para ele não virar coloque um pouco de granulado e deite um pouco de agua para ficar mais mole mas não muita para não desfazer muito, ele vai começar a brincar e ao fim de alguns dias vai vêr que vai começar a comêr sozinho.
Pode lhe dar algum alimento vivo (dos varios que ha disponiveis no comerçio) para o ensinar que aquilo e alimento para quando o soltar ele sabêr o que procurar, quanto mais cedo estiver independente e o soltar, quanto menos contacto com os humanos, mais facil tornara a sua readaptação a vida selvagem, mas são aves muito espertas e que se adaptam rapido as varias situações.
Boa sorte.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Plagui
Mensagens: 18
Registado: terça, 27/jul/2010, 16:06

Re: Melro bebe

Olá Luís

Agradeço a sua ajuda.

Eu vou fazer isso que sugeriu. Quero é que ele começe a comer sozinho. Quanto mais rápido ele aprender, melhor que assim o solto mais rápido também.

Se mais alguém tiver sugestões, façam favor ...

Dou nóticias daqui a uns dias. :wink:

Voltar para “Insectívoros”