mario rosa
***
Mensagens: 168
Registado: sexta, 20/jul/2012, 23:07

Alimentação insectívoros: Pisco-de-peito-ruivo [opinião]

Boa noite!estou a alimentar o meu pisco peito ruivo com papa insectivora,neste caso a universal da casa galrão,gostava de saber vossa opinião acerca desta e que alimento deverei dar mais...
Obrigado
Mário
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Alimentação insectivoros

Mario, beleza?

O padrão que eu usava para aves de alimentação semelhante á do pisco era:

Farinha para pintos (de boa procedencia), nem a granulada (que usava para insetívoros maiores), nem a em pó, seria mais uma espécie de farelo em sua forma, misturada com uma boa papa insetívora (universal como costumam falar), mas nesse caso leia bem os componentes, pois em muitas passa longe a proteína animal, o que me levava a fazer minha própria papa, com 50 % proteína animal no mínimo, sendo 20 % desse percentual formado por ovo em pó, usando a que comprava como base (você pode complementar ela usando farinha de minhoca, que é vendido no aquarismo, gammarus, das tartarugas, mas não exagere nestes, daphnia desidratada, do aquarismo, e mosca de água desidratada, também do aquarismo, e até crisálidas desidratadas, vendidas para aves, mas também não exagere nestas, prefira farinha de minhoca como adição principal), junto a isso eu adicionava um pouco de sementes para exóticos e papa de fruta, que ajuda a "humedecer" o alimento, pois insetívoros e frugívoros não tocam em nada com aparência seca.

Forneça fruta diariamente (todos os insetívoros comem fruta em abundãncia), como amoras, cerejas, laranja, pêra, maçã, ameixa e uva, além de ervas como dente de leão, pepino e couve.

Dê insetos para ele regularmente, como minhocas, formigas de asa, asticots e tenébrios, e enfim, terá uma ave saudável.
Última edição por Criadouro Guadiana em terça, 12/fev/2013, 21:38, editado 1 vez no total.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Alimentação insectivoros

só uma curiosidade para nós que amamos aves.

eu tenho verdadeira paixão por aves difíceis, ou consideradas difíceis, acho granívoros fáceis demais, embora fascinantes, insetívoros são um bom desafio, mas que começa a ser desvendado, e adoro aves frugívoras e/ou omnívoras, por serem ilustres desconhecidas da avicultura.

quando adquiri meus primeiros frugívoros, me deparei com um problema, não comiam a ração granulada para pintos que fazia parte essencial da mistura para insetívoros médios e grandes, comendo apenas parte do granulado para insetívoros (as partes de cores mais vivas), as sementes que faziam parte da mistura e as frutas desidratadas e vitaminas da papa de fruta, além da papa que eu fornecia à parte, que era mistura de papa de ovo com papa de insetos (50 a 70% proteína animal), e comiam fruta, legumes (que as pessoas não custumam dar a insetívoros e frugívoros), sementes germinadas e insetos com grande avidez.

embora comecem de tudo um pouco, estavam deixando de lado importantes e vitais componentes, que estavam precisamente nas partes escuras do granulado para insetívoros grandes (era uma mistura se não me falha a memória para gaios e estorninhos, tinha um gaio de cabeça branca na capa), e nem comia o granulado para pintos.

eu pensei e pensei, e cheguei à conclusao que enquanto insetívoros estão acostumados com insetos de cores escuras, frugívoros estão acostumados a alimentos essencialmente de cores vibrantes, vivas, e variadas, corri mundo até achar uma ração para médios e grandes frugívoros, que continha o mesmo que meus granulados, mas que tinha cores vivas, mudei a ração e zás, eles passaram a comer avidamente.

por isso este hobby é fascinante, estamos sempre aprendendo, e estamos em maus lençois quando achamos que já sabemos tudo
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Rsergio
***
Mensagens: 80
Registado: sexta, 01/fev/2013, 12:12

Re: Alimentação insectivoros

Criadouro Guadiana Escreveu:só uma curiosidade para nós que amamos aves.

eu tenho verdadeira paixão por aves difíceis, ou consideradas difíceis, acho granívoros fáceis demais, embora fascinantes, insetívoros são um bom desafio, mas que começa a ser desvendado, e adoro aves frugívoras e/ou omnívoras, por serem ilustres desconhecidas da avicultura.

quando adquiri meus primeiros frugívoros, me deparei com um problema, não comiam a ração granulada para pintos que fazia parte essencial da mistura para insetívoros médios e grandes, comendo apenas parte do granulado para insetívoros (as partes de cores mais vivas), as sementes que faziam parte da mistura e as frutas desidratadas e vitaminas da papa de fruta, além da papa que eu fornecia à parte, que era mistura de papa de ovo com papa de insetos (50 a 70% proteína animal), e comiam fruta, legumes (que as pessoas não custumam dar a insetívoros e frugívoros), sementes germinadas e insetos com grande avidez.

embora comecem de tudo um pouco, estavam deixando de lado importantes e vitais componentes, que estavam precisamente nas partes escuras do granulado para insetívoros grandes (era uma mistura se não me falha a memória para gaios e estorninhos, tinha um gaio de cabeça branca na capa), e nem comia o granulado para pintos.

eu pensei e pensei, e cheguei à conclusao que enquanto insetívoros estão acostumados com insetos de cores escuras, frugívoros estão acostumados a alimentos essencialmente de cores vibrantes, vivas, e variadas, corri mundo até achar uma ração para médios e grandes frugívoros, que continha o mesmo que meus granulados, mas que tinha cores vivas, mudei a ração e zás, eles passaram a comer avidamente.

por isso este hobby é fascinante, estamos sempre aprendendo, e estamos em maus lençois quando achamos que já sabemos tudo
E alem de tudo ter humildade para aprender com que sabe ;)

gosto de ler comentários assim... enriquecem o fórum :)

Abraço
Ricardo
MFPJ
Mensagens: 6
Registado: quinta, 20/out/2011, 23:45

Re: Alimentação insectivoros

Boa noite

Não conheço essa papa... mas acho que a Uni patee da Orlux ou o "granulado"(bolinhas) Uni komplet da nutribird serão de melhor qualidade. Deverão também ficar mais caros, embora nada demais, mas sendo para poucas aves, pouca diferença faz.
Se lhe der uns tenebrios, buffalo, grilos não muito grandes, bichos da pesca/larvas de mosca (insectos mais "fáceis" de arranjar) vivos de vez em quando ele vai adorar hehe

Uni patee da orlux: http://www.versele-laga.com/nutri/Nutri ... 9&rac=5447

Uni komplet da nutribird: http://www.versele-laga.com/nutri/Nutri ... 9&rac=5447
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Alimentação insectivoros

Olá,

Os piscos não são especialmente complicados de manter e conseguem ser muito flexiveis na dieta em cativeiro comendo desde sementes a papas normais e granulados.
A papa "universal" e granulados "universais" não são muito diferentes das papas comuns e têm pouco a ver com papas insectivoras. Tens no mercado várias papas insectivoras aceitáveis e se quiseres procurar um bocado vais encontrar mesmo algumas marcas especializadas em insectivoros embora a maioria não seja fácil de encontrar por cá.

O alimento vivo é sempre uma adição valiosa mas não é essencial para piscos em manutenção. O facto de não ser "essencial" não quer dizer que não deva fazer parte da dieta regularmente. O mesmo com frutas e afins.
mistura de papa de ovo com papa de insetos (50 a 70% proteína animal)
Uma "ração normal" (mesmo "starter" apesar de existirem melhores opções) não anda nem perto dos 50%, normalmente fica-se pelos 25% (depende do tipo). Para aves insectivoras os valores de PB andam geralmente pelos 25-35% e não mais que isso dependendo de espécies. Existem poucos alimentos com proteina na casa dos 70%.
Os insectos secos são um adição mais comportamental do que nutricional nas papas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Alimentação insectivoros

oi ricardo,
pois e, o indice proteico dessas papas e minimo, por isso custumo adicionar farinha de minhoca, e algo de inseto seco.

coisa parecida se constata em papas de ovo, quando na maioria delas, nem sequer tem ovo na composicao.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Alimentação insectívoros: Pisco-de-peito-ruivo [opinião]

Pisco de peito ruivo dificil de manter ?? ou de alimentar ?? podes apanha-lo de manha e a noite ele ja come granulado 115 dos pintos e vive assim 6 ou 7 anos mas , eu disse podes?? mas não deves , mas é o que eu penso será a ave mais facil de apanhar mas tambem os tenho mas aqui vagueiam a solta e andam sempre ao pe de mim

Voltar para “Insectívoros”